20 livros recomendados por Bill Gates para quem quer ter sucesso

17/09/2019
Livros recomendados por Bill Gates

Não há dúvidas de que Bill Gates é um dos nomes mais conhecidos da atualidade. E não somente por aqueles que trabalham com tecnologia, área em que ele mais se destacou. Hoje o bilionário possui projetos nos mais diversos ramos, mas tem se dedicado de forma especial a filantropia, ajudando a diminuir de verdade a pobreza em várias partes do mundo.

Porém, quando falamos de Bill Gates é difícil não lembrarmos de sua fortuna. Afinal, o bilionário sempre figura na lista de pessoas mais ricas segundo a Forbes, ocupando sempre as primeiras posições do ranking. Em 2019, ele está ocupando a segunda colocação, atrás apenas de Jeff Bezos, outro bilionário ligado a tecnologia. Hoje estima-se que a fortuna de Gates esteja perto de 100 bilhões de dólares.

Mas, afinal, qual é o segredo de sua fortuna? Como Bill Gates conseguiu ficar tão rico? O bilionário comenta que uma série de fatores contribuíram para que ele alcançasse o topo de sua carreira. Sorte, o momento certo, bons contatos e amigos certamente ajudaram. Mas um dos principais responsáveis pelo seu sucesso certamente foram os livros e as horas de estudo que ele dedicou a eles.

É por isso que, nesta lista, vamos enumerar os 20 livros recomendados por Bill Gates. Quer ter sucesso como ele? Então comece lendo estes livros o quanto antes!

20. A Marca da Vitória – Phil Knight

Livros recomendados por Bill Gates

“A Marca da Vitória” é um livro autobiográfico de Phil Knight, o criador de uma das marcas mais conhecidas do mundo, a Nike. A empresa é muito conhecida por conta dos calçados esportivos, mas já está presente em diversos outros segmentos, como roupas, acessórios e muitos outros setores da indústria, destacando-se em todos eles com a qualidade de sempre.

Nesta obra, Phil Knight conta como começou quando ainda tinha apenas 24 anos e resolveu largar a oportunidade de uma carreira convencional para começar algo próprio. Com dinheiro emprestado do pai, ele começou o seu negócio de importação de tênis de boa qualidade e baixo custo do Japão e percorreu um longo caminho até chegar ao patamar que conhecemos da Nike.

19. Aventuras Empresariais – John Brooks

Livros recomendados por Bill Gates

Bill Gates conta que “Aventuras Empresariais” é uma recomendação de ninguém menos que Warren Buffett, aquele que é conhecido como o maior investidor de todos os tempos e um dos homens mais ricos do mundo. Porém, o que surpreende é o fato de essa sugestão de livro ter sido dada há mais de 20 anos, ainda permanecendo na lista de favoritos do criador da Microsoft.

O livro reúne uma série de histórias ligadas a indústria de negócios, com lições ligadas a inovação, tecnologia, ética, comportamento humano e muitos outros temas. São todas histórias atemporais e que são válidas para empresas de todos os segmentos e países diferentes. Bill Gates mais do que recomenda.

18. O Sinal e o Ruído – Nate Silver

Livros recomendados por Bill Gates

O mundo evoluiu a um patamar em que é cada vez mais difícil distinguir entre o que é uma informação útil ou irrelevante. São tantos meios de comunicação disponíveis, como smartphones, computadores, tablets e smart TVs que disponibilizam notícias, opiniões e pesquisas praticamente sem parar. Como, então, manter-se ligado ao que realmente importa dentro desse contexto?

“O Sinal e o Ruído” é um livro que ensina exatamente isso. De uma forma didática e prática, o economista Nate Silver explica que o primeiro passo é garantir a qualidade da informação. Em sua obra, ele examina casos de sucesso e fracassos para determinar os que os melhores expoentes de cada área têm em comum em sua capacidade de filtrar tudo o que recebem.

17. Factfulness – Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling

Livros recomendados por Bill Gates

Ter opinião é importante. Mas ter uma opinião corretamente baseada é ainda mais importante. “Factfullness” é uma obra que incentiva as pessoas a se expressarem, mas o fazerem de forma correta, baseado em fatos e não somente em informações incorretas – o que geralmente acontece.

Bill Gates provavelmente gosta muito desse livro por ser uma pessoa inteligente e não gostar do fato de ser encarado como uma pessoa sem cultura. Ele gosta de estar devidamente pautado na hora de dar suas opiniões e essa obra de Hans Rosling o ajuda a fazer exatamente isso.

16. Como Mentir com Estatística – Darrell Huff

Livros recomendados por Bill Gates

Com um título bastante provocativo, “Como Mentir com Estatística” não é exatamente um livro que te ensina a mentir. Na verdade, trata-se de uma obra que te ajuda a identificar os mentirosos que utilizam a estatística para enganar, manipular ou forjar informações.

Usando gráficos, ilustrações ou dados incompletos, é perfeitamente possível criar cenários totalmente irrealistas e que não condizem com a realidade. Esse é o alerta que o autor do livro faz. Por ser uma pessoa influente, Bill Gates deve ter se interessado pelo livro para poder sempre estar prevenido contra esse tipo de manipulação.

15. E se? – Randall Munroe

Livros recomendados por Bill Gates

O que aconteceria com a humanidade se acontecesse um apocalipse robótico? E qual seria a consequência de rebatermos uma bola de baseball que fora lançada na velocidade da luz? Essas questões, aparentemente absurdas, são os objetos de pesquisa, estudo e escrita de Randall Munroe, autor do livro “E se?”.

Essa é uma excelente obra para curiosos e que possuem as dúvidas mais aleatórias possíveis. Os questionamentos mais impensáveis são lançados ao autor, que tenta responder da forma mais séria e responsável possível, embora algumas questões sejam claramente uma piada.

14. A Magia da Realidade – Richard Dawkins

Livros recomendados por Bill Gates

Pense em livro de biologia ilustrado e destinado a ensinar questões ligadas a essa ciência de forma clara, correta e divertida. Esse é o objetivo de “A Magia da Realidade”, obra escrita pelo conhecido biólogo Richard Dawkins. O objetivo dele foi criar um livro que ajudasse pessoas acima de 12 anos a entender diversos fenômenos da nossa realidade que mais parecem mágica.

Esse é o caso do arco-íris, terremotos, tsunamis, o surgimento da vida na Terra, a idade do universo e a origem das coisas. Certamente um livro muito bom para quem teve (ou tem) dificuldade para entender os fenômenos biológicos descritos no formato tradicional e precisa de um empurrãozinho de um método mais criativo.

13. A Ciência de Como não Estar Errado – Jordan Ellenberg

Livros recomendados por Bill Gates

“Quando é que eu vou usar isso em minha vida?” é uma das perguntas mais comuns dos alunos ao encarar os diversos conteúdos relacionados a matemática. Para muitos, essa ciência é abstrata e não possui aplicação prática em nossas vidas. Porém, essa não é a opinião de Jordan Ellenberg, que explica que a matemática está presente em praticamente todas as questões do cotidiano.

Desde as eleições presidenciais até a complexa tarefa de comprovar a existência de Deus, esse livro explica de forma bastante dinâmica e sem usar os jargões da área diversas questões da vida. Uma obra mais do que recomendada para aqueles que sempre tiveram calafrios com a ciência dos números.

12. The Box – Mark Levinson

Livros recomendados por Bill Gates

Você já parou para pensar em como o mundo mudou depois da invenção dos grandes containers de transportes? Aqueles que são transportados por grandes navios? Eu tenho certeza que essa não é uma preocupação sua, mas foi a de Marc Levinson, que percebeu que a economia (e o mundo todo) foi imensamente transformado com a essa invenção.

“The Box” é esse livro que você acha que não precisa, mas é de grande importância caso você queira entender como o mundo mudou nos últimos anos. Bill Gates percebeu que precisava desse conhecimento e atribui muita importância a esse livro, colocando-o como um de seus preferidos.

11. The Grid – Gretchen Bakke

Livros recomendados por Bill Gates

A preocupação ambiental é constante nos pensamentos de Bill Gates. Ele frequentemente é visto participando de simpósios e outras iniciativas em prol do meio ambiente. “The Grid” é um livro que representa essa preocupação do bilionário, mostrando que ele de fato estuda a respeito do assunto.

A obra propõe um formato de construção e desconstrução, uma metodologia de pensamento nova para uma indústria tão antiga (a de energia). Com base nos pensamentos dessa linha, diversos segmentos podem ser transformados, como a captação de energia eólica, através da água e até a sola. Uma leitura indicada para quem também se preocupam com o meio ambiente.

10. Abundância – Peter H. Diamandis e Steven Kotler

Livros recomendados por Bill Gates

Você é uma pessoa pessimista? Acredita que o mundo não tem mais solução? Os problemas são tão grandes que a humanidade não vai conseguir revertê-los? Então você precisa ler “Abundância”, livro de Peter H DIamandis e Steven Kotler que mostram que, na verdade, vivemos em uma sociedade e época em que tudo é abundante.

Essa é outra obra que mostra a visão de Bill Gates com relação ao mundo. Ele se preocupa tanto com questões sociais e ambientais que consome muitos livros que tratam do assunto. É interessante ver um bilionário, uma pessoa com a vida ganha, preocupando-se com questões como essas.

9. Colapso – Jared Diamond

Livros recomendados por Bill Gates

No passado, grandes civilizações existiram e marcaram a época. Egito, Grécia, Maias e tantas outras deixaram influências importantes para as nações posteriores. Porém, o que há em comum entre todas essas civilizações? Todas colapsaram e, se ainda existem, não encontram nem metade da glória que tinham no passado.

Essa é análise que Jared Diamond faz em “Colapso”, um importante livro ganhador do renomado prêmio Pulitzer. Mais uma obra que faz uma importante análise de como evoluiu o mundo, especialmente do ponto de vista das civilizações. Ao olhar para o passado, podemos aprender e não repetir os mesmos erros cometidos.

8. The World Until Yesterday – Jared Diamond

Livros recomendados por Bill Gates

Você já parou para imaginar como seria o mundo sem as principais tecnologias que existem hoje? A internet, o smartphone e as transmissões de diversos meios? Nem é preciso pensar muito, pois quase todas essas invenções surgiram muito recentemente, em um espaço que compreende menos de 50 anos.

A análise de Jared Diamond, autor renomado ganhador de vários prêmios, é interessante porque nos faz pensar no mundo atual que é muito dependente das grandes tecnologias. Pense no apuro que você passaria hoje se tivesse que ficar uma semana (ou mesmo um dia) sem o seu celular, por exemplo.

7. A Sexta Extinção – Elizabeth Kolbert

Livros recomendados por Bill Gates

Hoje o mundo está passando pelo que Elizabeth Kolbert chama de a sexta extinção a nível mundial. Porém, diferente do que aconteceu no passado, o fenômeno que acontece atualmente é promovido pelos seres humanos que são os principais responsáveis pelo que está ocorrendo.

Em seu livro, a autora não somente faz essa análise, bem como lista os animais e espécies que entraram em extinção nesse período chamado de a sexta extinção. Mais um livro que mostra a preocupação de Bill Gates com o meio ambiente e os seus esforços para combater o impacto humano no planeta.

6. Os Anjos Bons da Nossa Natureza – Steven Pinker

Livros recomendados por Bill Gates

Mais um livro que mostra o lado positivo do nosso planeta. “Os Anjos Bons da Nossa Natureza” destacam os avanços da humanidade em várias áreas, como a diminuição da pobreza, do desmatamento e da desigualdade social e racial. Uma obra que destaca que o ser humano ainda tem jeito e tem caminhado para a direção correta quando o assunto é a dignidade.

Bill Gates é realmente apaixonado pelo tema. Os diversos livros que lê acerca desse assunto mostram que ele está preocupado com o meio ambiente de verdade e já propões soluções factuais para solucionar os principais problemas da sociedade atual.

5. Enlightenment Now – Steve Pinker

Livros recomendados por Bill Gates

O livro “Enlightenment Now”, ou “Iluminismo Agora” (em tradução livre), é uma obra que mostra os avanços na razão, ciência e áreas humanísticas que o iluminismo trouxe para a sociedade. Para aqueles que gostam de entender como a sociedade reage às diversas mudanças na sociedade, esse é um livro obrigatório.

4. Sapiens – Yuval Noah Harari

Livros recomendados por Bill Gates

Considerado um livro muito importante para quem defende a ideia do evolucionismo, Sapiens, de Yuval Noah Harari, mostra o que ele considera ser uma breve história do gênero humano sob a perspectiva científica. O autor baseou a sua obra em outro livro de um autor dessa lista, Jared Diamond, usando o “Colapso” como inspiração.

Esse livro faz um longo passeio pela suposta história do ser humano primitivo até os dias atuais e mostra como a espécie evoluiu ao longo do tempo. Um livro muito recomendado para todos os estudiosos, pois lança uma luz sobre diversas questões da humanidade.

3. Homo Deus – Yuval Noah Harari

Livros recomendados por Bill Gates

“Homo Deus” é uma espécie de continuação de Sapiens, o livro anterior da lista. O autor, Yuval Hariri, dessa vez relata a história ao descrever os eventos e a experiência humana individual. Ele também aborda ética em relação ao histórico da espécie humana, expandido o seu campo de estudo.

Ao contrário do livro anterior, “Homo Deus” lida com mais habilidades adquiridas pelos seres humanos ao longo de sua existência e evolução como espécie dominante do planeta. O livro ainda tenta pintar uma imagem do futuro com base nas perspectivas atuais.

2. The Bully Pulpit – Doris Kearns Goodwin

Livros recomendados por Bill Gates

O abismo entre os ricos e pobres nunca esteve tão grande. Diversas regulações legislativas estrangulam a população. Empresas gigantescas não param de prosperar. A política não ajuda na distribuição de riquezas. Um atentado a bomba explode em alguma rua movimentada. Essas são questões que preocupam DOris Kearns Goodwin, autor do livro “The Bully Pulpit”.

Essa obra faz uma análise história profunda sobre a primeira década da era progressista, mostrando os principais acontecimentos e seus impactados na sociedade. Um livro muito importante para manter em vista tudo o que acontece ao nosso redor, sem perder de escopo o que esses eventos trazem de consequências para o mundo todo.

1. A Full Life – Jimmy Carter

Livros recomendados por Bill Gates

Nesta bibliografia de Jimmy Carter, o autor faz um importante passeio sobre sua carreira em seus 90 anos de vida. O livro passa por suas experiências políticas, empresariais, evangelísticas e humanistas, trazendo o ponto de vista de que passou com cada um desses momentos.

O livro traz uma história detalhada dessa personalidade norte-americana, e mostra que Bill Gates é realmente fã de uma boa bibliografia. É provável que o bilionário e Jimmy Carter sejam até mesmo amigos pessoais, aumentando a intimidade de Gates com a obra – a número 1 em sua lista de livros favoritos.