Você ainda lê jornais impressos? Se sim, saiba que o formato ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. Muito embora o meio digital tenha devorado boa parcela das pessoas que consumia esse tipo de mídia, alguns jornais impressos aumentaram o número de tiragens no último ano. E isso não aconteceu apenas com uma empresa ou outra. Várias experimentaram essa variação.
É por isso que os jornais impressos ainda são tão respeitados no Brasil. Muitas pessoas ainda os leem. Marcas como Folha de São Paulo, O Globo e Zero Hora realmente fazem parte do dia a dia de milhares de brasileiros. Nem mesmo a chegada do formato digital conseguiu eliminar a existência desses nomes. E convenhamos: provavelmente jamais conseguirão.
É por isso que neste artigo vamos trazer um dado interessante. Trata-se dos 10 maiores jornais impressos em circulação. O dado vem diretamente da ANJ, a Associação Nacional de Jornais que todos os anos divulgam essa informação para o público. É muito interessante constatar o crescimento de alguns formatos, bem como a presença de alguns nomes bem conhecidos na lista.
1. Super Notícia
O Super Notícia encabeçou a lista de 2015 como o jornal com maior média de circulação. Trata-se de um jornal impresso em forma de tabloide que é publicado todos os dias em Belo Horizonte, Minas Gerais. O preço é um dos diferenciais: R$ 0,25 no estado de origem e R$ 0,50 nos demais estados.
- Site oficial
- Fundação: 2002
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: MG
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 249.297
2. O Globo
Pertencente ao gigantesco Grupo Globo, esse jornal é um dos mais antigos do Brasil. O seu formato Standard (padrão) ainda conquista milhares de leitores na região metropolitana do Rio de Janeiro e na própria capital. Graças a sua orientação política conservadora, o jornal O Globo divide o pódio como um dos jornais impressos de maior circulação no Brasil.
- Site oficial
- Fundação: 1925
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: RJ
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 193.079
3. Folha de São Paulo
O jornal Folha de São Paulo é o terceiro maior em número de circulação de impressos, mas o primeiro quando consideramos o número digital. É por isso que muitos o consideram o maior jornal do Brasil. A origem dessa empresa remonta ao começo do século passado. Conta a história que ele foi criado como oposição ao principal jornal do estado paulista, O Estado de São Paulo
- Site oficial
- Fundação: 1921
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: SP
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 189.254
4. O Estado de São Paulo
O jornal O Estado de São Paulo com certeza é um dos jornais mais antigos em circulação no Brasil. Ele foi fundado com base nos ideias de um grupo de republicanos em 1875. Em sua origem, era chamado de A Província de São Paulo. Foi considerado pioneiro por começar a venda avulsa no país, o que serviu de motivo para ser ridicularizado pelos concorrentes da época.
- Site oficial
- Fundação: 1875
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: SP
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 157.761
5. Daqui
O jornal Daqui é um tabloide que conquistou a população de Goiânia. O periódico diário sempre apresenta uma visão cômica a respeito dos fatos, com imagens e títulos chamativos na medida certa. Por conta disso, essa marca ganha destaque por ser considerado o segundo maior jornal nesse formato em circulação aqui no Brasil. Perde apenas para o líder do ranking.
- Site oficial
- Fundação: não divulgado
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: GO
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 153.049
6. Zero Hora
Embora adote o formato de tabloide, o jornal impresso Zero Hora compõe a lista dos jornais de referência aqui no Brasil. O seu principal destaque é o fato de ser o maior no Rio Grande do Sul, estado muito forte na política e em diversos outros segmentos. Esse tabloide entra em circulação diária e é distribuído principalmente em Porto Alegre, a capital gaúcha.
- Site oficial
- Fundação: 1694
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: RS
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 152.573
7. Diário Gaúcho
Na cola do jornal Zero Hora, o Diário Gaúcho pertence ao mesmo grupo que o seu conterrâneo. O Grupo RBS comanda os dois maiores tabloides do estado, o que mostra a relevância desse formato para o local. O foco desse jornal impresso são as classes C, D e E da Grande Porto Alegre. É por isso que a edição aposta em títulos e imagens bem chamativas.
- Site oficial
- Fundação: 2000
- Periodicidade: Diário (exceto domingos)
- Estado de circulação: RS
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 148.547
8. Extra
Mais um jornal carioca para a lista. O Extra também pertence ao grupo Globo, mostrando a força dessa fundação no estado. Esse periódico diário é formado basicamente por três cadernos. Extra, Jogo Extra e Sessão Extra tratam de assuntos diferentes, mas mantém o formato Standard (padrão) do jornal impresso.
- Site oficial
- Fundação: 1998
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: RJ
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 136.831
9. Correio do Povo
O Correio do Povo é um jornal diário no formato tabloide pertencente à Rede Record. Ele foi fundado em 1895 e circulou até 1984. Dois anos mais tarde, em 1986, ganhou um relançamento, tornando-se rapidamente um dos jornais mais lidos no estado do Rio Grande do Sul e na capital Porto Alegre.
- Site oficial
- Fundação: 1895
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: RS
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 335
10. Meia Hora
Para fechar a lista, temos o Meia Hora, mais um tabloide carioca. Com isso, dá para perceber que o Rio de Janeiro realmente ama jornais. Esse jornal impresso matutino tem bastante apelo popular. Esse é o motivo pelo qual se posiciona como uma opção fácil de compreender. O slogan destaca ainda mais essa postura: “É Pra Ler e Curtir”.
- Site oficial
- Fundação: 2004
- Periodicidade: Diário
- Estado de circulação: RJ
- Média de circulação dos jornais impressos (2015): 96.138