TOPO
  • Tecnologia

    Desde os primórdios da humanidade, o homem ansiava por ser capaz de voar como os pássaros. E conseguiu, através do intermédio de asa delta, balões, aviões e helicópteros, além de outros equipamentos. Mas não se pode dizer que podemos de fato imitar os pássaros, voando no mesmo sistema de bater asas que eles adotam. Ou melhor, não podíamos! Um engenheiro holandês, Jarno Smeets, foi o primeiro ser humano a obter esta façanha.

    Aficionado por máquinas voadoras, ele inaugurou um projeto chamado “Human Bird Wings” (“asas de pássaro humanas”). Desde agosto de 2011, ele tem se preparado para uma empreitada que resultou em absoluto sucesso na última semana, conforme mostra o vídeo.

    Ele conseguiu sobrevoar um parque por alguns minutos usando um par de asas artificial (feitas com vela de windsurf), que era movido exclusivamente com o seu bater de braços, sem nenhuma força mecânica.

    O holandês voador partiu do chão, correu alguns metros e conseguiu voar. Em seu blog, ele mostra como projetou os primeiros desenhos, como elaborou seu sistema de navegação, e como construiu o modelo definitivo de seu par de asas. Quem conhece a história do avião, deve lembrar que esses primeiros passos foram semelhantes ao desse projeto. Estaríamos diante de uma tecnológica revolucionária? Caso sua resposta seja sim, você não está interessado em abrir uma fábrica em sociedade dessas geringonças no Brasil? Imagine, São Paulo. Engarrafamento, estresse, para que se o sujeito pode sair voando?

    Contudo, não se alegre ainda. Não temos confirmação se de fato é uma realidade. Como o acontecimento é recente, nenhuma fonte confiável se pronunciou sobre a realização. Isso está gerando uma certa suspeita dos internautas sobre a veracidade do vídeo. Aguardamos.

    Fonte: Hypescience

    Google+ do autor

    tags: , , ,

    Compartilhe este post com a galera

    Leia também

    Posts legais de outros blogs

  • Comentários

    7 comentários no post “O sonho de Ícaro – Homem consegue voar como pássaro batendo seus braços”

    1. Infelizmente é fake, o cara é um cineasta, o video é forjado.

      Em entrevista a uma TV holandesa, Floris Kaayk afirmou que voo é parte de projeto de arte. Quase três milhões de visualizações depois, o vídeo que mostra um homem voando com asas artificiais foi oficialmente declarado falso, e pelo seu próprio produtor. O “homem voador”, que durante oito meses se apresentou em um site como Jarno Smeets, na verdade é o artista Floris Kaayk, cienasta, animador e especialista em imagens geradas por computador (CGI). Ele admitiu em um programa de TV holandês que não voou com asas, apenas criou o vídeo digitalmente, segundo a Wired.

      “Na verdade sou cineasta e animador. Estou há oito meses trabalhando em um experimento sobre mídia online”, afirmou Kaayk ao apresentador do programa. O holandês é mestre em Belas Artes e se descreve como um fascinado pelo “mundo dos insetos, da evolução, da tecnologia e das visões futurísticas”. De acordo com seu site, uma de suas produções – The Origin of Creatures – teria inclusive sido nomeada, por seu país, a um dos prêmios do Oscar.

      Em agosto de 2011, Kaayk (com o pseudônimo de Smeets) teria procurado o professor de neuromecânica Bert Otten, da universidade de Groningen, para perguntar sobre a mecânica do voo, e o docente realmente acreditou que era intenção de Kaayk fazer o experimento. “Ele queria buscar um sonho, como a maioria dos artistas, ele queria inspirar as pessoas, e acho que ele conseguiu”, afirma. “Embora esse tipo de voo seja possível na teoria, ele devia saber desde o início que seria impossível para ele, e que ele teria de forjar (o vídeo)”, avalia.

      1. Valeu Paulo pelo informação. Renovo a minha idéia de que esse tipo de publicidade teria que ser varrida do mercado. Projeto de arte é o caramba, eles queriam era atingir o efeito viral, obviamente conseguiriam, visto que tal tecnologia poderia mudar nossos conceitos de meios de transporte e toda descoberta dessa grandiosidade chama a atenção do público.

    2. Consertesa, pode ser verdade, se avião consegue se sustentar no céu porque, nos também não ?

    3. Parece ser fake, primeiro porque ele bate os braços, mas os braços não estão presos a nada (deveria estar na asas), segundo, ele não mostra como a engenhoca funciona. e por fim ele não saiu em nem um jornal. Quanto a câmera qualquer drone pode fazer aquelas imagens.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *