{"id":1327,"date":"2011-12-23T20:19:26","date_gmt":"2011-12-23T23:19:26","guid":{"rendered":"http:\/\/ahduvido.com.br\/?p=1327"},"modified":"2016-09-11T20:23:00","modified_gmt":"2016-09-11T23:23:00","slug":"as-10-ilusoes-sonoras-mais-incriveis-do-mundo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/ahduvido.com.br\/as-10-ilusoes-sonoras-mais-incriveis-do-mundo\/","title":{"rendered":"As 10 ilus\u00f5es sonoras mais incr\u00edveis do mundo"},"content":{"rendered":"\"\"\n

Nem tudo que voc\u00ea escuta \u00e9 interpretado pelo c\u00e9rebro de forma correta. Existem certos \u201cbug\u201d na interpreta\u00e7\u00e3o de \u00e1udio cerebral. Reunimos 10 ilus\u00f5es sonoras que colocam qualquer um com um ponto de interroga\u00e7\u00e3o na cabe\u00e7a. Para que voc\u00ea tire o m\u00e1ximo destes sons voc\u00ea deve ter fones de ouvidos est\u00e9reo e caixas est\u00e9reo tamb\u00e9m. A n\u00e3o ser que seja informado previamente (antes de cada arquivo de \u00e1udio) voc\u00ea dever\u00e1 ouvi-los com as caixas de som.
\nCaixas de som de notebook n\u00e3o s\u00e3o adequadas para a maioria destas ilus\u00f5es.<\/p>\n

10. ILUS\u00c3O DE ESCALA<\/strong><\/p>\n

Esta ilus\u00e3o foi descoberta por Diana Deutsch e \u00e9 um exemplo de como o nosso c\u00e9rebro \u201cagrupa\u201d notas similares como um \u00fanico som. Duas grandes escalas s\u00e3o tocadas: uma ascendente e outra descendente. No entanto, as notas se alternam de ouvido para ouvido. Por exemplo, o ouvido direito ouve a primeira nota da escala e em seguida a segunda nota da outra escala.<\/p>\n

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Nota:<\/strong>\u00a0Ou\u00e7a com os fones de ouvido est\u00e9reo, ou com as caixas de som um tanto afastadas.
\nH\u00e1 diversas maneiras em que as pessoas percebem estes sons, mas o mais comum \u00e9 agrupar as notas agudas e as graves juntas. Ao inv\u00e9s de as duas escalas as pessoas ouvem uma melodia descendente e re-ascendente em um ouvido e uma melodia ascendente e descendente no outro. Em outras palavras o c\u00e9rebro designa algumas das notas para uma orelha diferente para poder criar uma melodia coerente. Pessoas destras tendem a ouvir a melodia aguda no ouvido direito e a grave no esquerdo, enquanto os canhotos mostram respostas mais diversas.\u00a0Comente como voc\u00ea ouviu. Voc\u00ea pode ler mais detalhes sobre esta ilus\u00e3o\u00a0aqui<\/a>\u00a0(em ingl\u00eas).<\/p>\n

9. MELODIAS FANTASMA<\/strong><\/p>\n

Algumas obras musicais consistem em r\u00e1pidos arpejos ou outros padr\u00f5es em repeti\u00e7\u00e3o que mudam apenas sutilmente. Se elas s\u00e3o reproduzidas r\u00e1pido o suficiente o c\u00e9rebro capta as notas que mudam ocasionalmente e as agrupam inconscientemente para formar uma melodia. Esta mesma melodia desaparece se a m\u00fasica \u00e9 tocada mais lentamente.
\nCompare estas grava\u00e7\u00f5es de Christian Sinding chamadas de Fr\u00fchlingsrauschen (Flarfalhar da primavera). Na de alta velocidade as notas que mudam prolongam-se em nossa percep\u00e7\u00e3o tempo suficiente para serem ligadas em uma melodia, mas a velocidades mais baixas elas est\u00e3o muito distantes.<\/p>\n

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8. O PARADOXO DE SHEPHERD<\/strong><\/p>\n

Esta \u00e9 uma grava\u00e7\u00e3o dos tons ascendentes de Shepherd sintetizados por Jean-Claude Risser. Pares de acordes soam como se estivessem avan\u00e7ando na escala, mas em realidade o par inicial de acordes \u00e9 o mesmo que o par final. Se voc\u00ea toca o arquivo em modo de repeti\u00e7\u00e3o sem olhar para a tela ser\u00e1 imposs\u00edvel descobrir quando o arquivo termina ou come\u00e7a e a melodia parece ficar eternamente mais aguda.<\/p>\n

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7. SINOS CAINDO<\/strong><\/p>\n

Essa \u00e9 a grava\u00e7\u00e3o de um paradoxo onde sinos soam como se estivessem caindo no espa\u00e7o. Enquanto eles caem a altura do \u00e1udio parece ir ficando mais grave, mas em realidade esta ficando mais aguda. Se voc\u00ea colocar no modo de repetir perceber\u00e1 claramente a altura ficar mais grave quando o arquivo come\u00e7ar a tocar novamente. Isso revela que a altura do inicio \u00e9 obviamente mais grave do que a do fim.<\/p>\n

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6. BATIDA MAIS VELOZ<\/strong><\/p>\n

Essa grava\u00e7\u00e3o \u00e9 sutil. Uma batida de bateria soa como se seu ritmo estivesse ficando mais veloz, mas o ritmo inicial \u00e9 o mesmo do ritmo final. Ou\u00e7a com aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

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5. BARBEIRO VIRTUAL<\/strong><\/p>\n

Essa \u00e9 uma demonstra\u00e7\u00e3o do efeito est\u00e9reo. Ao ouvi-la voc\u00ea realmente sente-se na cadeira do barbeiro, com o homem se movendo ao seu redor, abrindo e fechando a tesoura por todo o seu cabelo. Quando o barbeiro se \u201cmove\u201d para a sua direita o volume aumenta sutilmente no fone da direita e diminui do da esquerda. Aumentar gradativamente o volume da tesoura em uma orelha faz parecer que ela est\u00e1 cada vez mais perto. A ilus\u00e3o demonstra nossa habilidade de localizar coisas no espa\u00e7o atrav\u00e9s do som; ao comparar a chegada do som nos dois ouvidos n\u00f3s podemos deduzir de onde o som se origina.<\/p>\n

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Nota:<\/strong>\u00a0Ou\u00e7a com os fones de ouvido est\u00e9reo.<\/p>\n

4. CAIXA DE F\u00d3SFOROS<\/strong><\/p>\n

Este \u00e9 similar ao do barbeiro, mostrado anteriormente. \u00c9 outra ilus\u00e3o est\u00e9reo. Nesta ilus\u00e3o um homem chacoalha uma caixa de f\u00f3sforos por toda sua volta e ocasionalmente acende alguns palitos.<\/p>\n

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3. O PARADOXO TR\u00cdTONO<\/strong><\/p>\n

Esta ilus\u00e3o tamb\u00e9m foi descoberta por Diana Deutsch. Nesta grava\u00e7\u00e3o algumas pessoas ouvem as duas notas indo do grave ao agudo enquanto outras ouvem do agudo ao grave. Esta \u00e9 excelente para ser ouvida em grupo para comparar as notas posteriormente. As notas sendo exibidas s\u00e3o chamadas de tr\u00edtonos \u2013 ficam exatamente no meio de uma escala musical padr\u00e3o. Estas notas eram consideradas diab\u00f3licas e n\u00e3o foram utilizadas em m\u00fasicas at\u00e9 os tempos modernos. S\u00e3o comumente utilizadas em\u00a0trilhas sonoras de filmes de terror<\/a>. Voc\u00ea pode ler mais sobre ela\u00a0aqui<\/a>\u00a0(em ingl\u00eas).<\/p>\n

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2. EFEITO MGGURK<\/strong><\/p>\n

Assista ao v\u00eddeo primeiramente (apenas uma vez<\/strong>) e depois leia o texto que segue.<\/p>\n