Da série “Esportes Bizarros” – Boxe-Xadrez

04/01/2012

Se você acha que quem joga xadrez é nerd, e quem pratica boxe é violento, você diria que um jogador de boxe-xadrez é um nerd violento? Sem querer desanimar, mas essa rara espécie que treina esse esporte muito original tem tudo para ser um “ser superior”, que combina o melhor da força física e mental.

Boxe-xadrez consiste em alternar rounds de boxe e xadrez, permitindo aos jogadores ganhar a partida ou por nocaute ou xeque-mate.

Você provavelmente pensa que é uma piada, mas aqueles que realmente praticam esse esporte o levam muito a sério. A fim de ser de um jogador de classe mundial, é preciso ter muita experiência em boxe e ser pelo menos um jogador classe A em xadrez (categoria que precede expert e mestre nacional).

A ideia básica é combinar o esporte de combate número com o esporte de pensamento número um em um híbrido que requer que os concorrentes deem o seu melhor física e mentalmente.

O início do boxe-xadrez pode ser traçado a 1992, quando o cartunista francês Enki Bilal criou uma história em quadrinhos que mostrava um mundo futurista onde os homens lutavam boxe em um chão de tabuleiro de xadrez.

O conceito inspirou o artista holandês Iepe Rubingh a criar o esporte e organizar o primeiro campeonato mundial em 2003. Desde então, o boxe-xadrez foi constantemente ganhando popularidade e novos membros se juntam a cada ano.

O jogo começa com uma rodada de xadrez, seguido por um de boxe, e assim por diante. São 11 rodadas, 6 de xadrez e 5 de boxe. As rodadas de xadrez duram 4 minutos e os rounds de boxe 3 minutos.

Os concorrentes podem ganhar por nocaute, xeque-mate, decisão dos juízes ou se um deles exceder o total 12 minutos concedidos para o xadrez. Se um jogador não faz um movimento antes da rodada de xadrez terminar, ele recebe um aviso e tem de avançar nos próximos 10 segundos; muitos avisos podem levar à desqualificação.

Se o jogo de xadrez terminar em empate, as pontuações de boxe são usadas para determinar o vencedor. Se ainda assim acabar em um impasse, o jogador com as peças pretas é declarado vencedor.

Durante as rodadas de xadrez, os jogadores usam fones de ouvido para não ouvir os conselhos do público ou o comentário sobre xadrez ao vivo. Entre as rodadas, eles têm alguns minutos para colocar e tirar suas luvas e fones de ouvido.

Se você acha que o xadrez é a parte mais fácil do boxe-xadrez, aprenda desde já que os jogadores não concordam: eles dizem que é muito difícil manter a cabeça fria depois de sair de uma luta, e que a adrenalina na verdade trabalha contra você. O competidor que consegue manter uma cabeça mais clara tem mais chances de vencer a partida.