Caso “Fora Globo”

13/02/2012

Há tempos tratamos desse assunto aqui. Acredito que, pelo menos para os leitores mais frequentes do Ah Duvido, não é novidade o fato que o jornalismo da Globo é totalmente tendencioso. Excetuando o Programa “Profissão Repórter”, os demais telejornais são lotados de notícias compradas. O jornalismo, que tem como objetivo transmitir a verdade de forma mais precisa possível, na emissora dá lugar à um pseudo-informativo que tem como propósito manipular a opinião popular.

Quando a categoria de policiais civis e militares e os bombeiros do RJ e alguns outros estados decidiram fazer greve em plena semana pré-carnaval para reivindicar um reajuste de salário justo, eu achei genial. E a idéia é brilhante porque, no Brasil, tudo pode faltar, tudo pode ir para o espaço, tudo pode cair no mar do esquecimento, tudo é tolerado por mais hediondo que seja o ato, exceto duas coisas: acabar com o futebol e acabar com o carnaval. E era exatamente isso que o Estado teria que fazer frente a ausência de segurança e auxílio. Assim, a resposta medida inadequada de reajuste salarial teria que ser rápida, caso contrário, já era para a festa popular. Como carnaval envolve muita politicagem, e politicagem na qual a Globo está envolvida, os jornais da Globo começaram a atacar, sem qualquer pudor, de forma nitidamente tendenciosa, os protestos.

A resposta dos manisfestantes veio ontem, quando a equipe da Globo foi cobrir o protesto na praia de Copacabana. Como vocês podem acompanhar pelo vídeo publicado acima, a equipe foi expulsa do local.

Sinceramente, em primeiro instante, ao assistir as imagens, não conseguir julgar se achava certo ou errado. Embora os profissionais que trabalhem na emissora saibam da sua missão e valores, assim como do seu comportamento tendencioso, os mesmos não deixam de ser apenas “peões” nesse jogo. Sempre estarão recebendo ordem de terceiros e são esses que precisam ser atingidos. Contudo, como não houve violência no ato de expulsão, ele foi bastante válido.

Todavia, acredito que não seja essa a forma mais eficaz de protesto contra emissora. Como vocês devem saber, a Globo é uma empresa e maior parte da sua renda vem da publicidade. Se divulgar com a Globo gerar um efeito negativo, a marca provavelmente não irá divulgar mais. Então, você que quer protestar contra a emissora, pode fazer através de dois gestos simples:

1. Parar de assistir a qualquer programa transmitido por ela;

2. Parar de comprar qualquer produto vinculado em seus comerciais e programas, deixando claro, nas redes sociais e em seus sites, blogs, tumblr e afins, que não vai comprar mais aquela marca enquanto a mesma estiver vinculando a sua publicidade na Globo.

Pronto. Você tem o seu problema resolvido. Basta um número grande de pessoas adotarem a idéia e o efeito será imediato. Claro que isso exige sacrifícios. Geralmente as marcas que anunciam na Globo são as maiores do seu segmento. Desse modo, se você pensa em iniciar esse protesto, já tem que ir pensando em trocar, por exemplo, a sua Coca Cola pelo velho e saboroso Kissuco de Limão (há uma teoria que diz que Kissuco é corante com água). De maneira semelhante, também pode começar a pensar em deixar de lado aquela idéia de comprar aquela TV 52 polegadas em 24x nas Casas Bahia.

E aí, o que você leitor, pensa sobre tudo isso?