Mosquitos – Chatos e assassinos

28/08/2012
Mosquitos - Chatos e assassinos (1)
Mosquitos - Chatos e assassinos (1)

Salve galera, estou na ativa com um assunto muito interessante sobre Mosquitos!

Poucos animais na Terra tem a capacidade de serem antipáticos como o mosquito. A coceira, suas picadas irritantes e sua presença quase onipresente pode arruinar um churrasco no quintal ou uma simples caminhada no parque. Eles têm uma incrível capacidade de sentir as nossas intenções assassinas, e em questão de milissegundos desaparecem sem deixar rastros diante de um golpe fatal. Sem contar aquele zumbido persistente em nosso quarto escuro que atravessa as camadas de cobertas.

Além do fator incômodo, os mosquitos são portadores de uma das doenças mais mortais da humanidade, o que fez dele o inimigo público número um na luta global contra doenças infecciosas. Todos os anos doenças transmitidas por mosquitos causam milhões de mortes no mundo, com um efeito desproporcional sobre as crianças e idosos nos países em desenvolvimento.

Existem mais de 3.000 espécies de mosquitos, mas apenas três deles têm a responsabilidade primária na propagação das doenças humanas:

Mosquitos Anopheles

São as únicas espécies conhecidas por transmitirem a malária. Eles também transmitem filariose (também chamado de elefantíase) e encefalite.

Mosquitos Culex

Transmitem a encefalite, filariose, e o vírus do Nilo Ocidental.

Mosquitos Aedes Aegypti

O mais voraz de todos, responsável pela febre amarela, dengue e encefalite.

Mosquitos - Chatos e assassinos (3)

Mosquitos “sentem” o dióxido de carbono exalado nos odores corporais, percebem a temperatura e o movimento de suas vítimas dentro de casa. Apenas as fêmeas têm as peças bucais necessárias para sugar o sangue. Ao morder com seus probóscides, eles “enfiam” dois tubos na pele: uma para injetar uma enzima que inibe a coagulação do sangue e o outro para sugar o sangue. O sangue sugado é utilizado como fonte de proteína para os seus ovos. Para se alimentar eles usam o néctar e outros açúcares de plantas.

Os mosquitos transmitem as doenças de várias formas. No caso da malária, os parasitas se ligam ao intestino de um mosquito fêmea enquanto ela se alimenta. Em outros casos, como a febre amarela e a dengue, quando o mosquito se alimenta de um humano infectado ele também suga o vírus e o transmite através da saliva a uma vítima subseqüente.

Mosquitos - Chatos e assassinos (2)

Os seres humanos não são a primeira escolha para a maioria dos mosquitos que procuram uma refeição. Eles geralmente preferem cavalos, gado e aves.

Concluindo, todos os mosquitos precisam de água para se reproduzir, por isso os esforços de erradicação e controle populacional geralmente envolvem a remoção ou um permanente tratamento das fontes de águas. Apesar do uso generalizado de inseticidas para matar os mosquitos adultos, os esforços globais para deter a propagação de mosquitos ainda não estão satisfatórios, e muitos cientistas acreditam que o aquecimento global provavelmente vai aumentar o seu número e alcance.

Fonte National Geographic