
02:12:14 (Robert) Qu’est-ce que tu en penses? Qu’est-ce que tu en penses? Qu’est-ce qu’il faut faire?
O que você acha? O que você acha? O que devemos fazer?
02:12:15 (Captain) Alors, là, je ne sais pas!
Não sei!
Mesmo com o alarme de stall ativado, os três pilotos discutiam a situação sem qualquer sinal de compreensão da natureza do problema.
No meio do pânico,nenhum comentário sobre o alarme de stall e o avião continuava a ser bombardeado pela turbulência, o capitão pede a Bonin para nivelar as asas
Eles discutem brevemente sobre se a aeronave está ganhando ou perdendo altitude.
Mais uma mostra de que, até segundos antes do impacto fatal, ninguém da tripulação tinha qualquer idéia do que estava acontecendo.
Enquanto o avião se aproximava a 10.000 pés de altura, Robert tenta retomar os controles e empurra o stick ao máximo, mas como o Airbus está em modo “ dual imput “, o seu sistema fly by wire faz uma média entre os dois sinais de entrada conflitantes que partiam dos sticks dos pilotos, um empurrando na tentativa de baixar o nariz do avião e ganhar velocidade, e o outro, de Bonin, puxando para não perder altitude.
O nariz do avião permanece apontado para cima.
02:13:40 (Robert) Remonte… remonte… remonte… remonte…
Suba… Suba… Suba… Suba…
02:13:40 (Bonin) Mais je suis à fond à cabrer depuis tout à l’heure!
Mas eu estava com o stick puxado o tempo todo !
Enfim, Bonin divide a informação crucial que estava com ele o tempo todo, e que todos na cabine falharam miseravelmente em entender.
02:13:42 (Captain) Non, non, non… Ne remonte pas… non, non.
Não, não, não…. Não suba.. não, não..