16 clubes de futebol mais valiosos do Brasil

09/10/2019

O futebol é uma indústria que movimenta milhões de reais todos os dias. A venda de ingressos, transferência de jogadores, campanhas de publicidade e o marketing esportivo são apenas algumas das fontes de renda para os que são donos de um clube de futebol por aqui. Portanto, ter um time de futebol (bem-sucedido, é claro) pode ser bastante lucrativo.

Mas você já teve a curiosidade em saber qual é o clube de futebol mais valioso do Brasil? Essa é uma dúvida pouco comum, já que o interessante é saber qual é o time que está ganhando todas e está no topo de ranking. Porém, saber qual é o clube de futebol mais valioso pode dizer muito a respeito da qualidade do time em questão (sob o ponto de vista da gestão.

O site Transfermarkt, portal especializado em apurar os valores de mercado, avaliou os clubes brasileiros e elaborou um ranking completo mostrando os clubes de futebol mais valiosos do país. Será que o seu time do coração está na lista? E você saberia dizer qual é o clube que ocupa a primeira posição no ranking de clubes de futebol mais valiosos do Brasil?

Goiás

O Goiás é o time que abre a nossa lista com uma avaliação de mercado estimada em 23,40 milhões de euros. O Verdão da Serra, como é chamado por sua torcida, é um time relativamente novo, especialmente se levar em conta os outros clubes da lista.

Entre os títulos conquistados, podemos mencionar o Campeonato Brasileiro (série B), Copa Centro-Oeste e o Campeonato Goiano. A torcida organizada do Goiás é a Força Jovem do Goiás, fundada em 1997 e capaz de levar grandes contingentes para os estádios. É raro encontrar um clube de tanto destaque que esteja fora do eixo Rio-São Paulo, mas o Goiás faz por merecer.

  • Avaliação de mercado (em euros): 23,40 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1943
  • Nome oficial: Goiás Esporte Clube
  • Cidade: Goiânia

Chapecoense

A Associação Chapecoense de Futebol (ACF), também conhecida simplesmente como Chapecoense, é um clube que nasceu para restaurar a paixão pelo futebol em Chapecó, cidade de Santa Catarina. Nos anos 70, perto do ano de nascimento do time, a região tinha poucos clubes amadores, o que motivou os seus criadores nessa empreitada.

Porém, não há como deixar de mencionar o fato mais marcante para o clube. Durante um deslocamento para a cidade de Medellin, na Colômbia, o avião que transportava o clube acabou sofrendo um trágico acidente. Isso aconteceu em novembro de 2016. Das 77 pessoas a bordo, entre jogadores, dirigentes, comissão técnica e jornalistas, apenas 6 pessoas sobreviveram. os jogadores Alan Ruschel, Jakson Follmann e Neto, o jornalista Rafael Henzel, e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suarez.

Depois do acidente, muitos passaram a torcer para o Chapecoense em uma atitude de solidariedade. O resultado foi uma forte ascensão do clube, que começou a se destacar no cenário nacional.

  • Avaliação de mercado (em euros): 25,40 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1973
  • Nome oficial: Associação Chapecoense de Futebol
  • Cidade: Chapecó

Botafogo

O Botafogo é um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro, tendo sido criado pela fusão entre o Club de Regatas Botafogo (fundado para o remo em 1894) com o Botafogo Football Club (formado para o futebol em 1904). Porém, é realmente no esporte da bola que o clube se destaca, tendo sido os anos 50 e 60 considerada a era de ouro do time.

Um dos destaques do Botafogo é o fato de ele ter sido indicado pela FIFA como pertencente ao seleto grupo de maiores clubes do século XX. Entre os seus principais títulos, podemos mencionar: 21 Campeonatos Cariocas, 4 Torneios Rio-São Paulo, 2 Campeonatos Brasileiros e 1 Copa Conmebol (precursora da atual Copa Sul-Americana).

  • Avaliação de mercado (em euros): 31,15 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1894
  • Nome oficial: Botafogo de Futebol e Regatas
  • Cidade: Rio de Janeiro

Bahia

O Esporte Clube Bahia, ou simplesmente Bahia, foi o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro em 1959, sobre o popular Santos. Além disso, o time de Salvador também foi o primeiro brasileiro a representar o país em um torneio da Libertadores. Feitos de destaque, especialmente se lembrarmos que não estamos falando de um time do eixo Rio-São Paulo.

Entre os principais títulos, além de ter conquistado duas vezes o Campeonato Brasileiro, o Bahia também já foi campeão da Copa do Nordeste, Campeonato Baiana (por 48 vezes) e a Taça do Estado da Bahia.

  • Avaliação de mercado (em euros): 33,15 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1931
  • Nome oficial: Esporte Clube Bahia
  • Cidade: Salvador

Athletico Paranaense

Anteriormente conhecido como Atlético Paranaense, o clube recentemente mudou de nome para refletir uma nova fase de sua história, o que remete ao seu passado. O time foi fundado em 1924 pela fusão entre o International Foot-Ball Club e do América Futebol Clube.

Suas cores tradicionais do vermelho e preto lhe renderam a alcunha de rubro-negro. O Athletico Paranaense é o único clube do estado a conquistar títulos internacionais oficiais. Recentemente o time levou para a casa a taça da Copa Sul-Americana de 2018 e da Levain Cup/CONMEBOL de 2019.

  • Avaliação de mercado (em euros): 35,10 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1924
  • Nome oficial: Club Athletico Paranaense
  • Cidade: Curitiba

Vasco

O Club de Regatas Vasco da Gama, mais conhecido simplesmente como Vasco, é um importante clube carioca. Ele foi fundado em 1898 por um grupo de remadores, que foram inspirados na celebração do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, em 1498.

O Vasco é o único clube carioca que é bicampeão em torneios intercontinentais de grande relevância para o futebol. Em 1953, o Vasco venceu o Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer. No Torneio Internacional de Paris de 1957, o Vasco entrou para a história vencendo o Real Madrid.

  • Avaliação de mercado (em euros): 36,05 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1898
  • Nome oficial: Club de Regatas Vasco da Gama
  • Cidade: Rio de Janeiro

Fluminense

Também conhecido como Tricolor, o Fluminense é um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro. Trata-se, na verdade, de uma agremiação poliesportiva e cultura, cuja principal atividade é o futebol. Está entre os quatro grandes times da cidade, que inclui os já mencionados Vasco da Gama, Botafogo e o gigante Flamengo.

O Fluminense é um clube cheio de títulos, com destaque para os quatro Campeonatos Brasileiros, a Copa do Brasil e a Copa Rio Internacional. O Tricolor também recebeu títulos honorários da Taça Olímpica (por conta de sua organização esportiva) e a de Campeão Carioca do século XX.

  • Avaliação de mercado (em euros): 42,05 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1902
  • Nome oficial: Fluminense Football Club
  • Cidade: Rio de Janeiro

Atlético-MG

O Clube Atlético Mineiro (CAM) é o maior clube do estado de Minas Gerais. Fundado em 1908, já teve atuação em diversas modalidades esportivas, mas foi no futebol que acabou realmente se destacando mais, tornando-se um dos maiores clubes brasileiros da atualidade.

O Atlético-MG possui uma vasta lista de títulos conquistados. Entre os principais, podemos citar a Copa Libertadores da América, a Copa CONMEBOL, a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa dos Campeões Estaduais e 44 títulos do Campeonato Mineiro.

  • Avaliação de mercado (em euros): 46,75 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1908
  • Nome oficial: Clube Atlético Mineiro
  • Cidade: Belo Horizonte

Cruzeiro

Também de Minas Gerais, o Cruzeiro é o outro grande time do estado, rivalizando diretamente com o Atlético Mineiro. A Raposa, como os torcedores costumam chamar o clube, é reconhecido com um dos clubes de maior destaque nacional e internacional, tendo sido duas vezes vice-campeão da Copa Europeia-Sul-americana.

Em seu currículo, o Cruzeiro possui dois títulos da Copa Libertadores da América, dois da Supercopa da Libertadores, um da Recopa Sul-Americana, um da Copa Ouro e um da Copa Master da Supercopa. No cenário nacional, também há grandes conquistas: quatro títulos no Campeonato Brasileiro e seis da Copa do Brasil, sendo o atual recordista do torneio.

  • Avaliação de mercado (em euros): 52,40 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1921
  • Nome oficial: Cruzeiro Esporte Clube
  • Cidade: Belo Horizonte

Internacional

O Colorado, como é conhecido por sua torcida, é um dos dois grandes clubes de Porto Alegre, capital gaúcha. O time foi fundado em 1909 pelos chamados irmãos Poppe com o objetivo de criar um clube democrático e livre de preconceitos. Isso acabou se refletindo em seu nome, Internacional, uma forma de abraçar toda e qualquer pessoa.

O Internacional é o terceiro maior campeão de conquistas internacionais no país. São 7 títulos oficiais, ficando atrás apenas do Santos e São Paulo. As maiores glórias do time são: conquista do Mundial de Clubes da FIFA e os dois títulos da Copa Libertadores da América em 2006 e 2010, além de uma Copa Sul-Americana (conquista invicta), dois títulos da Recopa Sul-Americana e uma Copa Suruga Bank.

  • Avaliação de mercado (em euros): 60,40 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1909
  • Nome oficial: Sport Club Internacional
  • Cidade: Porto Alegre

São Paulo

O São Paulo é um dos times mais bem-sucedidos do país. Entre suas conquistas, destaca-se os seis Campeonatos Brasileiros, as três Copas Libertadores (recorde nacional compartilhado com Santos e Grêmio), os três Mundiais (recorde absoluto a nível nacional), os vinte e um Campeonatos Paulistas conquistados, e a Copa Sul-Americana de 2012.

No âmbito internacional, o São Paulo é o terceiro clube com maior conquistas na América do Sul. Seus 12 títulos ficam atrás apenas do Boca Juniors e Independiente. De acordo com uma pesquisa recente, o clube paulista é um dos times com maior fatia de mercado entre os torcedores.

  • Avaliação de mercado (em euros): 73,70 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1930
  • Nome oficial: São Paulo Futebol Clube
  • Cidade: São Paulo

Corinthians

O Corinthians é o segundo maior campeão nacional, com 11 títulos conquistados até o momento. Trata-se de um dos clubes com uma das maiores torcidas atualmente e muitos realmente são apaixonados pela camiseta do time. Os seus dois Mundiais de Clubes da FIFA é um de seus principais destaques, sendo superado apenas pelo Real Madrid e Barcelona.

Entre os títulos do Timão, podemos citar uma Copa Libertadores da América invicta, uma Recopa Sul-Americana, sete Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil, uma Supercopa do Brasil (recordista, ao lado do Grêmio), cinco Torneios Rio-São Paulo (recordista, ao lado de Palmeiras e Santos), duas Taça dos Campeões Estaduais Rio–São Paulo, 30 Campeonatos Paulistas (atual recordista) e uma Copa Bandeirantes (único vencedor).

  • Avaliação de mercado (em euros): 74,15 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1910
  • Nome oficial: Sport Club Corinthians Paulista
  • Cidade: São Paulo

Grêmio

Campeão em três ocasiões da Copa Libertadores, o Grêmio é o outro importante clube da capital gaúcha, ao lado do Internacional. Foi o primeiro clube fora da região Sudeste a conquistar títulos de dimensão continental e mundial, sendo campeão da América e do Mundo em 1983.

O clube gaúcho já foi responsável por revelar grandes nomes no cenário internacional. O mais lembrado deles com certeza é Ronaldinho Gaúcho, considerado por muitos um dos melhores jogadores de todos os tempos, tendo sido reconhecido diversas vezes por seu talento e habilidades futebolísticas.

  • Avaliação de mercado (em euros): 78,40 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1903
  • Nome oficial: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
  • Cidade: Porto Alegre

Santos

Os clubes de futebol mais valiosos do Brasil

O Santos é, sem dúvida nenhuma, um dos clubes responsáveis por lançar alguns dos jogadores mais conhecidos da história. Dois nomes acabam se destacando entre tantos. Esse é o caso de Pelé e Neymar, mas também podemos mencionar Robinho, Carlos Alberto Torres, Elano, Zito e muitos outros.

Entre os títulos conquistados pelo Santos, podemos mencionar os Mundiais de 1962 e 1963, as Copas Libertadores de 1962, 1963 e 2011 (recordista brasileiro ao lado de Grêmio e São Paulo), a Copa Conmebol de 1998, a Supercopa dos Campeões Intercontinentais de 1968, a Supercopa Sul-Americana de 1968 e a Recopa Sul-Americana de 2012.

  • Avaliação de mercado (em euros): 94,03 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1912
  • Nome oficial: Santos Futebol Clube
  • Cidade: Santos

Flamengo

Os clubes de futebol mais valiosos do Brasil

Fechando o quarteto de grandes clubes da capital carioca, o Flamengo certamente é reconhecido pelo tamanho de sua torcida. O clube possui, sendo estimativas, 40,4 milhões de torcedores, o maior número para um time do país. Na verdade, sendo algumas pesquisas, esse é o maior número de torcedores no mundo todo, superando até clubes tradicionais e de grandes conquistas.

O Flamengo é outro clube que também trouxe grandes nomes para o futebol. Entre eles, podemos mencionar Zico, Adriano, Djalminha, Dida, Júlio Cesar, Paulo Nunes, Liminha e muitos outros. Zagallo, um dos técnicos mais importantes da história brasileira, também comandou o clube carioca.

  • Avaliação de mercado (em euros): 96,25 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1895
  • Nome oficial: Clube de Regatas do Flamengo
  • Cidade: Rio de Janeiro

Palmeiras

Os clubes de futebol mais valiosos do Brasil

O título de clube mais valioso no país vai para o Palmeiras, um dos importantes clubes da capital paulista. Um fato curioso sobre o time é o fato de que ele possuía, originalmente, a cor vermelha em seu escudo. Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, a coloração foi abandonada, bem como o seu nome foi alterado de Palestra Itália para Palmeiras.

O clube paulista é a equipe com o maior número de títulos com abrangência nacional. A equipe foi a única a vencer todas as competições oficiais que disputou e foram criadas no país. São 14 conquistas nesse sentido com destaque para os 10 títulos do Campeonato Brasileiro, sendo o atual recordista.

É por esse e muitos outros motivos que o Palmeiras ocupa o topo da lista de clubes mais valiosos do Brasil.

  • Avaliação de mercado (em euros): 113,90 milhões de euros
  • Ano de fundação do clube: 1914
  • Nome oficial: Sociedade Esportiva Palmeiras
  • Cidade: São Paulo

Os clubes de futebol mais valiosos do Brasil

E aí, gostou da lista de clubes de futebol mais valiosos do nosso país? Então compartilhe este artigo com os seus amigos, especialmente se o time dele não estiver na lista!

Fonte

Link do artigo: 16 clubes de futebol mais valiosos do Brasil