Atlântida, Lemúria e Avalon: Conheça as cidades perdidas mas procuradas da história

A busca por cidades perdidas é um assunto que desperta muita curiosidade e atenção dos duvidadores de plantão. Afinal, como comprovar a existência de um local que nunca foi encontrado? Como saber se não estamos diante de uma lenda ou um conto para entreter e enganar as pessoas?

Se você já teve a oportunidade de visitar as ruínas de Machu Picchu, no Peru, vai entender o que estamos falando. O antigo povo inca que viveu ali deixou provas concretas de que não estamos diante de uma fábula qualquer. Embora extintos, sabemos que eles existiram.

Porém, mesmo diante desse panorama nebuloso, a humanidade ainda não desistiu de procurar por esses locais. Neste artigo, reunimos as cinco cidades perdidas mais procuradas da história. Prepare-se para mergulhar em culturas e épocas que até hoje movem e despertam a curiosidade de milhares de pessoas.

 

  1. Atlântida

A lista não poderia começar com outra cidade perdida que não fosse Atlântida. Estamos falando de uma ilha lendária que ficou bastante conhecida por causa das menções feitas por Platão em sua literatura – além de um filme da Disney de 2001. E não estamos falando de um punhado de terra do tamanho de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco.

Conheça as 5 cidades perdidas mais procuradas da história

De acordo com algumas correntes teóricas, Atlântida era tão grande quanto o continente australiano e estaria inserido no meio do Oceano Atlântico – daí o seu nome. A cidade ou ilha supostamente teria desaparecido há cerca de 10 mil anos devido a uma série de terremotos e inundações.

Segundo os registros de Platão, Atlântida era uma cidade governada por dez reis que levaram a civilização a conquistar grandes feitos quando comparado a seus contemporâneos em outros continentes. A capacidade tecnológica desse povo teria sido capaz de prever as catástrofes que chegariam, forçando-os a migrar para a África.

LEIA TAMBÉM  A febre das tulipas: a primeira bolha especulativa da história

Embora controverso, há estudiosos que defendem com fervor a existência de Atlântida. Há até mesmo pessoas que se dizem descendentes do povo que vivia nessa cidade perdida. Inúmeras expedições já alegaram ter encontrado vestígios dessa civilização, mas nada ainda foi comprovado.

 

  1. Avalon

A cidade perdida de Avalon é bastante conhecida – e procurada por aventureiros – por estar intimamente ligada à história do Rei Arthur. De acordo com a lenda, foi lá que a famosa espada Excalibur foi forjada, arma que somente uma pessoa com espírito nobre e direito ao trono da Bretanha poderia empunhar. Quem é gamer sabe a quantidade de jogos que brincam com esse nome para batizar a arma mais poderosa em muitas histórias.

Porém, a cidade de Avalon também foi o lugar para onde supostamente o Rei Arthur foi levado após ter recebido uma ferida mortal durante a Batalha de Camlann. E é aqui que a história começa a ficar ainda mais interessante: a lenda conta que os cuidados que o rei recebeu por lá teriam feito com que ele se tornasse imortal. Ainda há aqueles que acreditam na tradição de que o Rei Arthur vai voltar para conduzir seu povo mais uma vez para a vitória (contra o quê nós ainda não sabemos).

Conheça as 5 cidades perdidas mais procuradas da história

As histórias mais recentes sobre Avalon mencionam a cidade de Glastonbury, na Inglaterra, como o local onde seria localizada essa cidade perdida. Em 1191, alguns monges alegaram ter encontrado os túmulos e restos mortais do Rei Arthur e sua esposa, o que confirmaria a morte deste mito e acabaria com toda a graça que envolve esse misterioso local.

 

  1. Lemúria

A cidade perdida de Lemúria surpreende pelo seu suposto tamanho e a influência que teve em um MMORPG bastante conhecido. De acordo com a lenda, esse local seria tão grande quanto a América do Sul e estaria localizado próximo à Austrália, no Oceano Índico ou Pacífico.

LEIA TAMBÉM  As 10 tentativas falhas de tirar a vida de Adolf Hitler

Também chamado de “Continente Perdido de Mu”, a história desse local teve origem no século XIX por conta da teoria geológica do Catastrofismo. De acordo com estudiosos, o surgimento – bem como o desaparecimento – dessa ilha se deu por conta de sucessivas inundações e terremotos.

Conheça as 5 cidades perdidas mais procuradas da história

Mas e a população que vivia na Lemúria? É aí que as coisas começam a ficar ainda mais estranhas. Teósofos (aqueles que estudam os “conhecimentos de Deus”) acreditam que a ilha era povoada por seres parecidos com macacos gigantes, mas com intelecto muito superior ao nosso. Aqueles que acreditam nessa ilha dizem que ela foi contemporânea de Atlântida, a primeira cidade perdida da qual falamos.

Alguns nerds acreditam que o game MU Online foi inspirado na história de Lemúria, mas os criadores do jogo infelizmente nunca confirmaram essa informação.

 

  1. Irã dos Pilares

Conhecida como “Atlântida das Areias”, Irã dos Pilares é outra cidade perdida que desperta a curiosidade de estudiosos, historiadores e duvidadores mundo afora. Isso porque ninguém jamais conseguiu provar a existência dessa que é a versão muçulmana da cidade perdida de Atlântida.

De acordo com o Alcorão, o livro sagrada do Islã, Irã dos Pilares está localizada na região do sul do deserto da Arábia. Essa cidade supostamente teria sido destruída como punição por Deus. A sua civilização, composta por um povo conhecido como “Ad”, teria rejeitado um profeta enviado por Alá. O resultado foi uma tempestade de areia que perdurou por oito dias e sete noites, e tudo o que sobrou depois foi areia.

Conheça as 5 cidades perdidas mais procuradas da história

No começo dos anos 1990, arqueólogos anunciaram ter finalmente encontrado os restos da cidade perdida do Irã dos Pilares por meio de antigas rotas de camelos e pontos de conversão. O local é conhecido como Ubar e tem despertado a atenção dos historiadores que querem definitivamente encontrar esse local que foi punido pela ira de Alá.

LEIA TAMBÉM  As 10 tentativas falhas de tirar a vida de Adolf Hitler

 

  1. Jardim do Éden

Essa história todo mundo já conhece: no sexto dia da criação, em um lugar chamado de Jardim do Éden, Deus criou o homem. Porém, por causa do pecado cometido por Adão e Eva, eles foram obrigados a deixar o Paraíso e buscarem refúgio em outras partes desse mundo caído.

Desde que os primeiros seres humanos foram expulsos do Jardim do Éden na crença criacionista e cristã, algumas pessoas ainda acreditam que o Paraíso existe nesta Terra. Até há uma região onde supostamente poderíamos encontrar vestígios desse lugar. O Golfo Pérsico, uma área de profundidade média de 50 metros e máxima de 90 metros, guarda características que se assemelham muito ao que está descrito na Bíblia.

Conheça as 5 cidades perdidas mais procuradas da história

Porém, nem é preciso dizer que ninguém jamais encontrou a entrada para o Jardim do Éden. Segundo algumas crenças cristãs, esse local foi retirado por Deus para protegê-lo das más influências do homem pecador. Mas isso não impede algumas pessoas de saírem por aí à procura do Paraíso, o local onde a árvore proibida estaria plantada.

 

Agora que você já sabe quais são as cinco cidades perdidas mais buscadas do mundo, que tal preparar a sua mala e nos acompanhar nessa busca? É provável que a gente nunca encontre nenhuma delas, mas o importante é a jornada e não o destino, não é mesmo?