10 linhas de pensamento que poderão fazer o Brasil dormir novamente

22/06/2013

O MAIOR MOVIMENTO POPULAR DA HISTÓRIA! Não temos como negar: o brasileiro saiu do seu estado apático. O povo mostrou que tem força e que veio para colocar ordem nessa bagunça! #OGiganteACORDOU!

Essa explosão de revolta é o impulso que traz à esperança de mudança de volta. Porém, temos que ter em mente que estamos apenas no inicio de luta. Não podemos começar a nos desunir agora que todo mundo decidiu ir às ruas brigar contra esse Governo Corrupto.

Gente querendo que essa desistência ocorra não falta, especialmente os nossos queridos políticos e a imprensa tradicional (esses protestos afetam diretamente os “lucros” deles). Para que eles não tenham esse gostinho, é melhor que a população abandone certas linhas de pensamento que causam desunião e descrença. Lembre-se que foi acreditando e através da união popular que alcançamos essa vitória e para que ela continue esses dois pontos – fé e união – não podem ser afetados. O Ah Duvido reuniu alguns tópicos que andam sendo bastante discutido nas redes sociais – a maior arma de disseminação de informação – para expor os perigos de adotarmos essas linhas de pensamento. Não podemos deixar o GIGANTE adormecer novamente. Confira:

 10. Focar no Vandalismo

A cada 10 palavras que falam na Televisão, 7 é “Vandalismo”, “Baderneiros” ou “Arruaceiros”. A imprensa tradicional – leia-se maiores emissoras e jornais impressos e virtuais do Brasil – está jogando pesado para convencer as pessoas que os protestos são algo ruim. E o pior: tem gente caindo nessa!

As redes sociais estão cheias de gente que passam o tempo reclamando do VANDALISMO. Como eu já disse em um post anterior, esse pessoal parece que nem sabe ao certo o porquê protesta, querem apenas que os protestos ocorram sem Vandalismo. Assim, ao invés de focar em problemas sociais e nos políticos pilantras que afetam esse país, ficamos discutindo “quem quebrou o que e aonde…”, discussão que não muda em nada mesmo porque já foi feito e muito dificilmente conseguiremos impedir o vandalismo no meio de uma multidão que conta com milhares de pessoas.

Não adianta focar em “protestos sem vandalismo” ou “protestos sem violência”, temos que ter consciência que isso pode acontecer e que cada deve fazer a sua parte para evitar esses atos mas ainda assim é melhor termos protestos com esses elementos negativos do que NÃO TER PROTESTO! Além do que, o que impede à parte interessada em terminar com os protestos de contratar um grupo de vândalos para desmoralizar os protestos? Pense nisso!

9. Precisamos de Líderes

Foi o Governo de São Paulo dizer que ia fazer a redução das tarifas de ônibus – usando o dinheiro destinado a Saúde para cobrir os gastos –  que o pessoal do Movimento do Passe Livre pulou fora. Em entrevista para Globo, em rede nacional, um dos Líderes falou que NÃO IA MAIS ORGANIZAR OS PROTESTOS PORQUE O OBJETIVO FOI ALCANÇADO E QUE ISSO JÁ HAVIA TERMINADO ( se ele se vendeu ou apenas correu do fardo, não sabemos).

A consequência disso foi centenas de internautas chorosos dizendo que TUDO HAVIA TERMINADO. Minha gente, não precisamos de líderes para nos organizar. Como já dizia Maquiavel, precisa de liderança aquele que não tem capacidade de governar a si próprio. A maioria dos manifestantes são universitários ou adolescentes do Ensino Médio, se esse povo precisa de um líder para organizar um protesto, melhor fechar as portas do Brasil e colocar a venda na promoção porque ele não vai ter FUTURO! Ainda mais que hoje em dia temos as redes sociais à nosso favor, sendo o contato entre as pessoas muito facilitado e sem a interferência da mídia podre.

Caro leitor, os protestos nasceram de uma natureza incomoda que ficou instável no atual momento da nossa História, dentro de cada brasileiro que presenciou toda essa roubalheira e filhadaputagem dos nossos governantes. Foi essa natureza comum que ganhou as ruas, as praças, as avenidas e não porque um líder mandou que protestássemos. Como já disse no outro post, o Movimento Passe Livre está de parabéns por ser o estopim disso tudo mas o mérito do que veio depois é unicamente do POVO e não adianta querer dizer o contrário.

Peço somente que deixem de lado essa mania de escutar “líderes” para essas questões porque a maioria deles estão aí apenas para se promover e querer um cargo político ou status para conseguir futuramente uma vaguinha na Câmara.

8. Desunião por Orgulho

Eu nunca fui o “protestante-mor”, não gosto desse ambiente porque antes desse marco histórico quase sempre você teria que se filiar à partidos políticos se quisesse participar de protestos, o que não é muito a minha praia já que não tenho fé em nenhum deles, são (sim, estou generalizando) um aglomerado de interesses individuais e desse modo, acredite: nenhum desses interesses tange o bem comum do povo ou o bem estar social, cada um só quer saber de si!

Contudo, não nego que um dos meus melhores amigos fazem parte desse meio e o que percebi deles e das redes sociais é que ELES ESTÃO CONTRA OS PROTESTOS. Eles, que sempre protestaram, agora são contra, justamente no momento mais favorável à elevar o senso crítico do Brasileiro.

Na minha opinião é que essa repentina subida do força crítica dos brasileiros incomodou muito aqueles que sempre fizeram isso porque agora “ser crítico e engajado” virou comum e todo aquele perfil de “revolucionário” que eles demoraram anos para construir – citando Che Guevara e usando camisetas com símbolo Comunista –  se esvaneceu mergulhado na normalidade em que o ato de protestar se tornou. Não, não há mais nada de especial neles, pois agora, TODOS estão partindo para esse caminho. E era para eles ficarem felizes, enfim, o povo se reuniu para ir contra o Governo Corrupto … mas não, eles ficam criticando e indo contra as mobilizações. Lembra-me muito a história “Veterano e Novato”, onde o Veterano fica enciumado porque o Novato ganha atenção e então dirige ao Novato ordens e cria regras e esbraveja seu saudosismo, os quais o Novato não dá ouvidos e por isso enfurece ainda mais porque as regras que ele acabou de inventar não foram respeitadas e o Novato não o considera alguém acima dele na Hierarquia, apesar de que ambos ocupem o mesmo posto no patamar hierárquico.

Outra reclamação constante desse grupo é que mesmo as pessoas que nunca se interessaram por nada e até mesmo criticavam os protestos aos quais eles faziam parte, agora, de uma hora para outra, TODOS apoiam e parecem esquecer que num passado não tão distante estavam criticando isso e passavam o tempo todo falando de futilidades.

Galerinha do Che e Companhia Ltda, vamos deixar esse orgulho de lado, se junte a causa, precisamos de vocês, ainda mais que esse pessoal já tem experiência, por que não brigarmos juntos pelas melhorias dessa nação? A União faz a força, isso é inegável, então venham para  o lado certo, para o lado do povo, pois fazendo o contrário, vocês estão indo a favor do Governo Corrupto, aquele que vocês sempre criticaram e dessa maneira, amigo, é irônico observar que nem só aqueles “ex-fúteis” que você critica  estão sendo hipócritas.

7. Não temos reivindicações

Sinceramente eu acho graça quando escuto nos noticiários que NÃO TEMOS REIVINDICAÇÕES. Na realidade temos é um excesso de reivindicações somente não temos centro, falta foco, algo que pode ser consertado a partir do momento que o brasileiro ganhar a consciência de que não dá para arrumar tudo de uma vez só.  E isso nem sequer é um ponto negativo, já que não estamos criticando a proposta de protesto que o outro está levantando, estamos protestando também, pela nossa causa. No entanto sabemos que para que as reivindicações sejam aceitas e resolvidas, é necessário que ela tenha força e essa força é construída através da União. Pare e pense um pouco sobre a proposta de protesto de outra pessoa e pense se não vale a pena apoiá-la. Afinal, ela pode interferir na sua vida também, mesmo que você não tenha percebido isso ainda. Quando encontrarmos o centro, aí amigo, ninguém mais segura esse povo!

Precisamos de uma lista de reivindicações breve, com no máximo cinco itens e com problemas de menores escala – nada do tipo “Quero um hospital para cada bairro de cada cidade brasileira. Algo que possa ser atendido, tal como o “Não a PEC 37” ou a saída dos políticos condenados por corrupção do SENADO!

Compreendo que foram anos de espera para que enfim tomássemos as ruas. Anos que todos ficamos calados, observando toda essa picaretagem, engasgados. Agora que conseguimos alcançar essa mobilização é normal que todos queiram falar ao mesmo tempo,          entretanto temos que ter o bom senso e começar a escutar também. Perceber que se atacar um problema de cada vez teremos uma resposta muito mais rápida e eficaz do que teríamos se atacássemos todos os problemas ao mesmo tempo. Volto a repetir: é a união que fortalece a causa e é dela que os governantes tem medo! É o povo unido, indo as ruas e dando o seu recado. Não somos mais bobos, não vamos mais ficar parados. A primeira etapa já foi vencida: acabar com a apatia. A segunda é arrumarmos o nosso foco e isso é muito mais simples de fazer do que foi romper a primeira etapa.

6. Os protestos não são eficazes

Talvez a mensagem mais desmotivadora que escutei – e mentirosa – nas redes sociais foi essa: os protestos não são eficazes. Gostaria de perguntar aos senhores que defendem esse ponto de vista, o que vocês podem dizer a respeito das reuniões de emergência as portas fechadas dos governantes depois que os protestos começaram? Ou  o que falar da declaração da ONU dizendo que vai começar a prestar mais atenção no Brasil? Ou do choro da FIFA suplicando aos governantes que acabem de uma vez com essa bagunça? Ou ainda, o que vocês tem a dizer sobre a imprensa internacional surpresa com essa nova imagem do Brasil que os gringos nem sabiam que existia (pensavam que era tudo carnaval, samba e futebol e agora tem brasileiro mandando tudo isso para putaqueopariu! )?

Falar que os protestos não tem eficácia quando estamos observando governantes se borrando de medo frente as possível perpetuação dessa ação popular. Até o “corajoso”Alckmin, que disse que não ia recuar em relação as tarifas e falou que os protestos eram “pequenos, políticos e muito violentos” saiu com o rabinho entre as pernas, recuou e ainda pediu desculpas feito um cachorro sarnento que é!

É lógico que esses protestos fazem efeito! Sabe por quê? Porque o ser humano é guiado pelo medo! Quando ele não tem medo, ele não conhece limites e é justamente isso que os governantes desse país não tinham: a ausência de limites era consequência da ausência do medo do povo. Quem iria imaginar que o povo iria se rebelar? Logo os brasileiros, sempre tão calados, sempre aceitando tudo… mas não mais! Mostramos quem somos, estamos prontos para defender nossa nação com unhas e dentes desses corruptos e a partir de agora, quando quiserem nos colocar no lugar do palhaço, o circo vai pegar fogo! E por isso que tem tanta gente interessada que isso acabe logo: porque se continuar, eles terão de mudar, mesmo contra a vontade, pois do contrário, virá muita confusão por aí, uma confusão à qual eles não podem conter!

5. Tem que ser digno do direito de protestar

O Direito de Protestar é garantido a todo brasileiro, mesmo porque vivemos em uma Democracia ( ou uma pseudo Democracia, se preferirem). Não obstante, parece que tem gente que não sabe disso e começa a apelar para os mais variados critérios julgando quem pode e quem não pode protestar!

“Ah mais fulano só falava de funk e agora está aí nas ruas protestando contra a falta de investimento no SUS”, por favor, parem com essas idéias vaidosas. Precisamos de números! Se o beltrano quer protestar por uma boa causa não importa se ele é bailarino, padeiro, gordo, gay, celebridade da web ou fã do Latino, se ele quer protestar por uma causa nobre DEIXA ELE PROTESTAR! É um direito de todo cidadão e no atual estágio em que nos encontramos, quanto mais pessoas apoiarem os protestos, melhor será para todos nós.

4. Sem partidos = ditadura

Deve ter militantes de partidos políticos pulando de raiva numa hora dessas! Bem quando a melhor oportunidade de se promoverem e dizimar o adversário aparece, os manifestantes não deixam eles fazerem marketing de suas bandeiras.

Desde quando os protestos começaram e o apartidarismo se tornou característica do ato, venho acompanhando falácias do tipo “O povo não pode se manifestar sem partidos políticos, isso é coisa da ditadura!”. Mas é claro que o povo pode e deve fazer isso! Quando o povo se depara com partidos que não representam seus interesses é obvio que ele terá que tomar as rédeas da situação e foi o que ocorreu nesse caso. A falta de fé nos partidos políticos é mais do que compreensível e percebendo que eles não representam o povo, acho bastante válido que essa propaganda que eles querem vincular aos protestos seja excluída.

Digo mais: para aqueles que dizem que não podemos fazer nada pois precisamos de políticos para comandar, ressalto que a Tecnocracia e a Meritocracia estão aí para contrariar tudo isso. Deixa o povo saber como funcionam a união desses dois novos sistemas de governo e você perceberá a Pseudo Democracia em que vivemos despencar!

3.  Protestar não é válido porque virou modinha

Ah, os alternativos! Dos tipos chatos da Internet talvez os piores depois dos pseudo intelectuais. Dessa vez  os alternativos estão julgando os protestos como MODINHA! E, logicamente se colocando contra!

Meu desejo é que esses protestos virem modinha, eu quero isso, quero que seja moda, será a MODA mais útil de todos os tempos, afinal, as massas tem tendência de se unir a moda e espero que seja uma moda que permaneça até que o ultimo problema seja solucionado. Não entendo qual é o prazer desse povo em sempre ser do contra, será que desejam tanta atenção assim? Deve ser solitário ser um deles.

 2. Manifestação de sofá não valem

Valem sim camarada, claro que valem, o que não vale é que as manifestações fiquem apenas no “sofá” como era feito antes. Como você acha que isso começou? Foi nas redes sociais. Foi na Internet. Ou você pensa que foi a Globo que comandou o início das manifestações? Então todo tipo de apoio é válido! Claro que ajudaria mais se você pegasse essa sua garra e fosse com raça para as ruas. Mas , compreenda, nem todo mundo pode fazer isso e então deixem eles ajudarem do  jeito que podem, ok?

O ITEM 1 EU GOSTARIA DE DEIXAR AO LEITOR: DIGA QUAL É A LINHA DE PENSAMENTO QUE VOCÊ ACHA QUE DEVEMOS ABANDONAR PARA QUE ESSES PROTESTOS GANHEM AINDA MAIS FORÇA. GOSTARIA TAMBÉM QUE VOCÊ  , LEITOR, REFORÇASSE OS ITENS ANTERIORES SE VOCÊ ACHA QUE FALTA ALGUM PONTO A SER ABORDADO. 

VAMOS JUNTOS BRASIL, RUMO A VITÓRIA!