Linguagem Corporal: Aprenda ver o que as outras pessoas querem te dizer

Você assiste “Lie to Me”? Não? Bem, esse post trata de um dos focos da série: entender o que uma pessoa diz interpretando sua linguagem corporal. É muito interessante, principalmente para utilizar no dia-a-dia. Confira:

A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões a través dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo.

A ciência que estuda a linguagem corporal é conhecida como: Kinésica ou Quinésica  e o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo ou táctil, de acordo com a situação.

A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinião de profissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento físico.

Quando você conversa com uma pessoa, você deve saber que você não está falando só com a boca dela, mas também com o seu corpo.

imagem

A Postura Corporal

A postura que o nosso corpo adquire quando falamos com outra pessoa tem mais significado do que podemos imaginar.

A postura que tomamos pode facilitar o caminho para conquistar alguém, melhorar a nossa qualidade de expressão ou entender de maneira mais clara a quem nos acompanha.

Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas. As primeiras são aquelas posturas onde não há barreiras como os braços ou as pernas entre um interlocutor e outros. Pelo outro lado, estão as posturas fechadas onde, por exemplo, se usam os braços cruzados para isolar ou proteger o corpo (de forma inconsciente na maioria dos casos).

Além do mais, é importante que a gente considere as posições ideais para falar de acordo ao caso, por exemplo:

*Em situações competitivas: frente a frente
*Para ajudar ou cooperar: Ao lado
*Para conversar: Em ângulo reto

Postura da cabeça

*Movimentos de lado a lado: negação.
*Movimentos para cima e para baixo: consentimento.
*Para cima: neutral ou examinador.
*Inclinada lateralmente: interesse
*Inclinada para baixo: desaprovação, atitude negativa.

Postura dos braços

*Cruzado standard: postura defensiva, também pode significar insegurança.
*Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade.
*Cruzar os braços segurando os braços: sinal de restrição.

Postura das pernas

*Cruzado standard: atitude defensiva.
*Cruzado em 4 (“tipo índio americano”): concorrência, discussão.
*Cruzado estando em pé: desconforto, tensão.
*Cruzar os calcanhares: dissimular uma atitude negativa.

Considerações importantes a considerar com a linguagem corporal:

*Se você se inclina demais na direção da outra pessoa, você vai terminar invadindo seu espaço pessoal. Isto não deve ser feito quando ainda não existe muita confiança, pois você pode parecer agressivo demais.
*Os braços cruzados são um sinal. Manter os braços cruzados é um sinal de afastamento e significa que a pessoa não quer se aproximar, que não sente confiança ou que não está muito bem.
*Uma postura recolhida significa tédio.
*Manter uma posição relaxada com braços e pernas ligeiramente abertas demonstra autoconfiança e segurança.
*Se aproximar demais ou um corpo rígido pode demonstrar agressividade.
*Se mostrar com uma postura erguida é a melhor coisa a fazer quando você quer demonstrar segurança, valor e importância no que você está fazendo.
*Mãos na cintura: desafio, agressividade.
*Polegares na cintura ou bolsos: virilidade.
*Indicar com o dedo: desafio.

imagem

5 Dicas de Linguagem Corporal

1)Quando a pessoa mente seus gestos mudam: aumentam as piscadas, a mão tende a tocar o rosto (boca, nariz, orelha, olhos, cabelos), a voz simula uma tosse e fica embargada.

2)Quando existe interesse da mulher pelo homem ela libera a orelha (deixa visível), principalmente as mulheres com cabelos longos, na direção do pretendente.

3)Gestos sedutores produzidos pelas mulheres: rodear a borda da taça de vinho, quebra de pulso segurando cigarro (estou disponível), tocar-se de uma maneira geral (como quem quer dizer: “preciso de carinho”).

4)Em pé procure comunicar-se a 45º, evite ficar totalmente de frente com a outra pessoa. Em entrevista ou vendas, evite sentar-se de frente com a pessoa, procure também ficar de canto a 90º.

5)Em um casal andando na rua de mãos dadas, quem estiver com a palma da mão para trás é o dominante da relação.

Fonte: GameVicio

 

Comente pelo Facebook

Comentários

  1. Andersonsilva
    Responder

    “O mapa não é o território”.rsrs
    Poderia encaixar aí a PNL né.
    Âncoras,crenças,mapa visual,auditivo,eidético.
    A Programaçãoneurolinguistica codificou esses sistemas e através deles nos permite atingir nossos objetivos comunicativos.Rapport por exemplo é uma forma de se comunicar que aumenta a chance do objetivo ser alcançado através do espelhamento.Mais ou menos como aquele negócio que quando uma pessoa boceja a outra também boceja,isso é rapport.

  2. Marcita Nog
    Responder

    SUPER INTERESSANTE…QUANTOS GESTOS NÓS FAZEMOS E NEM PERCEBEMOS.A PARTIR DE AGORA VOU OBSERVAR MAIS AS PESSOAS..! PARABÉNS!VI AQUI O QUE REALMENTE PROCUREI!

  3. Rc As
    Responder

    Mas sempre temos q pensar antes de julgar alguém pela posicao corporal. Ex. Uma Pessoa de bracos cruzados nao precisa necessariamente estar se afastando, pode simplesmente estar sentindo frio. =D (experiência própria!)

  4. Anônimo
    Responder

    Eu assisto Lie to me e amo muito! É sempre bom aprender algumas coisas que o corpo humano é capaz de fazer involuntariamente. Bom que assim podemos recohecer o que algumas pessoas falam e para melhorar nosso conhecimento sobre o assunto!

  5. Gabriel Santos
    Responder

    Lilian Morita, você está certa, mais devemos lembrar que um bom interpretador de linguagem corporal não analisa apenas uma característica para dizer algo, ele analisa um conjunto de características para descobrir algo sobre aquela pessoa, e também é claro observa também o ambiente, situações etc. ^^

  6. Erno Paulinyi
    Responder

    Parabéns pelo artigo! É bom ressaltar que muita coisa em Lie to Me é ficção. Foi feita uma pesquisa na Inglaterra com fãs de Lie to Me que mostrou que estes pontuavam pior do que pessoas sem nenhum treinamento em teste de detecção de mentira. Eu escrevo um blog sobre o assunto, se quiser conhecer mais: http://wp.me/p4wdzg-1o
    Um abraço!

  7. Leandro Orique
    Responder

    "Em pé procure comunicar-se a 45º, evite ficar totalmente de frente com a outra pessoa. Em entrevista ou vendas, evite sentar-se de frente com a pessoa, procure também ficar de canto a 90º."
    45º?
    90º?
    Ah tá,ok…Espera um instantinho que eu vou ali buscar meu transferidor pra saber em quantos graus eu tô inclinado e em quantos mais eu tenho que me inclinar!!

  8. Melissa Mirely Silva
    Responder

    claro que muitas coisas são mentiras. eles são atores fingindo. Mas assim o ideal está ali, como quando eles mostram fotos de pessoas reais fazendo mentiras… a uns tempos atrás, antes de lie to me, eu estudava sobre isso sozinha através de livros e internet e me fazia bem. apesar de tudo, depois comecei a ignorar os fatos pelo meu próprio bem e perdi o interesse. Mas pro meu próprio bem vou voltar a fazer isso de novo. Vou visitar o seu blog. Beijinhos.

  9. Linguagem corporal
    Responder

    A linguagem corporal é sem dúvida uma área da psicologia de mais notoriedade. Pesquisas apontam que 93% da comunicação humana é realizada por meio de gestos e posturas. Imagine que apenas 7% da comunicação é feita por meio de palavras. Algo fantástico. Sou mais um curioso . Com muitas perguntas a procura das respostas. Gostei do seu artigo se poder visite meu blog http://aprendendalerocorpo.blogspot.com.br/

  10. HELENA BARBOSA MARTINS
    Responder

    achei muito interessante e passei a por em prática todas as observações feitas e elas estão corretas…

  11. Raquel Santana
    Responder

    Eu assisto Lie To Me!! Amo muito a série!!! E adorei as dicas. Sempre quando assistia à série imaginava: Nossa! Como seria bom saber quando as pessoas mentem, ou quando são falsas comigo. Assim eu me sentiria como o dr. Cal, e também saberia lidar melhor com as pessoas. Parabéns! As dicas são ótimas…e poste mais sobre o assunto. Bjs

Postar um comentário.