Qual o salário do papa? Conheça essa e outras curiosidades

Papa Francisco e as curiosidades sobre a vida do papa

O papa é a figura mais importante para a igreja católica. O líder máximo da religião mantém viva uma das maiores tradições de séculos passados. Com essa figura, milhares de cristão se identificam e professam sua fé. Porém, você acha que sabe tudo sobre a vida do papa? Prepare para conhecer algumas curiosidades interessantes a respeito dessa personalidade.

1. O salário do papa

Papa Francisco e as curiosidades sobre a vida do papa

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o papa não ganha um salário determinado. O Vaticana não define quanto o pontífice recebe por mês, mas providencia tudo o que essa figura precisa para o seu sustento. Portanto, o papa não precisa se preocupar com o dinheiro e tampouco em administrar a grana.

Porém, uma informação lança uma luz sobre o estilo de vida de um papa. Quando renunciou do posto máximo da igreja, Bento XVI pediu uma pensão de 2,5 mil euros, ou aproximadamente R$ 8,4 mil. Parece pouco? Pois saiba que o papa não precisa se preocupar com aluguel ou empregados já que a igreja providencia todas essas regalias.

2. O papa e a barba

Papa Francisco e as curiosidades sobre a vida do papa

A barba está na moda e por isso muitas pessoas começam a ostentá-la. Porém, nem por isso a igreja católica proíbe o líder máximo da religião de possuir pelos faciais vistosos. Mesmo assim, o último papa a possuir barba foi Inocêncio XII, que morreu em 1700.

De acordo com a tradição romana, possuir barba pode desrespeitar o vinho, o símbolo do sangue de Cristo. Porém, essa tradição foi se perdendo e hoje algumas figuras da igreja possuem pelos faciais bem vistosos. Esse é o caso do cardeal Sean Patrick O’Malley, uma das figuras favoritas a suceder a Bento XVI em sua renúncia.

3. As férias do papa

Papa Francisco e as curiosidades sobre a vida do papa

Sim e não. Na verdade, os papas não tiram férias da mesma forma que o resto da população. Em vez de se entregar a procrastinação, os pontífices se retiram para um recanto próximo de Roma para descansar durante o verão europeu. Lá eles preferem colocar a leitura em dia, orar e escrever sermões.

4. Comida e bebida do papa

Papa Francisco e as curiosidades sobre a vida do papa

O único prazer humano proibido ao papa é o sexo. Fora isso, tudo é permitido aos papas, inclusive comer carne de porco, camarão e beber uma cerveja. Na verdade, comenta-se que o Martinho VI morreu de tanto comer em 1285. Porém, os pontífices atuais preferem manter uma alimentação mais regrada.

O papa Francisco, por exemplo, faz as refeições com os moradores do Vaticano, mas não dispensa uma boa pizza. Paulo VI adorava beber whisky com refrigerante. Já Bento XVI preferia uma cerveja. Francisco escolhe os vinhos, mas só os bebe se forem de qualidade.

5. O papa pode ver televisão?

Papa Francisco e as curiosidades sobre a vida do papa

Sim, os papas podem assistir à televisão. O Vaticano até possui uma sala de cinema com 8 mil títulos em seu catálogo. Entre filmes e séries, João Paulo II assistiu à “Ghandi” e “A Vida é Bela” nesse recinto construído dentro de uma antiga capela.

No caso específico do papa Francisco, há uma promessa feita à Virgem Maria de não assistir televisão feita em 1990. O pontífice apenas sofre um pouco quando seu time do coração entra em campo, San Lourenzo, da Argentina. Mas ele também tem uma lista de filmes preferidos, o que inclui “A Estrada” (de Fellini) e “Roma, Cidade Aberta” (de Rossellini).