Conheça a trajetória e carreira meteórica da cantora Anitta

22/10/2019
Anitta

Você pode até não gostar dela, mas não pode negar que a conhece. Pode até não apreciar suas músicas, mas provavelmente já cantarolou algumas delas. Pode até não a admirar como profissional, mas certamente terá que aplaudir a sua trajetória batalhadora, cheia de conquistas e que ainda está muito longe de terminar. Estou falando de um furacão. Um furacão chamado Anitta.

Larissa de Macedo Machado, mais conhecida por seu nome artístico, Anitta, é uma cantora, compositora, atriz e apresentadora de grande relevância no cenário nacional. Suas músicas fazem um sucesso assombroso e tudo que ela toca parece virar outro. Uma “Midas” dos tempos modernos, que ainda é talentosa e possuidora de uma beleza singular.

Neste artigo, resolvemos trazer um pouco da trajetória dessa ilustre personalidade brasileira. Vamos contar um pouco de sua história, bem como de alguns detalhes de sua vida que raramente são encontrados por aí. Da vida humilde, o início da carreira, o sucesso meteórico, os relacionamentos amorosos até a sua repercussão pelo mundo e o que o futuro reserva para Anitta. Você vai ficar sabendo disso tudo e muito mais neste artigo!

Infância humilde

Anitta

Larissa de Macedo Machado nasceu no dia 30 de março de 1993. Em 2019, ele está com 26 anos e praticamente no auge de sua carreira. Ela nasceu no bairro Honório Gurgel, no Rio de Janeiro. Filha mais nova da artesã Miriam Macedo e do vendedor Mauro Machado, tem um único irmão, Renan Machado (que trabalha com ela como produtor artístico). Seus pais se divorciaram quando Anitta ainda era pequena.

Anitta começou a cantar aos 8 anos de idade no coral da igreja que frequentava. Nessa época, ela já dizia que “queria ser artista, rica e famosa”. Quando tinha 11 anos, seu pai acabou tendo a empresa falida e não conseguiu mais ajudar a filha nos estudos, pagando o colégio para ela. Por conta disso, ela acabou tendo que estudar em um colégio público, mas com sua mesada esforçou-se para fazer curso de inglês. Por causa de seu esforço, também ganhou aulas de dança de salão do professor de sua mãe.

Quando tinha 16 anos, fazia estágio no curso de administração, mas largou para perseguir sua carreira de sucesso. Para ganhar dinheiro na época, arrumou um serviço temporário em uma loja de roupas. No mesmo ano, começou a publicar vídeos na internet mostrando sua música e dança, o que foi suficiente para conquistar os fãs iniciais de seu talento. 

O início da carreira

Anitta

O nome Anitta foi inspirado na personagem da minissérie “Presença de Anitta”. De acordo com a cantora, ela se impressionou com o fato de que ela era incrível, capaz de “ser sexy sem ser vulgar”. Em 2010, um ano depois de começar a publicar seus vídeos na internet, ela foi convidada pelo produtor da gravadora independente Furacão 2000. Lançou alguns sucessos pela empresa, até que foi convidada por uma empresária independente.

Kamilla Fialho, reconhecendo o talento de Anitta, resolveu empresariar a cantora, pagando até mesmo uma caríssima multa para liberá-la da gravadora. Foi aí que ela começou a soltar os seus primeiros sucessos de verdade, como “Meiga e Abusada”, que veio a fazer parte da trilha sonora de novela da Globo. Em 2013, a contrato fechou um contrato com a gravadora Warner Music e a partir daí o seu sucesso foi bem marcante.

Foi nesse ano que ela lançou um de seus maiores sucessos. Talvez a música pela qual ela será mais lembrada, o “Show das Poderosas”, canção que estourou vários recordes de audiência e encantou o público. Nessa época, o seu cachê era avaliado em 150 mil reais, um dos mais altos nessa época.

As características musicais

Anitta

No início de sua carreira, Anitta era inquestionavelmente dedicada ao estilo musical do funk. Era normal chamá-la de funkeira, nome que ela realmente não negava. Alguns até mesmo a chamavam de “MC Anitta” por conta do estilo musical. O seu álbum de estreia, Anitta (2013), tinha influências do pop, funk melody, reggae e R&B.

No seu segundo álbum, Ritmo Perfeito (2014), o pop e o funk melody ainda predominavam. Porém, começou um maior distanciamento de suas raízes. No álbum Bang! (2015), Anitta começou a flertar mais com o samba, criando um estilo próprio para suas músicas. O tema suas canções sempre são sexualidade, amor e a força das mulheres.

Maiores sucessos

Anitta

Anitta teve muitos sucessos estrondosos ao longo de sua carreira. O maior de todos, sem dúvida nenhuma, foi o “Show das Poderosas”, música que ainda a faz sem lembrada por muitos. Contudo, muitas músicas, várias delas recentes, mostram que a cantora ainda tem muito terreno para crescer e evoluir.

Eis as suas músicas de maior sucesso:

  1. Show das poderosas
  2. Zen
  3. Bla bla bla
  4. Paradinha
  5. Vai malandra
  6. Na batida
  7. Deixa ele sofrer
  8. Sim ou não (ft Maluma)
  9. Não para
  10. Essa mina é louca
  11. Ritmo perfeito
  12. No meu talento (ft MC Guimê)
  13. Medicina
  14. Bang

A cantora ainda fez participações em muitas outras músicas com parceiros diversos. Isso certamente rendeu a ela muita popularidade ao lado desses cantores.

Os prêmios e indicações

Anitta

Durante sua carreira, Anitta acumulou diversas premiações importantes. Em 2013, foi ganhadora do Prêmio Multishow nas categorias “Melhor Clipe” e “Música Chiclete”. Também foi indicada para prêmios no concurso Meus Prêmios Nick, mas não ganhou em nenhuma categoria. Ainda no mesmo ano, ganhou como “revelação do ano” da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e entrou na lista da Forbes como uma das 100 celebridades mais influentes do Brasil em 2013.

No Prêmio Globo de Melhores do Ano, seu hit “Show das Poderosas” ganhou na categoria “Música do Ano”. Anitta ainda foi homenageada pelo Festival da Música no mesmo ano. Em 2015, ganhou o prêmio de “Melhor Cantora Jovem” pelo concurso Jovem Brasileiro.

No âmbito internacional, Anitta foi eleita em 2015 a “mulher mais sexy do mundo” e teve indicações importantes em outros concursos fora do país. Venceu também a categoria de “Melhor Artista Brasileira” no concurso EMA, deixando para trás artistas como Tiago Iorc, Ludmilla, Karol Conka e Projota. 

Carreira planejada

Anitta

O sucesso de Anitta não aconteceu por acaso. Durante sua trajetória, ela sempre esteve sendo assessorada por pessoas compentes e que souberam explorar muito bem as suas capacidades e talento. Foi por isso que ela chegou onde chegou. Seus agentes, empresários e família sempre estiveram ajudando a cantora a projetar a sua carreira da melhor forma possível.

Contudo, o maior mérito para o seu sucesso é da própria Anitta. Ela foi a principal responsável por chegar onde chegou, pois soube escolher a dedo as pessoas que a ajudariam em sua trajetória. Com seus sonhos grandes, sabia que precisaria de pessoas para ajudá-la. Por isso, encontrou os melhores profissionais de cada área para auxiliá-la em seu crescimento.

Cuidados com o dinheiro

Anitta

A preocupação de Anitta não parou somente em sua carreira profissional. Ela também foi muito sábia ao administrar seus recursos, um dos motivos pelos quais muitos artistas acabam encontrando a ruína. Com a ajuda de bons conselheiros financeiros, a cantora faz um acompanhamento preciso de suas contas, permitindo que seu patrimônio cresça de forma consistente e duradoura.

No começo de sua carreira, Anitta já ganhava muito dinheiro. Isso a fez perceber que realmente precisaria de ajuda para administrar seus recursos. Em uma entrevista recente a um portal de notícias, ela conta que gosta de estar a par de tudo o que acontece com seu dinheiro. Nenhum centavo sai de sua conta bancária sem que ela fique sabendo.

Porém, isso não significa que a cantora seja uma mão de vaca. Na verdade, ela somente é inteligente ao gerenciar seus recursos. Com muito dinheiro na mão, Anitta sabe gastá-lo muito bem e já afirmou que se tem uma coisa com a qual ela não economiza é a comida. Além disso, sempre em busca dos melhores profissionais, ela também é assessorada pelo que há de melhor em cada área.

Detalhes da vida pessoal

Anitta

Apesar de aparentar ser uma pessoa aberta e que se dá muito bem com todo mundo, Anitta é reservada e não compartilha muitos detalhes de sua vida pessoal. Ela já admitiu o fato de que faz terapia para poder se manter na ativa. Além disso, também já disse que, se não seguisse a carreira artística, teria sido uma psicóloga feliz.

A cantora também já afirmou que é bissexual. Com relação a sua alimentação, tornou-se recentemente vegana depois de assistir ao documentário Cowspiracy. Anitta já teve uma bibliografia não-autorizada publicada pelo jornalista das celebridades Leo Dias. De acordo com o autor, o livro foi criado com base em relatos e fontes ligadas a cantora, incluindo amigos e familiares. Ela também já disse ser seguidora do candomblé e acreditar nos princípios do espiritismo.

As inimizades

Anitta

Ao longo de sua estrada, Anitta já acumulou inimizades com algumas pessoas. Uma das mais lembradas é Bruna Marquezine, atriz com quem a cantora tem rixa desde 2014. Nesse ano, as duas foram convidadas para um evento junto com a banda One Direction. Por conta de ciúmes e alguns boatos indevidamente espalhados, as duas até hoje não se dão muito bem.

Também há relatos de brigas com Pabllo Vittar, Preta Gil, Luana Piovani e Gominho. Porém, a maior inimiga declarada de Anitta certamente é a Kamilla Gialho. Ela foi empresária e melhor amiga da cantora, mas depois de ter enganado ela com contratos que cediam o direito de suas músicas a empresa de Kamilla, elas encerrarm a parceria em 2014. Foi somente depois de muita luta e de ter gasto muito dinheiro que ela conseguiu reaver o direito de suas canções.

Relacionamentos amorosos

Anitta

O nome de Anitta já esteve ligado a diversas pessoas. Entre elas, podemos citar alguns nomes bem conhecidos do público, como:

  • O jogador de futebol Neymar
  • O comediante Eduardo Sterblitch
  • O surfista Gabriel Medina
  • O apresentador Fábio Porchar
  • O apresentador André Marques
  • O piloto Lewis Hamilton
  • O cantor Maluma
  • O cantor Luan Santana

Porém, em nenhum desses casos a cantora assumiu o namoro. Nessa área, a vida de Anitta é bastante complicada. Ela já namorou algumas vezes e se casou uma vez com Thiago Magalhães, com quem o casamento não durou muito. Seu último relacionamento foi com Pedro Scooby, com quem ela terminou pelo telefone sem dar maiores explicações.

A imagem pública

Anitta

Anitta sempre despertou muita atenção do público. E isso tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo. Quando começou a ganhar relevância na mídia, foi considerada um símbollo sexual, tendo até mesmo recebido o prêmio de mulher mais sexy em 2015. Em determinado momento de sua carreira, ela foi acusada de adotar uma postura antifeminista, mas mudou radicalmente, assumindo o feminismo e defendendo isso com unhas e dentes.

Ao atingir o sucesso, Anitta associou o seu nome a diversas marcas importantes. Tudo através de seu próprio marketing, área que a cantora disse cuidar pessoalmente. Apesar disso, ela já lamentou diversas vezes o preconceito que sente ao tentar associar seu trabalho com sensualidade. Para alguns, isso é sinal de falta de inteligência, enquanto que para ela é um sinal de elevada inteligência.

E você, o que pensa sobre o assunto?

Participações na televisão e cinema

Anitta

Com a notoriedade, era natural que Anitta começasse a receber diversos convites para participar de programas, séries e até mesmo filmes. Como ela é muito inteligente e planejadora, soube aproveitar muito bem todas as ofertas e se envolveu com a produção de vários produtos. Algunas diretamente ligados ao seu nome e outros não.

Nos cinemas, ela teve participação nos seguintes filmes, não interpretando ela somente no primeiro deles:

  • Copa de Elite (2014)
  • Breaking Through (2015)
  • Meus 15 Anos: O Filme (2017)
  • Minha Vida em Marte (2018)

Por meio da internet, Anitta também já estreou algumas séries, todas elas atuando como a própria cantora que é:

  • Na Real (2015)
  • Blá Blá Blá com Anitta (2014)
  • Anitta no Japão (2015)

O que os outros países pensam dela

Anitta

Anitta tem uma imagem bastante positiva lá fora. Apesar de não ser aprecidada por muitos brasileiros, outros países reconhecem o seu talento musical e artístico e realmente a consideram um verdadeiro prodígio na arte de fazer sucesso. Ela já se apresentou em muitas nações diferentes em todos os continentes do globo, tendo arrastado milhares de fãs todas as vezes que aparece.

Outra prova de que ela é internacionalmente reconhecida é o fato de que ela já ganhou muitos prêmios importantes. E não estou falando somente daquelas indicações que destacam seus atributos físicos, mas aqueles que enaltecem seu talento musical, influência sobre outras mulheres e até a projeção de sua própria carreira. Anitta é vista pelo mundo com um caso de sucesso de marketing pessoal.

A Anitta hoje

Anitta

Muitos consideram que Anitta chegou ao auge de sua carreira. Tendo conquista sucesso sem igual, realmente podemos assumir que a cantora chegou ao topo de sua trajetória. Hoje ela certamente poderia parar de trabalhar e viver tranquilamente só com o fruto do que conquistou até hoje. Além disso, eus filhos e netor poderiam viver tranquilamente sem se preocupar com o dinheiro.

Com a projeção internacional que já conquistou, Anitta também chamou atenção do mundo para o Brasil. Esse era um de seus maiores desejos, especialmente por sustentar um estilo musical que é muito mal visto em nosso país. Anitta conquistou muito, mas ainda não acredita que seja a hora de parar.

Frases marcantes

Anitta

Como uma pessoa pública, era de se esperar que Anitta tivesse muitos de suas frases marcantes registradas. De fato, é o que aconteceu. Selecionamos algumas das frases mais emblemáticas da cantora a seguir:

“A vida sem amor,é uma vida em preto em branco.”

“Escrevo ouvindo música, é uma das formas de conseguir inspiração.”

“Por onde passo, olho e ouço, vejo realmente que banalizaram o amor. Coisa triste, né? Certas pessoas não possuem caráter nem para amar.”

“Quando você for dormir agradeça pelo dia produtivo que teve,e quando acordar agradeça por mais um dia de vida.”

“Eu amo quem me ama, ponto final.”

“Dignidade é uma virtude que todos deveriam possuir.”

“Sonhe, pois o sonho é a única fonte que não tem limite.”

“A vingança é um prato que se come frio… para os fracos.”

“Não me peça para te esquecer, me peça para não te amar.”

“Não precisa dizer que me ama, o seu olhar já diz.”

O que o futuro reserva?

Anitta

Apesar de ter chegado ao topo de sua carreira, Anitta não considerar parar. Afinal, ela ainda é nova e tem um futuro brilhante pela frente. Em uma entrevista recente, a cantora disse estar interessada em investir em sua carreira internacional. Além de já dominar o espanhol e o inglês, Anitta almeça ir para outros países, conquistar mais público e levar uma parte da cultura brasileira para outros lugares.

Portanto, é bem provável que voltemos a ouvir o nome da Anitta muitas vezes ainda. Afinal, ela não quer parar e sua carreira ainda terá muitos e muitos anos de duração. O que será que o seu futuro reserva? Ainda não sabemos, mas se depender dela, somente coisas boas e conquistas gloriosas.

Fonte

Link deste artigo: Conheça a trajetória e carreira meteórica da cantora Anitta