Sabe por que você perde tanto tempo com decisões banais?

17/10/2014

 

Você já percebeu que pode ficar uns bons 15 minutos absolutamente indeciso sobre o que você vai comer na hora do almoço? Na verdade, isso vale para qualquer refeição. O que comer? Massa ou salada? Saudável ou fast food? Carne de boi ou de frango?

Esse tipo de dúvida serve para várias questões banais, como escolher o que vestir ou que caminho fazer para o trabalho. A decisão, inclusive, pode levar muito mais de 15 minutos.

Mas a questão que não é nada banal é: por que fazemos isso?Sabe por que você perde tanto tempo com decisões banais?

O Paradoxo de Fredkin explica!

Edward Fredkin é um professor de física digital, o que significa que ele tem feito grandes contribuições para a era do computador. Em seu tempo livre, ele desenvolveu o que só pode ser descrito como um paradoxo psicológico, porque é inevitável.

Quando você tem que fazer uma escolha, você invariavelmente passa algum tempo pesando as opções. Para simplificar, vamos supor que só há duas opções a serem ponderadas.

Se, das duas opções, uma é obviamente melhor que a outra, o tempo que você gasta fazendo essa ponderação será mínimo, porque a resposta tende a ser óbvia. Mas quando as duas opções são muito parecidas uma com a outra em termos de qualidade (por exemplo: macarrão ao sugo ou macarrão com molho branco), o tempo que você gasta para escolher um ou outro é consideravelmente maior.

E é aqui que está o paradoxo.

Como as opções são muito parecidas em termos de qualidade, a diferença do efeito que elas têm sobre sua vida necessariamente diminui. Isso é verdade tanto para grandes decisões, quanto para as pequenas.

Claro, a compra de um carro significa fazer um grande investimento, mas há muita coisa que um carro de médio porte pode fazer por você que um outro carro médio porte não pode. Se você tentar diferenciar essas coisas por, por exemplo, tamanho do porta-copo, você vai gastar muito tempo pensando sobre algo que você sabe que está ali só para segurar um copo. Isso vai atrasar todo o processo de compra.

Esse é o Paradoxo de Fredkin: o fato da consequência natural das duas opções ser praticamente a mesma significa que a gente vai ficar mais e mais tempo quebrando a cabeça para escolher entre uma opção e outra, o que não faz sentido algum, já que escolhendo uma coisa ou outra, teremos praticamente os mesmos resultados. Digo mais: elas farão pouca ou nenhuma diferença em nossas vidas.

Via HypeScience io9