Os 5 momentos “eu te disse” mais marcantes da história

20/02/2017

4. Um teórico da conspiração maluco descobriu uma conspiração real

Momentos “eu te disse”

O cara acima é Gustl Mollath. Não é preciso saber muito sobre ele para concordar que ele tem cara de um perfeito maluco que acredita em todo o tipo de teoria da conspiração. É exatamente por isso que o governo alemão o mandou para um hospital psiquiátrico em 2006.

O restaurador de carros antigos não era apenas paranoico. Ele tinha sido acusado também de abuso doméstico, de perfurar pneus e riscar carros em sua vizinhança. Quando foi julgado em um tribunal, sua declaração de defesa estava recheada de afirmações bizarras conspiracionistas sobre o homem ter pisado na lua, o ex-presidente ugandês Idi Amin e um plano secreto do banco alemão HypoVereinsbank, onde sua esposa trabalhava, que queria destruí-lo por seu conhecimento de práticas ilegais de lavagem de dinheiro.

O tribunal não precisou ler as 106 páginas do documento para decidir que Mollath era louco. Em vez de prisão, ele foi submetido a uma instituição mental, onde viveu por seis anos.

Então, em 2012, um denunciante vazou documentos para a mídia alemã que provou que o HypoVereinsbank estava envolvido em lavagem ilegal de dinheiro. Sei o que você está pensando: se você acusa empresas suficientes de ser uma frente para o crime organizado, mais cedo ou mais tarde você provavelmente vai estar certo. Mas as acusações de Mollath eram específicas o suficiente para mostrar que ele sabia de fato o que estava acontecendo.

Logo, ele recebeu um perdão do governo alemão e foi liberado. Agora, ele nunca mais vai calar a boca sobre aquela aterrissagem na lua.

1
2
3
4
5