Entenda porque você precisa parar de cruzar as pernas agora mesmo

15/03/2017

Cruzar as pernas é um movimento natural que todos nós fazemos todos os dias. Afinal, somos ensinados a como nos portar em diversas situações, incluindo quando estamos sentados. Não é nada agradável (e adequado) se esparramar na cadeira quando estiver em um evento social ou uma reunião importante. No caso das mulheres, que frequentemente usam saias e vestidos, as regras são ainda mais rígidas.

Porém, você acreditaria se eu dissesse que sentar com as pernas cruzadas pode ser prejudicial para a sua saúde? Não é como se você fosse morrer logo depois de fazer isso, mas cruzar as pernas pode trazer malefícios a longo prazo que realmente poderia ser evitados se a pessoa simplesmente escolhesse outra posição. Ficou interessado nesse assunto? Então continue a leitura para entender porque você deve parar de cruzar as pernas agora!

Nada de vantagens

Ao contrário do que alguns podem imaginar, sentar de pernas cruzadas não traz vantagem nenhuma. Ao menos do ponto de vista biológico. Socialmente falando, essa postura pode ser a mais adequada e aceita entre as sociedades, mas não garante nenhum tipo de privilégio para a pessoa que a utiliza. Na verdade, muito pelo contrário: pode trazer desvantagens.

No ano de 2010, sete estudos foram realizados, em prol de descobrir quais eram as reais vantagens e possíveis desvantagens de se sentar assim, e praticamente todos eles levaram os pesquisadores a uma mesma conclusão: Tirando a elegância e postura que essa posição nos traz, basicamente não existe vantagem alguma em se sentar assim!

A primeira coisa que eles descobriram, é que manter uma mesma postura durante longos períodos, pode causar uma condição chamada “paralisia do nervo peroneal”. Tudo bem que como mencionamos, qualquer posição mantida por horas e horas constantemente pode levar a isso, porém o que eles perceberam é que a posição das pernas cruzadas é sem dúvida a posição que mais provoca essa condição.

Outros malefícios

Uma outra descoberta, mostrou que quando você se senta assim por um longo período, você também aumenta a sua pressão sanguínea, e isso ocorre mesmo em pessoas que possuem problemas com pressão arterial, ou seja, o simples fato de você evitar essa posição pode te ajudar a manter uma vida mais saudável evitando distúrbios circulatórios subsequentes.

Sentar-se nessa posição, também faz com que a sua articulação do quadril, fique levemente fora do seu eixo natural. Com os anos é possível que essa articulação já não se encaixe como antes na cabeça do fêmur e na cavidade do ílio. Agora essa realmente vai te assustar: Manter o hábito de sempre cruzar as pernas, também pode lhe causar varizes!

Apesar desta ser uma condição que em grande parte se desenvolve a partir da pré-disposições genéticas, é bem possível que o hábito de cruzar as pernas faça essa atrocidade (varizes) se desenvolver em você mais rapidamente, caso você possua essa pré-disposição.

E por último, mas não menos importante (e assustador), um estudo também revelou que as pessoas que se sentam com as pernas cruzadas por mais de três horas por dia, tendem a adquirir uma postura curvada e nada saudável para a sua coluna vertebral. E aí, você vai arriscar? Ou já descruzou as pernas enquanto lia esse texto?