Em que Era estamos?

20/10/2013

Era da Informática. Era da Internet. Era das Redes Sociais. Era da Informação. Na administração, Era da Simplicidade. Na medicina, Era das Células Tronco. Era e mais eras… os gurus das mais diferentes áreas vivem nomeando períodos devido aos comportamentos apresentados por seus objetos de estudo. Pensei muito nisso esse final de semana: como poderíamos nomear uma Era onde as pessoas se importam muito mais em alimentar o seus perfis virtuais do que propriamente viver?

Há tempos venho observando a evolução da Internet na vida das pessoas. Quando eu estava fazendo meu terceirão, quem entrava em “chats” era nerd… tudo que envolvia Internet era coisa de nerd! Durante a minha faculdade, as pessoas começaram a ficar mais ligadas a Internet através do Orkut, no que foi chamado de ERA das Redes sociais, quando Orkut, MySpace e companhia ltda tiveram sua ascensão. Nessa época houve até o nascimento dos Geeks. Hoje, no período que inicio minha MBA ( percebam que minhas observações são separadas por períodos de graduação, só não me pergunte o porquê ) noto que um gigantesco número de pessoas estão viciadas em Internet à ponto de se dedicar muito mais a remodelar seus perfis virtuais do que atuar na realidade e não haver qualquer segregação já que todo mundo faz isso! E mais: antes essa febre terminava, em média, aos 22 anos (era coisa de adolescente) … agora não tem mais idade! Dos 4 anos até só Deus sabe….

Uma das conclusões que cheguei observando esses comportamentos exacerbados em relação as redes sociais(ainda o maior vínculo das pessoas com a Internet) é que, de certa forma, para muitos, os perfis das redes sociais representam a imagem e aquilo que elas gostaria de ter/ser. Por isso, talvez, a preocupação em “alimentar” constantemente e modelá-los dessa forma tão intensa.

Um dos exemplos mais, digamos, grave que presenciei foi nesse final de semana e quem sabe o gatilho para ter iniciado esse texto. Lá estava eu, no meio de um Treinamento de Lideranças, proporcionado pela empresa em que trabalho. Em uma das etapas tínhamos a tarefa de realizar um rafting de 8km com tempo médio de 2h 30. O rio cortava uma zona de mata, com montanhas verdejantes em ambos os lados, um cenário que não posso descrever em outra palavrão senão espetacular! No meio do trajeto, após sairmos de uma correnteza e nos estabilizarmos em águas tranquilas, um integrante do bote que estava na minha frente puxa o Iphone do bolso e grita:

“Puta que pariu, não tem internet nessa porra!”

Outro integrante do mesmo bote retruca dizendo:

“Mas pra que tu queres Internet uma hora dessas?”

E ele responde:

“Queria atualizar o Instagram”.

Pensei: Nada do que está sendo proporcionado aqui para esse cidadão foi o suficiente para ele esquecer que ele precisa alimentar o seu perfil do Instagram! Nem a paisagem incrível, nem a aventura, nem a amizade, nada! O que importava mesmo era garantir sua fotinho no Instagram. Foi a partir daí que o pensamento surgiu: como nomear uma Era onde a maior preocupação das pessoas é construir egos virtuais?

Deixo para vocês a pergunta para o leitor e a frase do celebre Einstein: “Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à interação humana. Então o mundo terá uma geração de idiotas.”