Futebol: A prioridade de uma nação mediocre

02/07/2013

Gostaria de não precisar estar escrevendo isso, como gostaria! Mas mais uma vez vejo que preciso jogar o leitor contra as ilusões que nos cercam! Esse é um dos motivos da existência do Ah Duvido, tornar o nosso visitante mais crítico, tentando abrir sua visão  sobre determinados assuntos que afetam nosso cotidiano. Muita gente detesta esse lado do blog e reclamam porque levam para o lado pessoal …. que seja!

Há mais ou menos três semanas atrás assistimos um evento que, sinceramente caro leitor, pensava que morreria sem ver nada parecido: milhões de brasileiros foram as ruas formar o MAIOR MANIFESTO POPULAR DA HISTÓRIA BRASILEIRA. Foi incrível a experiência de presenciar tanta gente junta, unida, em prol da nação e do bem comum. Os protestos que tomaram conta do Brasil foram ferozes, amedrontaram a classe política de modo nunca visto e surtiram efeito em pouco tempo: Derrubaram à PEC 37, criaram a esperança de um plebiscito para Reforma Política, fizeram chover projetos de leis para corte de verbas desnecessárias como os tais auxilio recebidos pelos pilantras dos nossos políticos. Quem diria que nós, brasileiros, até então tão apáticos frente a todo tipo de corrupção, de uma hora para outra iríamos nos revoltar e ir as ruas em busca de melhorias para a população em geral? Quem de nós, uma semana antes dos protestos começarem, acreditaria nisso?

Entretanto, eu e mais uma multidão de pessoas que pensam de forma semelhante fomos, admito, ingênuos em nos empolgarmos achando que tudo iria realmente começar a andar em direção à um país melhor, que as pessoas enfim tinham ganhado a consciência coletiva político social que durante tanto tempo esperávamos! Não, isso não aconteceu, não tivemos tempo suficiente, não tivemos FORÇA para fazer essa preciosidade crescer porque o nosso Gigante tem fraquezas e o nosso calcanhar de Aquiles foi atingido colocando a nação à dormir novamente antes que pudéssemos alcançar a nossa primavera. Essa fraqueza é uma paixão chamada Futebol.

Em paralelo as manifestações ocorria a Copas das Confederações, evento futebolístico o qual nenhum outro país dá a menor importância senão o nosso Brasilzão. Quando chegamos ao clímax dos protestos, dia 20 do mês passado, a maioria dos brasileiros estavam mandando a Copa das Confederações para “Puta que o pariu”! Mas a Seleção Brasileira de FUTEBOL (é bom frisar essa palavra porque não passa disso, FUTEBOL) iniciou uma caminhada rumo a final da competição e as opiniões começaram a mudar. Nesse ultimo domingo, após a Final, onde a Seleção saiu vitoriosa, ninguém mais sabia o que era protesto e sabe quem foi dessa vez para “Puta que o Pariu”?! NOSSO SENSO CRÍTICO POLÍTICO SOCIAL, ou seja, nós, já que tal afeta diretamente a população!

O povo não percebe que em quase 100 anos de Seleção Brasileira não houve uma conquista que beneficiou a população, todavia, em duas semanas de protestos tivemos mais progresso no cenário político social que nos últimos 20 anos. E sabe por que, leitor, que esses brasileiros não conseguem perceber isso? Duas palavras: paixão e vínculo.

Não há nada de errado em curtir um Esporte, apesar de que todos nós sabemos que os Esportes somente beneficiam aqueles que praticam (ou apostam), pois nesse caso, quando praticado de forma moderada, você estará fortalecendo sua saúde.  No entanto, para aqueles que são apenas espectadores, o Esporte é nada mais que mero entretenimento. É bom focar nisso: quando o Esporte é somente assistido, ele não passa de mero entretenimento.

O problema reside quando o apreciador do Esporte começa a trata-lo como prioridade, mesmo tendo consciência – ou inconsciência –  que ele não muda em nada a sua vida. Esse indivíduo cria vínculos, cada vez mais fortes com algo que não vai beneficiá-lo, tão pouco vai ajudar qualquer outra pessoa – senão os próprios desportistas –  e por fim, se apaixona por tal. A paixão, por sua vez,  cega e afasta o senso crítico, não permitindo que o cidadão perceba a situação medíocre em que se meteu. Então ele se envolve, acha que a vitória do atleta realmente afeta a sua vida de alguma maneira, que aquele atleta o representa, que tem participação quando esse outrem ganha, que ELE REALMENTE GANHOU ALGO COM A VITÓRIA QUE FOI UNICAMENTE DO ATLETA.

Tal comportamento não é novidade. A antropologia nos mostra que desde o inicio da civilização humana geradores de paixão são utilizados pelos governantes para afastar a atenção do povo para o que realmente IMPORTA! Essa técnica, junto à alimentação, recebeu o nome de “Pão e Circo” – pois um povo bem alimentado e entretido não tem do que reclamar, ou pelo menos, é dessa maneira que ELES pensam. Apesar de ter milhares de anos e já ser uma estratégia para lá de batida, o velho “Pão e Circo” funciona e funciona tão bem que vimos a nossa nação se calar novamente junto com o pôr do Sol de Domingo. Triste fim para algo que poderia ter beneficiado milhões! E por quê? Por causa do nosso calcanhar de Aquiles: o Futebol! Para a maioria dos brasileiros, nada mais importa se o time/seleção para qual você torce ganha! Esqueça SUS, esqueça Educação, esqueça a Segurança Pública porque o seu time ganhou e agora você já pode ir se FUDER feliz!

Eu não tenho como terminar esse texto senão expressando a minha total decepção e indignação com esse povo. Enquanto o Egito leva 17 milhões às ruas, nós sucumbimos à uma merda de vitória de um bando de idiota que sabem chutar uma esfera de ar e ganham milhões por isso! Eu acreditava, acreditava mesmo. Mas parece que agregar valor à uma esfera de ar que atravessa uma linha é mais importante do que atender todas as nossas necessidades ou resolver nossos problemas. Então, brasileiro, grite GOL e seja feliz até o momento precisar de um hospital e não ter médicos, ou ser assaltado na rua por falta de segurança pública ou ver a sua cidade embaixo d’água porque o governo investiu o dinheiro do saneamento em estádios. GRITE BEM ALTO GOL QUANDO VOCÊ ESTIVER SE FUDENDO PORQUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO FEZ NADA QUE LHE COMPETIA! GRITE GOL e lembre dessas palavras porque a culpa foi sua pois quando a oportunidade de mudar tudo surgiu, você jogou ela fora para poder gritar GOL… então aproveite bem o seu GOL e se foda como merece!