Teletransporte: 5 implicações da invenção

12/03/2015

Olá caro colegas ahduvidenses, eu voltei! Fazia tempo que não passava por aqui, não é? Pois bem, o projeto é agora manter uma rotina de atualizações, espero que dê certo. Irei começar com um assunto um tanto intrigante: Teletransporte.

Quem acompanhou essa greve dos caminhoneiros deve ter pensado em mil e uma soluções convencionais para resolver esse problemão. Porém, nós, pessoas não convencionais logicamente pensamos em soluções não convencionais. E se há algo totalmente não convencional na Ciência é o Teletransporte.

 

O teletransporte ou teleporte seria o processo de moção de objetos de um lugar para outro com a transformação da matéria em alguma forma de energia e sua posterior reconstituição em outro local de forma praticamente instantânea. A idéia oficialmente surgiu com Star Trek, porém, desde a antiguidade o homem fala sobre o transporte instantâneo de matéria, ou por meio de magia, ou por meio de fenômenos e lendas sinistras. A maioria das pessoas que pensam no teletransporte não pensam que ele é o salto desse período da Humanidade para um superior e por isso é bem provável que não venha ser concretizado até o momento que seja de extrema necessidade tê-lo! Veja as implicações que podem gerar a invenção:

5. Nova Revolução Industrial

Um parâmetro essencial para que aconteça uma revolução industrial é o aumento estrondoso da Produtividade. Produzir mais em menos tempo e com custo menor é a força motriz da industria desse estágio para um mais elevado. A invenção do teletransporte traria isso. Estoques poderiam trabalhar perto de zero, produtos com prazo curtissimos de entregas, cargas entregues com rapidez nunca vista antes. Os próprios maquinários industriais poderia usar o teletransporte…. esteiras, empilhadeiras, eixos de locomoção, nada disso existiria mais! A matéria-prima sai de uma máquina, entre instantaneamente em outra, num processo veloz, aumentando a produtividade à estratosfera. Mas nem tudo são rosas: tanta produtividade traria um desemprego em massa! É incalculável o quanto iria aumentar o desemprego com uma invenção dessas! Muitas funções operacionais da industria iriam sumir. Muitas funções técnicas também.

4. Extinção de cargos e profissionais

Como dito acima, essa revolução traria consigo aspectos negativos, entre esses seria o sumiço de certos profissionais do mercado. Os caminhoneiros, por exemplo. É difícil medir o quanto das profissões ligadas a industria que existem hoje estariam totalmente imunes a esse efeito cascata que uma invenção dessa magnitude acarretaria. Sem falar no comércio eletrônico… comprar pela Internet com certeza seria a opção da muitos! Nada mais de ficar esperando aquelas entregas que chegam atrasadas e que o Correio joga por cima do muro, mesmo em dias de chuva, no endereço do seu vizinho!

3. Legislação do Teletransporte

Não iria demorar para leis e mais leis sobre o uso do teletransporte surgissem. Isso porque, como sabemos, o ser humano é o ser mais “Filha da mãe” que o Universo conhece, depois dos vogons. Sem demora alguém iria ter a idéia de usar a invenção para realizar o mal supremo e aí só Deus sabe em que resultaria. Já pensou, se alguém hackeasse o equipamento e no display de entrega do teletransporte receptor aparecesse que você está recebendo o box do bluray do Games of Thrones e quando você aceita aparece uma granada? É provavelmente você não imaginou isso, mas o MacGuiver sim! Quer dizer, o Macguiver nunca imaginaria uma granada como uma granada e sim, três palitos de dente e um chiclete!

2. Disseminação Cultural

Bem, tudo isso que foi imaginado no texto acima leva em consideração a seguinte hipótese: de maneira alguma a invenção do teletransporte conseguiria teletransportar seres vivos! Primeiro porque desintegrar completamente um corpo vivo resultaria na morte, por mais rápida que fosse a reintegração. E se, por milagre continuasse vivo, essa pessoa seria ela mesma ou uma cópia? Não teríamos como saber… existirão tantas questões levantadas nesse “novo mundo” criado pelo teletransporte que na graduação Teletransportalogia teria umas cinco cadeiras de Filosofia!

Eliminando nossa lógica e supondo que realmente seja possível teletransportar seres vivos sem que eles batam as botas, então teríamos um cenário mundial completamente diferente. Imagine você, com liberdade de ir para qualquer lugar do mundo em questão de segundos? Fantástico, não é? E se grande parte do mundo fizesse isso, a disseminação cultural seria intensa… provavelmente, boa parte dos povos perderiam sua identidade frente uma nação com maior influência já que o transito de todo tipo de pessoas por todos os lugares possíveis.

1. Criminalidade

Com certeza, essa é a pior faceta da invenção! O Teletransporte claramente pode servir como arma. Se for possível teletransportar seres vivos, sequestros e homícidios seriam facilitados pelo equipamento. Se não, bastaria desintegrar alguém para sumir com o sujeito para sempre.

Entretanto, tal como a arma de fogo e a energia nuclear, a má intenção não está no equipamento e sim em quem manipula.

E você, o que acha dessa história toda? Quais outros fatores implicariam no mundo pós-teletransporte?