O fumo diminui nos filmes, mas a bebida aumenta

04/06/2013

Os atores estão fumando menos nos filmes, mas o álcool ainda é um recurso amplamente utilizado nas telas , de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Câncer Norris Cotton em New Hampshire (EUA), que analisou mais 1400 filmes feitos entre 1996 e 2009.

De acordo com as conclusões do estudo, publicado na revista médica JAMA Pediatrics , a análise detectou um total de 500 exibições de marcas de tabaco e 2433 exibições de marcas de bebidas alcoólicas. Ele também observa que, após o acordo entre as empresas de tabaco e o Governo dos EUA, a exibição nos filmes diminuiu exponencialmente 7% a cada ano, e em seguida se manteve na média de 22 exibições por ano a partir de 2006.

O fumo diminui nos filmes, mas a bebida aumenta

Por outro lado, os atores pouco se importam em diminuir a exposição de consumo de bebidas alcoólicas nos filmes. Na verdade, o número de cenas em que o álcool é consumido em filmes de público jovem varia entre 80 a 145 em média por ano.

Essas descobertas são preocupantes“, disse o diretor David Jernigan do Centro de Comercialização de Álcool Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore Johns, que entende que muitos dos filmes mostram que “todas as ocasiões são ideais para uma bebida.” E por tanto os filmes influenciam de alguma forma como os adolescentes fumam e bebem, e deve-se levar em conta os resultados para evitar o abuso de álcool desde cedo e seus riscos à saúde. “Os filmes nunca poderiam mostrar menores consumindo álcool, alcoolismo, ou as pessoas que bebem e dirigem ao mesmo tempo“, concluem os pesquisadores.