Duro na queda: 10 vezes que tentaram matar Adolf Hitler e ele sobreviveu

13/06/2017

7. O Golpe de Estado que não aconteceu

Em 1938, Hans Oster, diretor de Inteligência do Gabinete Militar da Alemanha, planejava para não só a vida de Hitler, mas derrubar todo o Partido Nazista. Hitler tinha exigido o controle da Tchecoslováquia e Oster tinha certeza que suas ameaças puxariam a Alemanha para uma guerra mundial.

Ele estava disposto a pará-lo e assim planejou um golpe de Estado. Com uma equipe de 60 agentes, Oster ia conduzir a Alemanha a partir do Partido Nazista. Ele iria prender Hitler e, de uma forma ou de outra, se livrar dele. Alguns queriam executá-lo, alguns queriam declará-lo mentalmente doente, e ele próprio queria armá-lo e fingir que ele estava resistindo à prisão, mas todos concordaram que Hitler teria que sair do poder.

O golpe de Estado nunca aconteceu. Para surpresa de todos, o Acordo de Munique deixou a Alemanha anexar a Tchecoslováquia sem disparar um único tiro, e a guerra mundial que Oster temia não aconteceu – pelo menos não naquele mometo. Os conspiradores se desfizeram, acreditando que a crise havia acabado. E, no tempo que a guerra tinha realmente começado, eles estava muito fracos para conseguir fazer alguma coisa.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11