ADVENTURETIMEMYSTERY

Para quem gosta de desenho animado e creepypasta, “A Hora da Aventura” é irresistível. Talvez o único desenho de interpretação tão desafiadora desde Caverna do Dragão. Como diria um blog nerd por aí: “Hora de Aventura é um desenho infantil feito para adultos, embora ninguém perceba!”.

Se fossemos transferir através de uma comparação “Hora de Aventura” para outras mídias, ele seria o “Dark Souls” do videogame e o “Lost” das séries americanas. Digo isso porque praticamente toda a história do desenho é implícita. Nada é dito assim de bandeja. E isso faz parecer que o desenho é o mais nonsense de todos os tempos… mas amigo, não é e é o que tentaremos explicar com esse post.

Obs:. Vale lembrar que esse post foi escrito tomando como base até o episódio 35 da quinta temporada.

Confira:

O Mundo de Ooo

Comecei a assistir Hora de Aventura depois que ao procurar posts de creepypasta, me deparei inúmeras vezes com fóruns com discussões fervorosas por causa do desenho. Isso me chamou atenção: já tinha assistido um episódio na Cartoon e do meu ponto de vista era um acumulo de idiotices! Por que discutiam tanto? Então assisti mais um episódio e outro e outro…. e assisti todos os episódios da primeira temporada… e a partir daí comecei a acompanhar.

Já na primeira temporada, os internautas fãs da série gritavam por todos os cantos que havia algo errado no Mundo de Ooo. Por detrás de toda aquela inocência que é apresentada no desenho existe uma história obscura que poucos conseguiram detectar antes da segunda temporada  – suspeita que foi confirmada na quarta temporada definitivamente – e que muitos duvidaram: O Mundo de Ooo era de fato, a Terra! E pior: é o planeta Terra, um milênio depois do fim da Humanidade. Mas a bizarrice não para por aí não colega, esse foi apenas um dos mistérios revelados de Hora da Aventura. Nem todos foram descobertos … vai vendo!

Um mundo de mutantes

Como disse antes, em Hora de Aventura nada é o que parece ser, mas você provavelmente vai demorar para perceber isso se começar a assistir hoje (ah não ser que assista uma temporada inteira). Durante a primeira temporada pipocava na Internet histórias da creepypasta sobre os habitantes de Ooo serem mutantes. Por se tratar de uma creepypasta, logicamente, todo mundo duvidou! E boa parte manteve essa posição até o episódio em que Marceline fala sobre o seu passado. Ficou claro que, sem sombra de dúvidas, quase  todos os habitantes de Ooo, são mutantes ou descendentes de mutantes.

Marceline conta a história de como Simon se transforma em Rei Gelado e em certo momento da história, embora em nenhum momento seja explicado isso, mostra o mundo em uma fase caótica, após o apocalipse, onde tudo parece sofrer danos e intensa transformação. A vida parece difícil para os protagonistas e de hora para outra os mesmo são  atacados por seres deformados que tentam matar Marceline e Simon, forçando-o a utilizar a Coroa Mágica que o deixa maluco.

Os seres deformados que atacam Simon e Marceline notavelmente parecem estar sofrendo alguma transformação muito intensa, assim como, tudo que está no cenário ao seu redor: por exemplo, em uma breve cena vimos um caminhão de doces tombado e em uma cena posterior, uma gosma de goma de mascar ganhar feições humanas. Seria essa a afirmação daquilo que todos os crentes das teorias da creepypasta precisavam: realmente, o mundo de Ooo é habitado por mutantes.

A Guerra do Cogumelo

Quando disse que a Hora da Aventura é o Dark Souls dos desenhos, não falei a toa. Quem jogou Dark Souls sabe como funciona as informações lançadas ao player durante o game. A história é explicada através de diálogos e associações com as anotações e mensagens que você encontra pelo caminho. É extremamente difícil saber a história por completo pois exige muito tempo e muito raciocínio em cima do que é transmitido, coisa que geralmente os jogos de videogame atuais não obrigam os players à fazerem (a complexidade é tanta que nem todas as questões levantadas pelo Wikia ainda foram respondidas apesar de que já faz alguns anos que o game foi lançado).

Hora da Aventura segue a mesma linha. A Guerra do Cogumelo é um desses itens que ficaram totalmente implícitos durante a trajetória do desenho. Através de alguns diálogos entre os personagens descobrimos que em algum momento da História de Ooo houve uma guerra que transformou esse mundo, chamada Guerra do Cogumelo. Também vimos em algumas cenas que o mundo de Ooo tem uma cratera enorme em um dos seus polos. E é isso! Nada de explicações (até a quarta temporada que deixaram mais claro).

A idéia transmitida é muito semelhante a aquela já disposta em muitos enredos pós-apocalípticos: depois de muito tempo do fim de uma Era e com o inicio de outra, as informações e significados se perdem e as interpretações ficam errôneas. A Guerra dos Cogumelos ganhou esse nome porque a história falava de “Cogumelo Gigantes” destruidores que, certamente, aos habitantes atuais de Ooo, eram mesmo cogumelos… entretanto, basta pensar um pouco para entender que isso é uma referencia as bombas atômicas.

Ainda não temos muita informações sobre essa guerra. Vimos em um dos vídeos de Simon que foi uma guerra mundial e que o clima mudou depois que a destruição começou. Vimos também que a bomba que o Finn Alternativo libera é a responsável pela mutação e pela destruição da Humanidade e que ela é uma mistura de tecnologia com magia negra. O que vai além disso depende da interpretação de cada um… como é o nosso próximo item da Lista.

O Lich

O Lich é, no momento,  um dos personagens mais enigmáticos da História. Ele apareceu no episódio “Mortal Folly” (todavia, sua primeira aparição tenha ocorrido no episódio “Heroi dele” como Rei Lagarto), vigésimo quarto da segunda temporada e desde então não para de infernizar a vida dos heróis.

Ninguém sabe ao certo a origem de Lich. No desenho ele foi encontrado paralisado em Ambar. Sabemos que foi Billy que o derrotou e que o seu proposito é acabar com toda a vida existente.

As opiniões divergem no que se refere ao o que é o Lich. Uns dizem que ele é um humano infectado pelo poder de mutação da bomba. No entanto, a mais provável é que ele é uma entidade que reside no poder da bomba. Como a bomba é uma mistura de tecnologia e magia e que seus resíduos possuem os infectados transformando-os em formas do Lich, acredito que o Lich seja uma entidade que residiu na bomba quando a mesma foi fabricada e que o mesmo tomou posse do seu criador, que muitos dizem ser o verdadeiro pai de Finn, que ainda não apareceu na história.

Princesa Jujuba

Assim como Marceline, imaginamos que a Princesa Jujuba está presente no Mundo de Ooo, ou Terra, desde antes da Guerra dos Cogumelos. Não sabemos qual é a sua origem, porém, a história deixa nas entrelinhas que Jujuba era e é uma cientista, responsável pela criação do Reino Doce e por criar boa parte das criaturas que nele reside.

Há uma maldade que poucos notaram em Jujuba (muitos dizem que ela é a gosma de goma de mascar que ajuda Simon e Marceline a se livrar dos mutantes, já que sabemos que ela é feita de doce). Ela é fria e várias vezes executa seus experimentos sem qualquer remorso ou preocupação com as consequências dos seus atos. Uma prova disso é a criação de Lemon grab – um ser que criado por Jujuba para ser sádico e permitir com que ela pudesse estudar essa faceta do comportamento.

Não sabemos a história toda de Jujuba ainda mas se fosse para arriscar diria que ela é uma vilã ainda não revelada.

Lemon Grab

http://media.tumblr.com/tumblr_makj0uE0pj1qd405i.gif

Apesar de engraçado, Lemon Grab certamente não deveria ser um personagem para um desenho destinado ao publico jovem – em especial, as crianças menores de 9 anos. Ele demonstra um comportamento sádico, sente prazer em torturar, é canibal e demonstra ser completamente insano e instável. Se bem que, olhando por esse ângulo, o Pica-Pau também o é… bem, sigamos adiante.

Lemon Grab é puramente mal. Ele foi criado para ser mal. Ele é o oposto da doçura. Seu objetivo é descobrir todo o seu proposito nesse mundo, já que Jujuba o criou diferente de todos e isso o torna solitário pois não entende o comportamento dos demais. Por fim, fica dominado por um sadismo sem limites e termina completamente louco, observando os outros personagens em seus quartos enquanto dormem.

Para estabilizar Lemon Grab, a princesa Jujuba cria seu clone, com características voltadas para o bem. Isso funciona por certo tempo. Logo, Lemon Grab fica instável novamente e termina devorando seu clone. É o personagem mais gritão do desenho, sem dúvida.

Lincoln

É esquisito, sabemos, mas provavelmente Lincoln foi ressuscitado em Ooo e mais… boa parte da população da Terra, agora habita Marte, onde ele é o Rei.

Lincoln é talvez o ser mais poderoso no quesito magia. No episódio  “Cristais Tem Poder“, Jake diz: “Se eu ganhasse um centavo cada vez que alguém enlouquece de tanto poder mágico … eu seria Abraham Lincoln!”. A primeira das suas aparições foi nos quadros na parede da casa de Hunson Abadeer, pai de Marceline. Sua aparição mais efetiva foi em “Filhos de Marte”. Nesse episódio Lincoln abdica de sua imortalidade para salvar Jake da 37ª Dimensão dos Mortos.

Aparentemente Lincoln ressurgiu após a criação de Ooo. Isso porque no episódio “Filhos de Marte” Lincoln é o único marciano que se refere a Ooo como Ooo. Os demais se referem a Ooo como Terra. Rebeca Suggar, uma das criadoras do desenho, disse que Lincoln seria uma espécie de “Jesus” de Ooo.

Grob Gob Glob Grod

Essa entidade esquisita é uma divindade que mora em Marte e que seria, para os habitantes de Ooo, o “Deus”, embora saibamos que o “Deus” real de Ooo é o Prismo, que reside no centro do multiverso.

Glob revela algumas verdades sobre o mundo de Ooo e, principalmente sobre o Mágico. Aparentemente, o Mágico já foi uma ameaça para Marte, sendo banido para a Terra (assim como Jake já foi uma ameaça para o Mundo de Ooo.).

Jake

Jake é o cão mágico que acompanha Finn. Sabemos que Jake é um dos personagens mais poderosos de Ooo, em especial, por alguns diálogos entre personagens que dizem que Jake já foi uma ameaça para Ooo na época em que ele não sabia diferenciar o “errado” do “certo”.

O Enquirídio

O Enquirídio (conhecido como Enquirídio, o Manual do Herói) é um livro protegido por Mannish, o Minotauro. Ele apareceu primeiramente em “O Enquirídio” em que Finn passa desafios para tê-lo. Ele era um antigo livro com os códigos de conduta, orientações e outras informações úteis para os heróis. Mais tarde, é revelado que o livro tem um grande poder que lhe permite abrir Buracos de Minhoca entre as dimensões do multiverso. Foi destruído por Finn em “O Lich”, a fim de parar o acesso do Lich ao multiverso.

O livro foi descoberto na Grécia pelo arqueólogo Simon Petrikov (Rei Gelado) um pouco antes da Grande Guerra dos Cogumelos, como revelado em um recorte de jornal em “Me Lembro de Você”. Depois que ele encontrou, ele foi apresentado a um museu. Depois da guerra, o Enquirídio de alguma forma acabou nas mãos de Mannish, o Minotauro.

Acredita-se que o Enquirídio seja a fonte do poder da bomba, provavelmente de onde ela surgiu. Na sua contracapa à uma sequencia Fibonacci.

A Morte e o Mordomo Menta

Um ser completamente maléfico que não aparenta ser é o Mordomo Menta. Nós já vimos ele despertar invocar demônios, querer esfolar vivos Jake e Finn enquanto dormiam e planejar atos malignos contra Jujuba. Tem um estreito relacionamento com a Morte, um dos seres mais poderosos do desenho. A Morte aparece poucas vezes, entretanto, sabemos que três personagens não eram afetados por ela: Lich, Lincoln (até o episódio “Filhos de Marte) e Hunson Abadeer, que tem o seu próprio inferno chamado Noitosfera.

 

Hunson Abadeer

Hunson Abadeer (também conhecido como o “Senhor do Mal”), é o pai de Marceline e governante da Noitosfera. Tendo sua primeira aparição em “Veio da Noitosfera”, ele é libertado da Noitosfera por Finn, que acreditava que Marceline e seu pai deveriam estar juntos. Depois de Marceline impedir que seu pai devore a alma de Finn, ele rouba o seu Baixo-Machado e sai para sugar as almas de vários habitantes da Terra de Ooo.

Ele afirma ser “completamente do mal” e é mostrado ser extremamente racional, bem como frio e calculista (que mais tarde mostraram-se ser efeitos do amuleto que ele porta). No entanto, ele não é completamente sem emoção, já que se comoveu com a canção de sua filha em “Veio da Noitosfera”. Ele também confirmou que ama Marceline, e que estava profundamente arrependido por ter comido as suas batatinhas. Esse ocorrido parece ter realmente mudado sua personalidade, pois mesmo com o seu amuleto ele aparenta estar muito menos mal do que antes.

Um das curiosidades sobre Abadeer foi uma das suas falas aonde afirmar que Gunter e o ser mais maligno de Ooo.

O Caracol

O Caracol aparece em todos os episódios. Ele aparece escondido nos lugares e objetos. Não existiu nenhum episódio em que o caracol não apareceu até agora.

Não tinha muita importância até ser possuído pelo Lich e o libertá-lo. Não se sabe nada a respeito dele senão que está presente em todos os episódios.

O Braço mecânico de Finn

Não sabemos o que isso significa mas no Universo de Finn, em uma vida passada, ela foi uma mulher sem braço chamada Shoko, que o atormentava em sua encarnação atual. O Finn Alternativo também não tinha um braço e usava o braço mecânico.

Uma conclusão breve

  • A bomba que destruiu o mundo é uma mistura de tecnologia e magia e só foi possível depois da descoberta de Simon do Enquirídio. Simon, Abadeer e o pai de Finn estavam envolvidos na construção da bomba. A bomba continha o mal supremo, que era a entidade Lich.
  • Marte virou a nova Terra, sendo o renascimento de Lincoln o inicio dessa mudança.
  • Os vilões não declarados da história provavelmente são Jujuba, Gunter e Mordomo Menta.
  • A magia, há muito tempo perdida foi novamente descoberta depois de encontrado o Enquiridio
  • Não faço ideia do que significa o braço mecânico dos Finn`s.
  • Quem dividiu as pedras entre as coroas das princesas sabia que era possível acessar os multiverso com o Enquiridio.

E você, as quais conclusão chegou assistindo “Hora da Aventura”? 

Posts Relacionados

Mais posts legais de outros blogs

Compartilhe esse post no Facebook
comentários
compartilhe

Deixe seu comentário


dsxbrasil - criação de sites, blogs e mascotes

Curiosidades

  • Cacajao_calvus_Solimoes_river
  • 5 ideias estranhas por trás das descobertas científicas (1)
  • Estas imagens apenas se parecem obras do Photoshop (10)
  • Algumas curiosidades interessantes sobre a história das chuteiras de futebol (1)
  • eutesalvo-678f39afac25c0aa409ec51b24737ac3
  • 130710165212-wus-holland-dementia-3-horizontal-gallery
  • 10 comportamentos humanos explicados pela ciência (1)
  • simplescomplexas
  • As 9 obras mais influentes do racismo científico (1)
  • 10 coisas interessantes sobre os gêmeos
  • Algumas capas de livros do século 17 eram feitas com pele humana (1)
  • Em breve o fundamentalismo religioso poderá ser tratado como doença mental
  • O lado negro do jogo Flappy Bird [vídeo]
  • 5 coisas interessantes que podem manipular seu humor diariamente (1)
  • 10 lendas amazônicas que eu não conhecia (1)
  • As Meninas Super Poderosas – Você Sabia?
  • minilua
  • Estes 10 cientistas afirmam que Deus existe
  • Fatos e boatos sobre o desaparecimento do voo da Malaysia Airlines

Posts Populares

  • Os 12 defeitos insuportáveis dos Brasileiros
  • Os 100 maiores brasileiros de Todos os Tempos – Parte 1 –  e a nossa Opinião
  • Os 8 piores casos da DeepWeb que foram descobertos por internautas da Surface
  • 13 famosos que não merecem o reconhecimento recebido
  • 5 motivos do FIM do Ah Duvido
  • 15 vídeos perturbadores que fizeram sucesso na  Internet
  • Os 100 maiores brasileiros de Todos os Tempos – Parte 2 – e a nossa Opinião
  • As 20 maiores coincidências da História