Hoje o assunto é mais ameno para os curiosos de plantão! Quem é que não cresceu assistindo desenhos animados na TV? E o que você acha sobre o fato de muitos desenhos terem mentido para nós sobre alguns animais?
Ratos gostam de queijo, avestruzes escondem suas cabeças para evitar o perigo ou papa-léguas é mais rápido do que um coiote. Era muito divertido assistir estes desenhos, diria que bem melhor que os atuais apesar destas 10 mentiras sobre os animais que aprendemos outrora com os desenhos animados.
1. Ratos gostam de queijo
A crença de que os ratos adoram queijo e que serve de isca em ratoeiras é totalmente falsa. Na verdade eles não gostam de queijo, alguns queijos são repulsivos pois emitem fortes odores, isto porque eles têm um nariz muito sensível. A maioria deles prefere grãos, frutas e doces, mas há outros que comem insetos e pequenos animais.
2. Avestruzes escondem suas cabeças quando sentem perigo
Ao contrário do que temos aprendido com os desenhos animados, que os avestruzes enterram a cabeça ao sinal de perigo, de fato, eles têm “armas naturais” o suficiente para se defenderem. Por exemplo, eles podem correr até 90 km/h deixando alguns de seus predadores para trás, e para variar o pontapé de uma avestruz pode matar um leão.
O mito surgiu porque avestruzes cavam o solo para encontrar alimento e para enterrar seus ovos.
3. Bicho Preguiça hiperativo
Digamos que Sid deu um toque divertido no filme animado A Era do Gelo, mas também temos que admitir que ele era na verdade uma preguiça atualmente extinta. A maior das preguiças pré-históricas tinha o tamanho de um elefante moderno e se alimentava com folhas de arbustos e galhos baixos de árvores.
Atualmente, os únicos remanescentes são pequenas preguiças arborícolas, presentes no sul do México e no sul do Brasil. A Preguiça Real passa a maior parte de sua vida montada nas copas das árvores, e desce uma vez por semana no chão para urinar e defecar, ele é tão lenta que ao se movimentar, alcança a incrível velocidade de 0,2 km por hora. Nada a ver com o preguiçoso que temos nos desenhos animados.
4. Touros odeiam o vermelho
Alguma vez você acreditou que poderia ser perseguido por um touro, porque estava vestido de vermelho? Mito, na verdade os touros não podem distinguir entre um vestido, um lenço ou um pedaço de tecido, seja ele vermelho, azul, preto ou verde.
O que chama a atenção dele é o movimento, e não porque fica com raiva do vermelho, já que eles não são capazes de distinguir cores. Convencionou-se o vermelho porque geralmente é a cor da capa do toureiro. Que fica muito bonita ao sol e esconde as manchas de sangue do touro após receber os golpes e perfurações das espadas.
5. O papa-léguas é mais rápido do que o coiote
Quem aqui nunca torceu para que o pobre coiote conseguisse pegar o papa-léguas? Se isso realmente acontecesse na vida real, seria uma outra história.
O papa-léguas não é mais rápido do que o coiote, o corredor alcança uma velocidade medíocre de 32 km/h enquanto o coiote de 69 km/h. Mais uma vez fomos enganados pelos desenhos!
O papa-léguas de verdade vive nos desertos dos Estados Unidos, especialmente na Califórnia. Seu nome científico é Geococcyx californianus. Ele pertence a uma família de aves de aspecto curioso chamada cuckoo, que só tem outro integrante, o Geococyx velox.
E você, sabe de alguma outra mentira contada nos clássicos desenhos animados? Diga nos comentários, queremos saber sua opinião!