Os 10 piores furacões da história

18/09/2017

4. Katrina

O furacão Katrina é muitas vezes encarado como um desastre causado pelo homem, em vez de natural, especialmente por aqueles que criticam problemas de infraestrutura para o combate dos danos causadas por esta tempestade que devastou Nova Orleans e outras partes da Costa do Golfo.

No dia 26 de agosto de 2005, o Katrina parecia um furacão que estava perdendo força, mas começou a se fortalecer rapidamente para os níveis de Categoria 5 em águas quentes no Golfo. Até 28 de agosto, foi emitida uma ordem de evacuação obrigatória para Nova Orleans. À medida que o furacão da categoria 3 atingiu a cidade, a água destruía os sistemas de diques, fazendo com que eles quebrassem e as ruas ficassem inundadas.

Eventualmente, 80% da cidade estava submersa. Katrina deixou residentes que não podiam escapar presas em suas casas com as águas que subiam ao redor deles. Quarenta por cento das mortes relacionadas ao furacão eram por causa de afogamento. A reação tardia do governo federal à situação levou a reivindicações de incompetência e até mesmo desrespeito deliberado para pessoas pobres e negras.

Ao todo, o furacão Katrina tirou 1.833 vidas e US$ 108 bilhões e é considerado o furacão mais caro na história dos EUA. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergência chama isso de “desastre natural mais catastrófico na história dos EUA”. O furacão Katrina também deslocou 400 mil pessoas para áreas como Houston e Atlanta. Muitos nunca voltaram para Nova Orleans. Um sistema atualizado de diques foi concluído em 2013, mas os funcionários estão preocupados com o custo maciço de mantê-los com uma base de imposto encolhida.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20