As cidades mais antigas do mundo (11)

No post de hoje não vou numerar, pois devem existir mais cidades antigas como estas que vou citar!

Há opiniões diversas a respeito de qual seja a cidade mais antiga do mundo que eu não ficaria surpresa em saber que qualquer uma poderia ocupar o primeiro lugar. Além disso, com tantas discrepâncias nos relatos históricos, as chances de várias outras estarem neste post, com relação ao título seriam igualmente iguais ou maiores as que aqui estão.

Enquanto a maioria das pessoas votam em Damasco, capital da Síria, como a cidade mais antiga do mundo, há alguns que acreditam que a cidade palestina de Jericó merece o título. E não são apenas Damasco e Jericó, mas várias outras cidades, incluindo Alepo, Biblos e Sidom, que também disputam o título de a cidade mais antiga do mundo. Além disso, o termo cidade pode ser pouco específico se levarmos em consideração o contexto antigo desses aglomerados.

Então conheça algumas das cidades mais antigas do planeta e deixe sua opinião.

Damasco, Síria

As cidades mais antigas do mundo (1)

Damasco, capital da Síria, é amplamente considerada a cidade mais antiga, bem como a capital mais antiga do mundo. Também conhecida como a Cidade de Jasmin, Damasco tem sido o centro do palco para algumas acontecimentos históricos na Ásia Central. O fato de que Damasco é a mais antiga cidade habitada do mundo também é reconhecido por historiadores, com evidências arqueológicas que sugerem que ela foi criada em algo em torno de 10.000 a 8.000 aC. Enquanto os testes de datação por carbono em Tell Ramad, nos arredores de Damasco sugerem que a cidade foi ocupada por volta de 6300 aC, as escavações arqueológicas da bacia do Barada revelam que humanos habitavam esta região, mesmo antes de 9000 aC. Aqueles que desafiam a credibilidade desta cidade como sendo a mais velho, muitas vezes recorrem ao fato de que não há muito em provas documentais sobre a cidade antes de os sírios tomarem o poder em torno de 1400 aC. A falta de evidência documentada é definitivamente um dos maiores problemas que possam vir a enfrentar durante a compilação de uma lista desse tipo.

Jericó

As cidades mais antigas do mundo (2)

Jericó, na Cisjordânia, também é considerada a cidade habitada mais antiga do mundo. Dos 20 assentamentos sucessivos que os arqueólogos já traçaram até aqui, os primeiros remontam a 9000 aC. Por volta de 7000 aC, Jericó era a maior cidade do mundo, com uma população de 2000 pessoas. Ela foi descrita como a Cidade das Palmeiras, no Antigo Testamentohoje Jericó possui tradição judaico-cristã, porém certas regiões de sua área foram erguidas, destruídas e reerguidas com o passar dos anos por diferentes culturas.

Alepo, Síria

As cidades mais antigas do mundo (3)

A cidade de Alepo ou Halab, como era conhecida como anteriormente, também esteve na disputa para ser a cidade mais antiga com registros que sugerem a existência de habitação humana nesta região desde 8000 aC. Enquanto as escavações em Tallet Alsauda sugerem que Alepo tenha sido ocupada desde 5000 aC, a cidade entrou em ribalta pela primeira vez no terceiro milênio aC, quando foi feita a capital da Armani Unida, e mais tarde de novo como parte da Rota da Seda.

Biblos, Líbano

As cidades mais antigas do mundo (4)

Biblos é uma das poucas cidades no mundo que têm sido continuamente habitada desde o período neolítico. Ela era inicialmente conhecida como Jebeil, foi rebatizada como Gebal pelos fenícios, e eventualmente, chamada de Biblos pelos romanos. Apesar de ser reconhecida como  o mais antigo assentamento humano ela estabeleceu-se como uma cidade apenas em 5000 aC.

Sidom, Líbano

As cidades mais antigas do mundo (5)

Assim como Biblos, a Cidade Velha de Sidon também tem sido continuamente habitada desde os tempos neolíticos. Também conhecida como Saidan, acredita-se que a cidade tenha sido estabelecida em algum lugar entre 6000 e 4000 aC. O Castelo do Mar de Sidom, que foi construído pelos cruzados em 1228, é a melhor opção se você quiser ver a Cidade Velha de Sidom.

Plovdiv, Bulgária

As cidades mais antigas do mundo (6)

Antes de Plovdiv – a maior cidade da Bulgária hoje – se tornar uma grande cidade romana, ela era apenas um pequeno povoado trácio. Os traços de assentamento neolítico em Plovdiv datam de 4000 aC. E mesmo que esta cidade tenha sido conhecida como Philippopolis na maior parte de sua história registrada, ele possui vários outros nomes, incluindo Eumolpias, Trimontium, Paldin e Filibe.

Jerusalém, Israel

As cidades mais antigas do mundo (7)

Quando falamos de Jerusalém como uma das cidades mais antigas do mundo, normalmente nos referimos a Cidade Velha – uma área murada dentro dos limites da cidade moderna. Evidências arqueológicas sugerem assentamentos humanos na Cidade Velha, então conhecida como Ir David, ou a Cidade de Davi, durante o 4 º milênio aC, com o primeiro assentamento registrado atribuída em algum lugar entre 4500 e 3500 aC. A primeira menção da cidade foi como Rusalimum e só foi registrada em 2000 aC.

Atenas, Grécia

As cidades mais antigas do mundo (8)

Enquanto a maioria de nós conhece Atenas como “o berço da civilização ocidental” e “berço da democracia”, poucas pessoas sabem que ela é considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Embora não haja evidência de habitação permanente em Atenas há pelo menos 7.000 anos, ela tornou-se uma grande cidade apenas durante o primeiro milênio aC, quando se desenvolveu como um renomado centro de ensino e do comércio na Grécia Antiga.

Gaziantep, Turquia

As cidades mais antigas do mundo (9)

Enquanto algumas cidades nesta lista têm sido continuamente habitada desde o período neolítico, Gaziantep, ou Antep, orgulha-se de ser continuamente habitada desde o período Paleolítico. Sua localização estratégica entre a Mesopotâmia e o Mediterrâneo tornou uma das cidades mais populares da história da região. A cidade de Gaziantep foi governada por vários impérios, desde os acádios e hititas pelos romanos e árabes.

Varanasi, Índia

As cidades mais antigas do mundo (10)

As pessoas no Ocidente conhecem Varanasi ou Benares, como a capital religiosa da Índia, mas a cidade também se orgulha de ser a cidade mais antiga da região e, sem dúvida, uma das cidades mais antigas do mundo. Mesmo que a evidência arqueológica mostre vestígios de assentamentos humanos em Varanasi, no século 11 aC, levou algum tempo para ela se desenvolver como uma cidade e como centro industrial. Mark Twain disse uma vez sobre Varanasi: “mais antiga do que a história, mais velha do que a tradição, mais antiga até que a lenda, e olha, duas vezes mais velha que tudo isso junto“.

Acredita-se que todas essas cidades existem há vários séculos, a questão é se elas têm sido continuamente habitadas por pessoas ou não, já que a primeira instância de assentamento humano por si só não pode determinar qual dessas cidades é a mais antiga. Com inúmeros relatos conflitantes, a história faz pouco para nos ajudar a decidir qual seja a cidade mais antiga, mas, novamente, não há como negar o fato de que todas estas cidades são únicas e têm muito mais história pra contar.

Fonte Buzzle

Posts Relacionados

Mais posts legais de outros blogs

Compartilhe esse post no Facebook
comentários
compartilhe

Deixe seu comentário


dsxbrasil - criação de sites, blogs e mascotes

Curiosidades

  • Revelada a verdadeira identidade de Jack, o Estripador (2)
  • 10 mulheres que entraram para a história do crime organizado
  • A reencarnação humana parece que foi comprovada por cientistas
  • provocantes-teorias-da-conspiração-políticas-10
  • Conheça 9 fatos sobre ressuscitar mortos
  • 7 classes de guerreiros de elite que já existiram na História
  • A Bíblia reescrita por Thomas Jefferson
  • 7001criacao
  • 10 desastres humanitários da atualidade ignorados pelo mundo (6)
  • 5 principais mudanças que ocorreram na Europa após a Primeira Guerra Mundial
  • 0532
  • Físicos afirmam que o fim do Universo pode estar próximo
  • Cacajao_calvus_Solimoes_river
  • 5 ideias estranhas por trás das descobertas científicas (1)
  • Estas imagens apenas se parecem obras do Photoshop (10)
  • Algumas curiosidades interessantes sobre a história das chuteiras de futebol (1)
  • eutesalvo-678f39afac25c0aa409ec51b24737ac3
  • 130710165212-wus-holland-dementia-3-horizontal-gallery
  • 10 comportamentos humanos explicados pela ciência (1)
  • simplescomplexas

Posts Populares

  • Os 12 defeitos insuportáveis dos Brasileiros
  • Os 100 maiores brasileiros de Todos os Tempos – Parte 1 –  e a nossa Opinião
  • Os 8 piores casos da DeepWeb que foram descobertos por internautas da Surface
  • 13 famosos que não merecem o reconhecimento recebido
  • 5 motivos do FIM do Ah Duvido
  • 15 vídeos perturbadores que fizeram sucesso na  Internet
  • Os 100 maiores brasileiros de Todos os Tempos – Parte 2 – e a nossa Opinião
  • Os 100 melhores Guitarristas de todos os tempos