SBT insere Mensagem Subliminar durante a programação

Não sei o que passa na cabeça maluca do ciborgue Silvio Santos mas, com certeza, deve ser algo mais doido que o Bob Marley comemorando o Dia da Maconha. Além de retirar o seu famoso “tapa-buracos” Chaves da grade semanal, jogando-o para as madrugadas dos finais de semana para dar mais e forçar a exposição de sua filha, o “Patrão” resolveu reviver a novela Carrossel e para fazer propaganda, inseriu durante a programação mensagens subliminares. Veja os vídeos abaixo:

As mensagens que tem aproximadamente 1 segundo, exibindo “Carrossel vem aí” ou é uma medida anti-ética descarada ou um artifício usado para criar polêmica. Uma coisa é certa: isso só mostra o desespero da emissora em emplacar a novela. SBT vem de fracassos constantes já faz um bom tempo. Não consegue adicionar a grade um programa que faça sucesso. Sua política de “eterna renovação do mesmo” desenterrando apresentadores como Ratinho, Raul Gil, entre outros e mantendo no ar apresentadores sem graça como Celso Portiolli e Carlos Alberto de Nobrega, acabam condenando o Ibope da ex-segundona. E cá entre nós, em uma sociedade que exige cada vez mais inovação para se manter liga a ultrapassada Televisão, o SBT termina indo contra a corrente.

O que é Mensagem Subliminar?

É qualquer tipo de estímulo captado pelo cérebro humano de modo não consciente. Em outras palavras, são mensagens que entram nas nossas cabeças sem percebermos. Alguns especialistas acreditam que subliminares não existem, mas outros garantem que estamos cercados por estímulos “fantasmas” – visuais e sonoros, principalmente. Os exemplos mais evidentes de mensagens subliminares são frases e imagens inseridas no meio de filmes tão rapidamente que não se consegue captá-las conscientemente. Muitas vezes fica a dúvida se você viu alguma coisa ou não, mas seu cérebro certamente captou a mensagem. O limite entre a percepção consciente e inconsciente é incerto, mesmo porque varia de pessoa para pessoa. “Eu trabalho com o limite de 1 frame (0,04 segundo), mas os ingleses aceitam até 3 frames (0,12 segundo)”, diz o publicitário Flávio Calazans, professor da Faculdade Casper Líbero e autor do livro Propaganda Subliminar Multimídia. Talvez daí venha a autorização do SBT em vincular a imagem: o tempo. Demora quase 1 segundo, sendo perceptível ao telespectador atento. O distraído apenas vai ver um piscar na tela.

Um caso famoso é o do publicitário Jim Vicary, que, em 1956, inseriu as mensagens “Beba Coca-Cola” e “Coma pipoca” entre as cenas de um filme, o que teria aumentado o consumo do refrigerante em 57% e o de pipoca em 18% na saída do cinema. Especialistas consideram esses números um pouco exagerados, mas poucos negam o poder publicitário das subliminares, principalmente com produtos já conhecidos e de baixo valor. No Brasil, as leis não proíbem esse tipo de estratégia, embora o Código de Defesa do Consumidor dê espaço para processos se você se sentir enganado. Já nos Estados Unidos e na Europa, as leis são mais rigorosas. Em 1973, por exemplo, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos tirou do ar o filme publicitário do jogo Kusher Du sob a acusação de contrariar o interesse do público ao piscar várias vezes, em frações de segundo, a expressão “Compre-o”.

Alguns casos conhecidos

Você já deve ter visto algum destes filmes mas não sabia das mensagens invisíveis

Galã sobrenatural

No filme Clube da Luta, o personagem vivido por Brad Pitt é um doidão que trabalha, entre outras coisas, em um cinema. Uma das suas diversões é inserir imagens pornográficas em filmes infantis. Coincidência ou não, imagens do galã piscam na tela (durante 0,04 segundo) em quatro cenas antes da sua verdadeira aparição para o espectador. No final do filme, pouco antes de entrarem os créditos, um pênis toma conta da tela inteira por 0,1 segundo – tempo demais para não ser percebido.

Escândalo na Disney

Em janeiro de 1999, os fãs dos estúdios Disney ficaram chocados com um comunicado divulgado pela empresa: todos os 3,4 milhões de fitas de Bernardo e Bianca seriam recolhidos das lojas e locadoras porque o desenho continha a imagem de uma mulher nua escondida em uma das cenas. Aos 28 minutos do filme, o casal de ratinhos passa em frente a um prédio cheio de janelas e, em uma delas, está a tal mulher peituda. A Disney classificou o caso como brincadeira de um estagiário.

Não era a primeira vez que a Disney é processada por esse tipo de “atitude”. Ela é acusada de inserir em vários desenhos. mensagens subliminares que sugerem o ato sexual. Ninguém sabe qual é o objetivo da Disney com isso mas é uma baita sacanagem … literalmente falando.

Ruídos no silêncio

Não há dúvidas de que as cenas da garotinha Regan, de O Exorcista (1973), sendo possuída pelo demônio já seriam suficientes para nos roubar muitas noites de sono, mas o que você não sabe é que o filme ficou muito mais assustador graças a recursos subliminares. A trilha sonora está cheia de sons perturbadores em freqüência imperceptível. São ruídos como zunidos de abelhas e gritos de porcos durante o abate, inseridos até em cenas de silêncio total. A técnica rendeu ao filme o Oscar de Melhor Som.

Tags do Post

Comente pelo Facebook

Comentários

    • Thiago
      Responder

      KKKKKKKKKKKKKK eh por isso que se chama subliminar, vc já aceitou como NATURAL uma propaganda quem nem deveria estar lá: no meio da notícia, do filme, ou qualquer outra ação…

      Já vi que vc gostará de Carrossel e nem sabe pq!

    • ahduvido
      Responder

      Falando com a minha mãe a respeito nesse final de semana, ela não percebeu nada. Talvez o grau de percepção esteja relacionado com a idade. Pessoas mais jovens percebem mais facilmente. Ou talvez seja o quanto o seu cerebro está treinado, não sei responder, eu percebi de imediato mas as pessoas mais velhas que perguntei não viram. Lembrando que o SBT é uma emissora destinada para o público adulto e da terceira idade da faixa dos 35 aos 70. Pessoal que ler isso, pergunte para uma pessoa mais velha próxima para nós conseguirmos chegar a uma conclusão.

      • fernanda
        Responder

        Mês passado eu tava assitindo Harry Potter com meu namorado, e durante uma cena, do nada, apareceu uma imagem toda branca com o nome “baú da felicidade”, por milésimos de segundos. Eu perguntei ao meu namorado se ele tinha visto, e ele tava prestando atenção no filme mas disse que não viu. Mas eu consegui perceber. Acho que nem todo mundo consegue perceber conscientemente, por isso é subliminar.

  1. Carol
    Responder

    Pior é a propaganda do perfume “florasense”, logo no começo do segundo vídeo!!Que eu saiba aquele é um programa para crianças…

  2. Rian_MG
    Responder

    Achei estranho isso, já vi isso umas 3 vezes quando tava assistindo o sbt no meio de um programa do nada aparece essa propaganda e depois some rapidamente, parece um tipo de mensagem subliminar mesmo.

  3. Ubiracyr
    Responder

    Puxa pensei que era somente eu que teria visto isso, ja vi varias vezes, mas hoje, vi um diferente, que não é do perfume, nem esse verde da novela, é um amarelo, se eu conseguir acha-lo vou postar aqui, pesei que seria subliminar sim

  4. Chacal_AS
    Responder

    As mensagens sublinares são captadas mas não afetam nosso poder de decisão. A pesquisa que vc citou do Jim Vicary é fake, ele mesmo admitiu ter adulterado os dados por sofrer pressão por resultados.

    • Messias Águia
      Responder

      Só sei de uma coisa que toda vez que aparece essas mensagens no SBT, minha mente fica confusa causando danos momentâneos e fazendo ficar tonto por minutos, preciso de ajuda, pois quero entrar com uma ação contra a emissora por causa disso!

  5. TonyStone
    Responder

    Visto que a televisão tem efeito semi-hipnótico, o cérebro nesse estado poderia aceitar tais estímulos visuais sem notá-los e então a propaganda poderia ser considerada subliminar.
    Para saber mais sobre o assunto procurem por obras de Flávio Calazans que é um dos maiores especialistas brasileiros em mensagem subliminar, tendo estudado o assunto ao longo de mais de 20 anos.

  6. Carol
    Responder

    Fica todo mundo falando “não é subliminar” pq da pra ver é propaganda comum.
    A intenção ou é fazer polêmica ou um subliminar falho, EMFIM ridículo. Ontem vendo entrevista com vampiro 2x entrou essa imagem do carrosel, uma falta de ética e respeito com o telespectador. Imagina se isso pegar? Estamos vendo um filme na sessão da tarde e do nada um flash de ZORRA TOTAL no meio??

  7. Saaddasdasds
    Responder

    Mensagem subliminar é quando vc não enxerga a mensagem,mais seu cérebro o capta!
    Essa mensagem não só o meu cérebro que captou,mais meus olhos,os vizinhos,os cachorros,baleias e por ai vai de tão na cara que essa mensagem está!

  8. David
    Responder

    A apelação é tanta que, teve uma cena de um episódio da série “Eu, A Patroa e As Crianças (My Wife And Kids)” exibida pelo SBT onde o filho do Michael Kyle estava zapeando canais na TV. Dentre as cenas dos canais que eram exibidas enquanto o moleque zapeava, deram um jeito de inserir uma cena da novela Carrossel.

  9. Comentarista Anonima
    Responder

    bom, eu ñ entendii !! oq o carrossel teem avêr com esses programas so pelo fato de nao mostrar o despero

  10. San
    Responder

    Vcs ja viram tbem, Logo no inicio do Programa do Patati e Patata…no desenho que se inicia, onde eles dormem dentro da sua casa, que esta em cima de um “penis”… porque isso?

  11. Messias Águia
    Responder

    Só sei de uma coisa que toda vez que aparece essas mensagens no SBT, minha mente fica confusa causando danos momentâneos e fazendo ficar tonto por minutos, preciso de ajuda, pois quero entrar com uma ação contra a emissora por causa disso!

  12. Messias Águia
    Responder

    Enviei ao SBT
    Estou com problemas e preciso passar isso aos agentes dessa renomada emissora. O assunto é sobre essas mensagens subliminares que vocês vêm inserindo em sua programação: Só sei de uma coisa que toda vez que aparece essas mensagens no SBT, minha mente fica confusa causando danos momentâneos e fazendo ficar tonto por minutos, preciso contatá-los, pois quero entrar com uma ação contra a emissora por causa disso! Não quero prejudicar ninguém até porque é a emissora que mais assisto com minha família.

  13. Bruno Lima
    Responder

    SBT está em um nível muito baixo… varias vezes você está assistindo e muito rapidamente vê "Jequiti

    • Joao Pedro
      Responder

      Exatamente! Eles estão fazendo essa desgraça o tempo todo! Os canais abertos são uma armadilha para nós usuários. A saída é abandonar completamente a televisão! É controle mental!

  14. Everson Freitas
    Responder

    O NEGÓCIO É O SEGUINTE VMS TODOS BOICOTÁ O SBT, VMS PROTESTAR E PUBLICAR ONDE PUDERMOS AÇÃO PESSOAL DIVULGUEM NOSSA CABEÇA NAUM É LIXO PRA ELES SE SENTIREM NO DIREITO DE FAZEREM OQ QUIZEREM DA NOSSA MENTE.

    • Bryan Milane
      Responder

      O certo é ninguém se intrometer sobre isso,as redes são pagas para isso. Tipo,obrigadas.
      A gente não deve fazer nada,como disse no comentário anterior,temos o direito de fazermos oque quisermos da nossa vida. Eu sei,não é justo que as pessoas boas,pagem por isso.. infelismente o mundo é assim,temos que ter a conciência que,Jesus(Deus) e o Inferno(Satanás,Capeta,Demônio,,etc..) Existem.. Entrege-se ao Senhor Jesus enquanto antes,essa foto minha,eu sei.. é diábolica (o jogo)..
      Mas não so perfeito,tento de tudo parar de jogar. Mas logo consigo,bjão gente! 🙂

    • Bryan Milane
      Responder

      Fato ! Disse tudo,e não só isso gente. Salve Jorge,é um saldamento ao Demônio,para quem não sabe.

  15. Lucas Szpäk
    Responder

    Não são mensagens subliminares essas mensagens mostradas na grade de programação do SBT. Mensagem subliminar é algo imperceptível, que se instaura no seu subconsciente e essas mensagens são bem explícitas. A diferença é que são "propagandas" rodadas num curto espaço de tempo. Mas qualquer um pode perceber os anúncios. Abraços.

  16. Walter Solidões
    Responder

    suponho que muitas coisas na TV deviam serm desprezados pelos telepctadores… por exemplo, a divulgação excessiva do crime faz dele ALGO TÃO IMPORTANTE QUE FABRICA, mais criminosos, quem já não tem Nada Rico na MENTE ao ouvir EXCESSIVAMENTE, tais coisas fica mesmo derrubado e até que recobra o Bom Sentido, pode incorrer em algum desvario, se o tal for ` pobre de espírito`. nisso vejo que o melhor é ter mais SENSO CRÍTICO, ao escolher o que Seus PRECIOSOS OLHOS mira…

  17. Ismael Schmitz
    Responder

    olá meu nome é Ismael Shcmitz moro em Anitápolis na vila nova gostaria de participar da novela carrosse.meu número de telefone é:32560053.muito obrigado espero ser um grande ator de novela.

  18. Marcos Arenas
    Responder

    kkkkkkkkkk para uma emissora que passa séries(as mais ridiculas) dos anos 80, nada melhor, do que uma técnica dos anos 70 para tentar “entrar na mente das pessoas”.
    Mais ridículo impossível!!!

    • Vittorio Serafin
      Responder

      Também observei a propaganda da marca de perfume do grupo, interposta a programas e até filmes. Isso é um desrespeito e um crime, cria uma sensação de "Dejá vú" favorável a essa marca .Mas neste país de Terceiro Mundo, o "presidente" do grupo finge que não sabe e tudo termina em pizza !

  19. Marcos Arenas
    Responder

    kkkkkkkkkk para uma emissora que passa séries(as mais ridiculas) dos anos 80, nada melhor, do que uma técnica dos anos 70 para tentar “entrar na mente das pessoas”.
    Mais ridículo impossível!!!

  20. Weber Almeida
    Responder

    se dependesse e mim, todas propagandas seriam assim, removendo os comerciais longos e intermináveis entre um programa e outro ou entres capítulos. =)

  21. Bryan Milane
    Responder

    Olha gente. Ninguém é perfeito. Tá, assistimos e erramos ao assistir, normal, não sabiamos.
    O certo agora é, ajudar aos que necessitam e que são viciados diabólicamente aos desenhos da Disney.
    Não que eu diga:
    -É proibido assistir, isso, isso e aquilo..
    Claro que não, cada um faz oque quer da vida, temos o livro e árbitrio. Mas sempre me disponho a ajudar as pessoas, mesmo que eu seja humilhado com palavras que machucam. Ou que ofendam o meu Deus e a Igreja.
    Fazer oque, ninguém é perfeito! Deus ama Vocês. Ficam com Deus.. cuidado, que não é apenas (Desenhos Animados) que tem MS – Mensagem Subliminar. Pornografia é também, filmes de terror,(como já disse, porno) e etc..
    Espero ter ajudo, boa noite!

  22. Ivan Garcia
    Responder

    Pois é!
    Mais um capitulo da novela "A destruição da TV Brasileira Pelo Silvio Santos"!!!
    Parece que ele quer a qualquer custo aumentar a audiência do SBT!
    O que ele não sabe ou não quer fazer, é que audiência se conquista com respeito ao telespectador, não com mudanças enlouquecidas de horários ou "guerrilhas entre as emissoras"!
    Se ele já tivesse respeitado o telespectador desde o começo, o SBT teria uma grande audiência e não precisaria deste recurso deplorável das propagandas subliminarses para manter o faturamento!
    O pior de tudo é a nossa legislação permitir tal ato… fazer o quê né?
    Vamos tentar mudar isso nas próximas eleições, quem sabe tornem o Conar uma instituição confiável!!!!!

  23. Astk Art
    Responder

    to la assistindo um filme ai do nada menos de 0.3 segundo praticamente aquele JEQUETI sei la q poha de nome é… so sei q é dos baguios la de perfume e blablabla… enfim isso é chato pra carai … enxe o saco … e toda vez q dar isso eu tenho reação de ir pra trás os olhos fecham rapidos … e sei la … so sei q tou invocado queria muito q alguem tirasse essa poha e a sbt se lascasse

  24. Washington Pissika França
    Responder

    não é só o sbt que é lixo a record e a globo são piores ainda… um nojo… depois que criaram a tv por assinatura, os empresários das tvs por assinatura entraram em um acordo com os donos de empresas de televisão para o povão não poder assistir nada que presta na tv aberta, obrigando as pessoas a pagarem por uma tv por assinatura,,, essa é a verdade

  25. Washington Pissika França
    Responder

    agora sobre estas tais mensagens subliminares, eu acho que é uma inovação do SBT que está de parabéns, criou uma nova forma de divulgar seus produtos… os incomodados que mudem de canal… por que ta assistindo né… se fosse ruim não tava assistindo… estaria em outro canal… em vez de atacar só o
    sbt, fale de todos… não sejam injustos, nenhum presta!!!

  26. Lakratus Lakratus
    Responder

    Vamos todos postar reclamações no site da CONAR – eles tem uma seção própria para isso. Eu não vou parar de postar reclamações enquanto o senhor sílvio não interromper esta charlatanice. Se você se sente desrespeitado como eu, faça parte desta corrente. Eles podem não fazer nada. mas pelo menos vão ter o incomodo de checar inúmeras reclamaçoes iguais todos os dias. Mais respeito é o que buscamos. Procure o site da CONAR no google e poste quantas reclamações puder.

  27. Monique Lovato
    Responder

    Apesar de eu gostar muito da programação do Dinsey Channel, não é nenhuma novidade pra mim, as mensagens "ocultas" que são colocadas em desenhos infantis. Porém essas coisas não me afetam, sei o que é errado e sei no que devo acreditar.

  28. Israel Medeiros
    Responder

    o Sbt já faz isso há um bom tempo. A primeira q percebi foi a da Jequiti… mas pelo jeito, eles não levem jeito para isso. A imagem é exposta por um longo período de tempo, sendo assim não é só o nosso subconsciente que capta a mensagem… SBT FAIL!!

  29. Anônimo
    Responder

    O partido nazista, fazia isto no cinema para incutir sutilmente, o símbolo da suástica na mente do povo alemão. No SBT, trata-se de um processo subliminar bem mais canalha.

  30. Anônimo
    Responder

    Caro Everson, você esta totalmente correto.
    O partido nazista, fazia isto no cinema para incutir sutilmente, o símbolo da suástica na mente do povo alemão. No SBT, trata-se de um processo subliminar bem mais canalha.

Postar um comentário.