11 gênios e inventores que foram subestimados e rejeitados antes de alcançar o sucesso

19/08/2010

3. Nikolas Tesla


Talvez o mais genial de todos os que compõem a lista, Nikolas Tesla foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica, de etnia sérvia nascido na aldeia de Smiljan, Vojna Krajina, no território da actual Croácia. As patentes de Tesla e o seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alterna (AC), incluindo os sistemas de distribuição de energia multifásicos e o motor AC, com os quais ajudou na introdução da Segunda Revolução Industrial.

Tesla era descrito como um ser misterioso. Completamente anti-social, Teslas estudava muito (dizem que passava mais de 11 horas por dia estudando). O resultado não poderia ser outro senão uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos. Tão brilhante que algumas das suas invenções são um mistério para nossa ciência atual, inspirando várias lendas e conspirações como o famoso evento de Tunguska e o terrível “Raio da Morte”.

No entanto, o que a história nos ensina é que, nos homens nunca aprendemos com a nossa própria história. Tesla foi considerado louco pela sociedade e foi subestimado pelo próprio Thomas Edison, que disse que a Corrente Alternada nunca funcionaria e fez o possível para desacreditar o mesmo perante o meio cientifico. No final, Edison não obteve êxito e o sistema polifásico de Tesla foi adotado.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10