O que a internet reserva para nós no futuro?

05/12/2016
O Futuro da Internet

A internet com certeza foi uma das invenções mais importantes das últimas décadas. Graça a grande rede, hoje é possível se conectar com uma pessoa do outro lado do mundo em apenas alguns segundos. As tecnologias da internet também possibilitaram avanços em outras áreas, como engenharia, medicina, indústria e muitos mais.

Porém, a internet caminha a passos muito largos. É realmente assustadora a quantidade de atividades que podemos fazer graças a grande rede e não poderíamos fazer sem ela. E esse avanço não demonstra que vai desacelerar. Nós próximos anos, vamos ver inovações ainda mais surpreendentes, que infelizmente também escondem alguns perigos desconsiderados por muitos. Afinal, qual é o futuro da internet?

A Internet das Coisas

A Internet das Coisas e o futuro da internet

Antigamente, as pessoas possuíam apenas um dispositivo conectado à internet: os computadores de mesa. Esse era o quadro de uma família há 10 ou 15 anos. Hoje, porém, a quantidade de dispositivos conectada é muito maior. Além do mesmo desktop, temos o notebook, smartphone, tablet, smart TV, videogame, smartwatch, media center… São tantos aparelhos que fica até difícil enumerá-los todos.

E a tendência não é parar por aí. Já existem no mercado outras categorias de produtos que se conectam a grande rede. São geladeiras, fornos, sistemas de iluminação e segurança, aspiradores de pó, secadoras de roupa, armários, espelhos de banheiro, vasos sanitários, portas e fechaduras, carro e uma infinidade de outros produtos.

Esse é um dos aspectos do futuro da internet que já está praticamente desenhado. Daqui alguns anos, praticamente toda a nossa casa estará conectada, podendo ser de alguma forma controlada pela internet. O que antes só era visto em filmes de ficção científica, com pessoas manipulando objetos à distância como se fosse mágica, já é uma realidade bastante presente para uma boa parcela da população com acesso à tecnologia.

O transumanismo

O transumanismo e o futuro da internet

Outro aspecto do futuro da internet é a aplicação da tecnologia para aprimorar o ser humano. O transumanismo traz o conceito de melhoramento e superação da condição básica do homem moderno. E isso não está limitado apenas a implementos cibernéticos, como próteses e outros aparatos. Estamos falando do uso de biotecnologia, neurotecnologia e até mesmo a nanotecnologia para criar a raça humana do futuro.

O conceito de transumanismo foi criado na década de 50, mas nunca esteve tão em alta. Afinal, os sonhos de transformar a humanidade em algo superior estão diretamente ligados às tecnologias que temos desenvolvendo nos últimos anos. Além de empoderar objetos do nosso dia a dia, será possível aprimorar o próprio ser humano com o uso de técnicas semelhantes. Mais uma vez os filmes de ficção marcam presença nessa hora.

Já imaginou poder se tornar um mestre em artes marciais com a mesma velocidade com que Neo aprendia no filme “Matrix”?

https://www.youtube.com/watch?v=V8ZdGmgj0PQ

Ou que tal se curar de qualquer doença, malefício ou acidente usando uma cápsula de cura, como em “Elysium”?

https://www.youtube.com/watch?v=K1sL_2nhV0c

Essas são apenas algumas possibilidades que as tecnologias e o futuro da internet poderiam habilitar para o ser humano em um futuro não tão distante. Já imaginou poder desfrutar de todo isso? Porém, pode haver um preço bem caro a ser pago pela humanidade por conta desses avanços.

Inteligência Artificial em ação

A ligação entre a inteligência artificial e o futuro da internet

O que a Internet das Coisas e o transumanismo têm em comum? O emprego da Inteligência Artificial. Caso você não esteja familiarizado com esse termo, nós explicamos. Trata-se de um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que busca construir mecanismos que simulem a capacidade do ser humano de pensar e resolver problemas.

Consegue enxergar o potencial do emprego da inteligência artificial? E não estamos falando dos benefícios, mas sim dos malefícios que essa tecnologia pode trazer, especialmente para o ser humano. Basta apenas fazer um exercício de imaginação e lembrar-se de filmes como “O Exterminador do Futuro” e “Vingadores 2: Era de Ultron”. Em ambos os casos, a inteligência artificial simplesmente resolveu aniquilar a raça humana por considerar ela perigosa demais, inclusive para si própria.

A inteligência artificial por si só não é um problema para a humanidade. Trata-se apenas de um dos produtos dos avanços tecnológicos e da internet. Afinal, todo o processamento acontece através e por meio da grande rede de computadores. Porém, dar poderes para a internet pode não ser a melhor das ideias caso o ser humano queira continuar vivendo nesta Terra por muitos anos.

O verdadeiro futuro da internet?

O futuro da internet revelado em um livro

É lógico que o futuro da internet não se resume a Internet das Coisas, o transumanismo e o medo da Inteligência Artificial. Há vários outros aspectos que poderiam ser abordados com os avanços da grande rede mundial de computadores. Esse é um exercício que milhares de pessoas fazem todos os dias, imaginando como vai ser a sociedade daqui a 100 ou 1000 anos.

Esse é o caso de Eric Schimdt, atual presidente e ex-chefe executivo da Alphabet (anteriormente denominada Google), e Jared Cohen, o Diretor de Ideias da Google, que já imaginaram como vai será o futuro da internet. Suas conjecturas foram reunidas no livro “A Nova Era Digital – Como Será o Futuro Das Pessoas, Das Nações e Dos Negócios”, que explica um pouco como a internet afetará todos esses campos.

De acordo com os autores, o passado vai nos condenar friamente, já que tudo estará registrado na grande rede. Além disso, há uma grande possibilidade de ataques terroristas usando a internet, com vírus e cibercrimes dominando os noticiários. Muitas outras previsões já foram formuladas. E não há como negar: boa parte delas é bastante pessimista. Mas e você: qual é o futuro da internet em sua opinião? Contribua com essa discussão deixando um comentário abaixo!