10 melhores games de 2013 segundo a revista Time

MELHORESGAMES

A Time decidiu eleger os melhores games de 2013. Para isso, reuniu os maiores especialistas do assunto para realizar uma espécie de Oscar do Videogame. O resultado você confere nessa lista. Convenhamos: acho que esses especialistas não jogam videogame, pois que porra de critério adotaram para elencar os games dessa forma. Que os melhores games estão na lista, ok, isso é verdade, mas a posição que eles ficaram não é condizente com a opinião do público gamer. Tem gente jogando Wii U demais… cof cof…me cheira a publieditorial da Time … cof cof … Confira: 

10. Skylanders: Swap Force

9. Far Cry 3: Blood Dragon

8. BioShock Infinite

7. Pikmin 3

6. The Last of Us

5. Animal Crossing: New Leaf

4. Gone Home

3. Pokémon X/Y

2. Assassin’s Creed IV: Black Flag

1. Grand Theft Auto V

NOSSA OPINIÃO

Essa lista da Time cheira a publicidade camuflada. Certamente a Nintendo molhou a mão de alguém. Desde quando esses títulos do Wii U e Nintendo e companhia  poderia competir com outros títulos que brilharam esse ano?

Sejamos sensatos: Quanto mais o mercado Gamer evolui, mais a Nintendo perde espaço. A impressão que a empresa passa é que ela não quer mudar diante do mercado. Sempre os mesmo títulos, nunca traz nada que impacte… se não fosse os clássicos, qual seria o apoio da Nintendo no mercado?

Voltando a lista, acredito que o título de melhor do ano ficaria entre The Last of Us e Bioshock Infinite, com o GTA V em terceiro lugar. GTA V, sem dúvida, é um jogaço, porém, cá entre nós, trouxe apenas o que todos nós esperávamos de GTA… o jogo parece se aperfeiçoar apenas nos gráficos. Já The Last of Us foi uma completa inovação no Universo Gamer. Trouxe os games à um patamar novo. A maior prova que tive disso foi quando percebi minha vó assistindo meu irmão jogar e depois perguntar: “Qual era o nome daquele filme?”. O Jogo é simplesmente magnífico, a história é incrível, o ambiente, a jogabilidade, o realismo presente…. sem falar no final… o final é de segurar o choro. Quando os vaga-lumes falam para Joel que a menina vai morrer para que a cura possa ser criada, pensei: “Não acredito nessa porra! Que merda de final”. Mas não… NÃO! Eu estava completamente errado! Joel, naquele momento, encarna simplesmente o cara mais motherfucker de todo planeta pós-apocalíptico, pega a doze e apaga a luz da vagalumada de plantão! O cara detona tudo! O mais engraçado é ver alguns dos Vaga-Lumes desesperados comentando com outros “Quem é esse cara?! “. Entretanto, o final não seria tão brilhante se ele não tivesse finalizado a líder dos Vaga-lumes, sem pensar duas vezes, apenas para proteger a menina. Ficou nítido nessa situação que Joel sacrificaria a Humanidade inteira se isso garantisse a vida de Ellie.

Partindo para Bioshock, digo e repito: somente Fallout para competir de perto com esse jogo. Esses dois games – Bioshock e Fallout – não são apenas games. Eles criaram uma mitologia própria. Transcenderam a  linha do entretenimento e passaram para Arte. Somente quem jogou essas sagas para entender o que falo. Eles são tão ricos, tão criativos, que acredito que deveriam ser classificados como Obra-prima dos VideoGames.

No mais, retornando a lista, creio que deve ter havido influência de publicidade…. ou foi isso ou os “especialistas” de videogame preferiram escolher outros títulos toscos apenas para dizer que não seguem a opinião da maioria.