Os 10 animais mais venenosos do mundo

O mundo pode ser um lugar bastante perigoso para quem não sabe se cuidar. Além de desastres naturais e o próprio ser humano, há diversos animais que representam um risco bem grande para todos. Estamos falando dos animais mais venenosos do mundo, cujo ação poderia facilmente matar um ou vários homens adultos. Quer conhecer mais a respeito desse assunto?

“Mas pera aí. Por que eu deveria aprender sobre os animais mais venenosos do mundo”, você pode estar se perguntando. Simples: para estar preparado para enfrentar o momento em que você vai encontrá-los. Afinal, você não sabe quando vai se deparar com uma água vida ou uma aranha mortal em sua frente. Portanto, os animais mais venenosos do mundo merecem respeito e muita atenção.

Animais mais venenosos do mundo

Além de matar a sua curiosidade, essa lista também tem outro papel importante. Queremos informar os nossos leitores a respeito dos animais mais venenosos do mundo. Afinal, alguns deles podem ser encontrados em lugares relativamente comuns, o que torna o perigo potencialmente maior. Agora, chega de papo e vamos conhecer os 10 animais mais venenosos do mundo.

10. Baiacu (Teraodontidae)

Baiacu (Teraodontidae)

Acredite: esse peixe é usado como iguaria no Japão e na Coreia. Portanto, é bom tomar muito cuidado quando você souber que o baiacu está sendo servido. A toxina tetrodotoxina presente na pele desse animal é cem vezes mais forte que o cianeto, sendo suficiente para matar vários homens. Os sintomas de sua ingestão indevida são: lábios e língua adormecidos, desmaio, vômito, aceleração cardíaca, dificuldades respiratórias e paralisia muscular.

9. Rã-dardo-venenoso (Dendrobatidae)

Rã-dardo-venenoso (Dendrobatidae)

A cor dessa rã praticamente denuncia a sua toxidade. O veneno da rã-dardo-venenoso, um dos animais mais venenosos do mundo, é capaz de matar 20 humanos adultos. Apenas dois microgramas seriam capazes de dar fim a vida de 20 mil ratos. Existem cerca de 100 tipos dessa rã, que são encontradas na América Central e do Sul. Portanto, tome cuidado com rãs coloridas que você ver por aí.

LEIA TAMBÉM  Por que algumas pessoas atraem mais mosquitos que outras?

8. Aranha armadeira ou aranha-de-banana (Phoneutria)

Aranha armadeira ou aranha-de-banana (Phoneutria)

É lógico que teríamos uma aranha em nossa lista. A aranha armadeira (também conhecida como aranha-da-banana) é capaz de matar um rato com apenas seis microgramas de seu veneno. O que torna essa espécie ainda mais perigosa é o fato de se esconder em locais escondidos dentro da casa, como roupas, sapatos e até dentro do carro.

7. Inland taipan (Oxyuranus microlepidotus)

Inland taipan (Oxyuranus microlepidotus)

A primeira cobra da lista possui um nome científico assustador. Ela é encontrada principalmente na Austrália e sua toxina é 200 mais forte do que a de qualquer criatura de sua espécie. Porém, um dos animais mais venenosos do mundo é bastante inofensivo e só ataca caso esteja sendo ameaçado.

6. Escorpião deathstalker (Leiurus quinquestriatus)

Escorpião deathstalker (Leiurus quinquestriatus)

Mais um dos animais mais venenosos do mundo com um nome horripilante. Esse escorpião é considerado o mais perigoso da espécie, podendo ser bastante agressivo quando incomodado. Sua neurotoxina é um coquetel que causa dores intensas, além de febre insuportável, convulsão, paralisia e até a morte.

5. Peixe Pedra (Syncaceia verrucosa)

Peixe Pedra (Syncaceia verrucosa)

Não se engane com o nome e aparência inofensiva desse peixe. Ele armazena sua toxina em espinhos que revestem seu corpo. O veneno é responsável por causar uma dor excruciante, capaz de fazer homens adultos desmaiarem de tão intensa. Ele é encontrado em regiões dos oceanos Pacífico e Índico. Portanto, tome cuidado quando estiver se banhando por lá.

4. Caracol de cone-de-mármore (Conus marmoreus)

Caracol de cone-de-mármore (Conus marmoreus)

Mais um dos animais mais venenosos do mundo que parece inofensivo. Porém, esse caracol é capaz de injetar uma toxina em suas vítimas que pode matar facilmente mais de 20 homens adultos. Esse animal geralmente usa esse artifício para paralisar suas presas. Depois de mortas, ele pode se deliciar sem ser incomodado.

LEIA TAMBÉM  Fotos mostram claramente a evidência da existência de gigantes na Terra

3. Polvo de anéis azuis (Hapalochlaena)

Polvo de anéis azuis (Hapalochlaena)

Não se deixe impressionar pela beleza desse polvo. Seus anéis azuis praticamente denunciam a existência de uma toxina forte o suficiente para matar 30 homens adultos. O veneno é expelido através de sua saliva, que é usada para paralisar presas antes de serem devoradas.

2. Cobra-real (Ophiophagus hannah)

Cobra-real (Ophiophagus hannah)

Um único bote da cobra-real é capaz de matar mais de 20 homens. Se considerarmos que esse animal é capaz de desferir vários ataques por minutos, quantas pessoas morreriam se estivéssemos diante de uma única cobra dessas em um dia de fúria. Para nossa sorte, esse animal é pacífico e só atacará se estiver ameaçado.

1. Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa)

Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa)

Quem diria que o topo da lista dos animais mais venenosos do mundo seria uma água-viva. Essa criatura, porém, já foi responsável por mais de 100 mortes em um único ano. Desde 1954, já foram registrados mais de 5.567 falecimentos. O ferrão desse bicho causa paralisias e queimaduras graves, o que tende a se agravar se o incidente for em alto mar. Boa parte das vítimas acabaram morrendo afogadas por não conseguirem subir à superfície.