Um quadro de mau comportamento na escola pode colocar uma criança em mal lençóis. Mas o quanto isso pode ser prejudicial? Em muitos casos, isso depende da cor da pele do estudante. Acredite ou não, estudantes negros com mais frequência pegam detenção por atrapalharem e perturbarem a sala de aula. Estudantes brancos que agem da mesma forma são mais propensos a sair com apenas um aviso de uma enrascada.
Isso não significa que os professores e diretores são racistas. Pelo menos, a maioria não pretende ser injusto com os alunos. A maioria quer o que é melhor para todos os alunos, independentemente da sua raça ou etnia. E eles geralmente acreditam que eles tratam todos os estudantes de forma igual.
Mas todas as pessoas guardam crenças e atitudes sobre grupos de pessoas com base em sua raça ou etnia, sexo, peso corporal e outros traços. Essas crenças e atitudes sobre os grupos sociais são conhecidos como preconceitos. Preconceitos são crenças que não são fundadas por fatos conhecidos sobre alguém ou sobre um grupo específico de indivíduos. Por exemplo, um viés comum é que as mulheres são fracas (apesar de muitos serem muito forte). Outra é que os negros são desonestos (quando a maioria não é). Outro preconceito é o de que as pessoas obesas são preguiçosas (quando o seu peso pode ser devido a qualquer outro fator, incluindo uma doença).
Muitas vezes as pessoas não estão cientes de seus preconceitos. Isso é chamado de “preconceito inconsciente” ou “viés implícito”. E tais preconceitos implícitos influenciam nossas decisões.
Nós nascemos com o preconceito
Ter preconceitos implícitos não torna alguém bom ou ruim, diz Cheryl Staats. Ela é uma pesquisadora sobre raça e etnia na Universidade Estadual de Ohio, em Columbus. Em vez disso, preconceitos se desenvolvem em parte com os nossos cérebros tentando fazer sentido do mundo.
Nossos cérebros processam 11 milhões de pedaços de informação a cada segundo. Mas só podemos processar conscientemente 16 a 40 bits. Para cada bit que estamos cientes, nossos cérebros estão lidando com centenas de milhares de pessoas nos bastidores. Em outras palavras, a grande maioria do trabalho que nosso cérebro faz é inconsciente. Por exemplo, quando uma pessoa percebe um carro parando em uma faixa de pedestres, essa pessoa provavelmente percebe o carro, mas não está consciente do vento, pássaros cantando ou outras coisas acontecendo nas proximidades.
Para nos ajudar a passar rapidamente através de toda essa informação, os nossos cérebros procuram atalhos. Uma maneira de fazer isso é resolver as coisas em categorias. Um cão pode ser classificado como um animal. Ele também pode ser categorizado como fofo ou perigoso, dependendo das experiências dos observadores ou mesmo das histórias que ouviram.
Como resultado, as mentes das pessoas acabam agregando conceitos diferentes todos juntos. Por exemplo, eles podem vincular o conceito de “cão” com um sentido de “bom” ou “ruim”. Esse processamento cerebral acelera o pensamento para que possamos reagir mais rapidamente. Mas também pode permitir que preconceitos injustos comecem a se enraizar.
Há esperança?
“Preconceitos implícitos desenvolvem-se ao longo de sua vida através da exposição a mensagens”, diz Staats. Essas mensagens podem ser diretas, como quando alguém faz um comentário sexista ou racista durante um jantar em família. Ou eles podem ser indiretos – estereótipos que são transmitidos aoassistir TV, filmes ou outras mídias. Nossas próprias experiências irão adicionar os nossos preconceitos.
A boa notícia é que as pessoas podem aprender a reconhecer seus preconceitos implícitos através de um teste simples.
“As pessoas dizem que elas não ‘vem’ a cor, sexo ou outras categorias sociais”, diz Amy Hillard. No entanto, ela observa, estamos todos enganados. Hillard é um psicólogo de Adrian College, em Michigan. Estudos suportam a ideia de que as pessoas não podem ser verdadeiramente “cegas” a grupos minoritários. O cérebro de todo mundo toma nota automaticamente de qual grupos sociais as outras pessoas fazem parte. E ele leva apenas pistas pequenas para as nossas mentes para chamar, ou ativar , estereótipos culturais sobre esses grupos. Esses sinais podem ser de sexo ou cor da pele de uma pessoa. Mesmo algo tão simples como o nome de uma pessoa pode desencadear estereótipos, diz Hillard. Isso é verdade mesmo em pessoas que dizem acreditar que todas as pessoas são iguais.
Muitas pessoas não estão cientes de que os estereótipos podem vir à mente automaticamente, Hillard explica. Quando eles não sabem, eles estão mais propensos a deixar esses estereótipos guiar os seus comportamentos. Além do mais, quando as pessoas tentam fingir que todo mundo é igual – e agir como se eles não tivessem preconceitos – isso não funciona. Esses esforços normalmente saem pela culatra. Em vez de tratar as pessoas de forma mais igualitária, as pessoas caem ainda mais fortemente em seus preconceitos implícitos.
A raça importa?
Raça é uma grande área em que as pessoas podem apresentar viés implícitos. Por outro lado, algumas pessoas são explicitamente preconceituosas contra os negros. Isso significa que são sabidamente racistas. A maioria das pessoas não são. Mas até mesmo os juízes que decidem o rumo de suas vidas podem mostrar viés implícito contra os negros. Eles tendem, por exemplo, a proferir sentenças mais duras para homens negros do que aos homens brancos que cometem o mesmo crime.
E os brancos não são as únicas pessoas que têm um preconceito contra os negros. As pessoas negras também possuem e não é apenas uma forma de punição.
Considere este estudo de 2016: foi encontrado professores que esperam que os estudantes brancos se saiam melhor do que os negros. Seth Gershenson é um pesquisador de política de educação na Universidade Americana em Washington. Ele fazia parte de uma equipe que estudou mais de 8.000 estudantes e dois professores de cada um desses alunos.
Eles analisaram se o professor e o aluno eram da mesma raça. E cerca de um em cada 16 estudantes brancos teve um professor não-branco. Seis em cada 16 estudantes negros tinham um professor que não era negro. Gershenson, em seguida, perguntou se os professores esperavam que seus alunos iriam para a graduação e pós-graduação.
Os professores brancos tinham expectativas muito mais baixas para estudantes negros do que os professores. Professores brancos disseram acreditar que um estudante negro teve uma chance em três de se formar na faculdade, em média. Professores negros desses mesmos alunos deram uma estimativa muito maior; eles achavam que quase metade iriam se formar. Em comparação, quase seis em cada 10 professores – tanto de negros quanto de brancos – esperavam estudantes brancos para completar um grau universitário, diz Gershenson. Em suma, ambos os conjuntos de professores mostraram algum tipo de viés.
“Achamos que os professores brancos seriam significativamente mais inclinados do que os professores negros”, observa ele. No entanto, os professores não estavam cientes de que eles estavam sendo tendenciosos desta forma.
O gênero importa?
O viés implícito é um problema para as mulheres também. Tomemos, por exemplo, a alegação infundada de que as mulheres não são boas em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. As mulheres podem (e frequentemente conseguem) se sobressair em todas essas áreas. Na verdade, as mulheres ocupam cerca de 42% dos doutorados em ciências e engenharia. No entanto, apenas 28% das pessoas que recebem empregos nesses campos são mulheres. E as mulheres que trabalham nessas áreas tendem a ganhar menos do que os homens de igual valor. Elas também recebem menos honras e são promovidas com menos frequência do que os homens com quem trabalham.
Esta diferença de gênero na contratação e promoção pode ser devido, em parte, a um viés na forma como cartas de recomendação são escritas. Tais cartas ajudam os empregadores a saber o quão bem uma pessoa tem feito um trabalho passado.
Em um outro estudo de 2016, pesquisadores da Universidade de Columbia em Nova York sondaram o que foi dito nessas cartas de recomendações. A equipe examinou 1.224 cartas de recomendação escritas por professores em 54 países diferentes. Em todo o mundo, homens e mulheres eram mais propensos a descrever os estudantes do sexo masculino como “excelente” ou “brilhante”. Em contraste, cartas escritas por estudantes do sexo feminino os descreveram como “muito inteligente” ou “muito experiente”. Ao contrário dos termos usados para homens, essas frases não definem mulheres além da sua concorrência, dizem os pesquisadores.
Preconceitos contra as mulheres não só acontecem nas ciências. Uma pesquisa feita por Cecilia Hyunjung Mo descobriu que as pessoas são tendenciosas contra as mulheres em posições de liderança também. Mo é um cientista política da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, Tenn.
As mulheres constituem 51% da população dos EUA. No entanto, eles representam apenas 20% das pessoas que trabalham no Congresso dos EUA. Isso é uma grande diferença. Uma das razões para a diferença pode ser que menos mulheres do que homens concorrem a um cargo político. Mas há mais do que isso, Mo comenta.
Em um estudo de 2014, ela pediu a 407 homens e mulheres para fazer um teste computadorizado de preconceito implícito. É o chamado teste de associação implícita, ou IAT. Este teste mede o quão forte as pessoas apontam certos conceitos, como “homem” ou “mulher”, com os estereótipos, como “executivo” ou “assistente”.
Durante o teste, as pessoas são convidadas a classificar rapidamente palavras ou imagens em categorias. Eles classificam os itens pressionando duas teclas do computador, um com a sua mão esquerda e direita. Para o teste de Mo, os participantes tinham que pressionar a chave direita cada vez que viam uma foto de um homem ou uma mulher. Eles tiveram que escolher entre as mesmas duas chaves quando viam as palavras que têm a ver com os líderes contra os seus seguidores. No meio dos testes, os pesquisadores colocavam conceitos que foram colocados juntos na mesma tecla no teclado.
As pessoas tendiam a responder mais rapidamente quando as fotos de homens e palavras que têm a ver com liderança compartilhavam a mesma chave, Mo comenta. Quando fotos de mulheres e palavras relacionadas com a liderança foram emparelhados, levou mais tempo para a maioria das pessoas responder. “As pessoas geralmente acham mais fácil emparelhar palavras como ‘presidente’ ‘governador’ e ‘executivo’ com homens, e palavras como ‘secretário’ ‘assistente’ e ‘assessor’ com as mulheress”, diz Mo. “Muitas pessoas tinham muito mais dificuldade em associar as mulheres com a liderança”. Não foi apenas os homens que tiveram problemas para fazer essa associação. Mulheres também.
Mo também queria saber como esses preconceitos implícitos podem ser relacionados à forma como as pessoas se comportam. Então ela pediu que os participantes do estudo para votar em candidatos fictícios para um cargo político.
Ela deu a cada participante informações sobre os candidatos. Em alguns, o candidato homem e mulher do candidato foram igualmente qualificados para a posição. Em outros, um candidato foi mais qualificado do que o outro. Os resultados de Mo mostraram que preconceitos implícitos das pessoas estavam ligados ao seu comportamento de voto. Pessoas que mostraram viés mais forte contra as mulheres na IAT eram mais propensos a votar no candidato do sexo masculino – mesmo quando a mulher era mais qualificada.
O peso importa?
Uma das mais fortes tendências sociais é contra a obesidade. As possibilidades são de que você abrigue uma aversão contra pessoas que estão gravemente com sobrepeso, diz Maddalena Marini. Ela é um psicóloga da Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts. Viés implícito contra o peso parece universal, diz ela. “Todo mundo possui. Mesmo as pessoas que estão com sobrepeso ou obesos“.
Para chegar a essa conclusão, ela e sua equipe usaram dados de um projeto de Harvard. Este site permite que as pessoas a fazer um teste IAT. Atualmente, 13 tipos destes testes de viés implícito existem no site. Cada escolha para um tipo diferente de polarização. Mais de 338.000 pessoas de todo o mundo completaram o teste peso-polarização entre maio de 2006 e outubro de 2010, o período que antecedeu o estudo de Marini. Este IAT foi semelhante que ocorreu em Harvard. Mas pediu aos participantes para categorizar palavras e imagens que estão associadas com bom e mau, e com fino e gordo.
Depois de tomar o IAT, os participantes responderam a perguntas sobre o seu índice de massa corporal. Esta é uma medida utilizada para caracterizar se alguém está em um peso saudável.
Marini descobriu que as pessoas mais pesadas têm menos preconceito contra as pessoas que estão com sobrepeso ou obesos. “Mas eles ainda preferem pessoas magras, em média”, observa ela. Eles simplesmente não se sentem assim tão fortes como as pessoas magras costumam fazer. “As pessoas com sobrepeso e obesas tendem a se identificar com o que preferem em seu grupo de peso”, diz Marini. Mas eles podem ser influenciados pela negatividade do nível nacional que os leva a preferir as pessoas magras.
Pessoas de 71 nações participaram do estudo. Isso permitiu Marini examinar se um viés implícito contra as pessoas obesas estava ligado de alguma forma com problemas de peso e foram mais comuns em qual nação. Para fazer isso, ela afunilou as bases de dados públicas para medições de peso de cada país. E nações com altos níveis de obesidade tinha o viés mais forte contra os obesos, ela descobriu.
Ela não tem certeza por que as nações obesas têm um forte viés implícita contra as pessoas com excesso de peso. Poderia ser porque essas nações têm mais discussões sobre os problemas de saúde associados à obesidade, diz Marini. O preconceito também pode vir de pessoas vendo mais anúncios de “planos de dieta, alimentos saudáveis e ginásio, associações destinadas a diminuir a obesidade”, observa ela. Ou talvez as pessoas nesses países simplesmente veem que as pessoas com elevado estatuto social, boa saúde e beleza tendem a ser magras.
O viés de peso parece ser mais comumente aceito do que o de raça e o preconceito de gênero. Em outras palavras, as pessoas tendem a se sentir mais livres para expressar verbalmente seu preconceito contra obesos. Isso acontece de acordo com um estudo 2013 conduzido por Sean Phelan. Ele é um pesquisador de política na Clínica Mayo, em Rochester, Minn. Os estudantes de medicina muitas vezes expressam viés contra obesos abertamente. E isso pode se traduzir em cuidados de saúde mais pobres para pessoas que estão gravemente em sobrepeso. “Aqueke que cuidam da saúde mostram menos respeito por pacientes obesos”, relata ele. Ele também observa que a pesquisa mostra que “os médicos gastam menos tempo educando os pacientes obesos com sua saúde” do que eles fazem com os pacientes que não são obesos.