10 guerras que os Estados Unidos não precisariam ter participado

23/06/2017

2. Operação “Fúria Urgente” em Grenada, 1983

O presidente Ronald Reagan iniciou a Operação “Fúria Urgente” em outubro de 1983, como resultado da instabilidade na ilha marxista controlada de Granada. O primeiro-ministro de Granada tinha sido recentemente executada em um golpe violento e o novo governo impôs um rigoroso toque de recolher de 24 horas imposto por execuções sumárias.

Temendo que os estudantes de medicina na ilha fossem prejudicados, Reagan ordenou uma invasão. Um ataque aéreo capturou rapidamente os dois únicos aeroportos da ilha, apesar de forte resistência dos Granados e seus conselheiros militares cubanos. Operações de combate foram concluídas em três dias, o governo de Granada foi substituído e todos os estudantes norte-americanos foram resgatados com segurança.

Quando perguntado por que ele não obteve a autorização do Congresso, o presidente Reagan argumentou que ele tinha que agir de forma decisiva para salvar as vidas dos estudantes de medicina. De qualquer forma, a velocidade da invasão significou que o Congresso foi presenteado com um fato consumado. A intervenção foi condenada internacionalmente como uma violação da soberania de Granada, mas era extremamente popular dentro do país. Ele ainda inspirou um filme de Clint Eastwood.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11