Alguns casos chocantes sobre a Anorexia Nervosa

19/03/2014
Alguns casos chocantes sobre a Anorexia Nervosa (1)

A Anorexia nervosa é um transtorno alimentar que leva a pessoa a recorrer a estratégias para ficar magra e perder peso, ocasionando um emagrecimento extremo. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição. E apesar de atingir as mulheres e meninas adolescentes, a anorexia começou a se manifestar também em adolescentes do sexo masculino. Segundo especialistas, cresce no Rio Grande do Sul o número de famílias que estão procurando consultórios médicos em busca de tratamento para a anorexia nervosa. Estima que já exista um caso de anorexia masculina para cada 10 casos entre mulheres.

É ainda na infância que começam muitos casos de anorexia. Crianças acostumadas a ouvir brincadeiras e até xingamentos por causa do corpo podem desenvolver, já na adolescência, uma vontade descontrolada de emagrecer.

E depois de sabermos um pouco sobre este problema grave que tem crescido assustadoramente em todo o mundo, vou compartilhar alguns casos chocantes:

As médicos gêmeas que fizeram um pacto de fome para nunca ganhar peso

Alguns casos chocantes sobre a Anorexia Nervosa (1)

Mesmo após 20 anos, essas gêmeos idênticas têm competido entre si da forma mais perturbadora que se possa imaginar. As duas são médicas e filhas de pais escritores ilustres. E mesmo agora, com corpos e vozes extraordinariamente infantis, as jovens admitem que lutam para dar sentido ao que aconteceu em suas vidas. Para o desespero de seus pais – Christy com 58 anos de idade e sua esposa Clara de 56 – as gêmeas passaram a maior parte de sua adolescência e da vida adulta dentro e fora de várias clínicas de recuperação. Mas parece que agora as gêmeas serão novamente hospitalizadas por vários meses – só que desta vez, elas dizem que estão determinadas a vencer a doença.

Este não foi o primeiro caso de anorexia com gêmeos que ganhou a atenção global: as irmãs gêmeas Michaela e Samantha Kendall também lutaram contra a anorexia durante muitos anos. Michaela morreu em 1994 por causa dos efeitos diretos da anorexia em seu corpo, e Samantha lutou para se recuperar e já não estava com peso extremamente baixo quando ela morreu, mas cometeu suicídio em 1997.

O modelo masculino que morreu de anorexia

Alguns casos chocantes sobre a Anorexia Nervosa (2)

O jovem Jeremy Gillitzer era um belo modelo masculino com uma aparência deslumbrante. Mas o que a maioria das pessoas não sabem é que por trás desse olhar marcante, ele lutou contra a anorexia e bulimia durante a maior parte de sua vida adulta. Por meio de um regime de fome crônica, vômitos auto-induzidos e a prática de exercício incansável, ele reduziu seu belo corpo para praticamente nada. Quando morreu em 2010, com a idade de 38 anos, ele pesava apenas 29 kg.

A mãe anoréxica que usa as mesmas roupas da sua filha de 7 anos

Alguns casos chocantes sobre a Anorexia Nervosa (3)

Com certeza você seria perdoado por confundir Rebecca e Maisy Jones como irmãs nesta foto fora de contexto. Mas, na verdade, este é um retrato de uma mulher de 26 anos de idade com sua filha de sete anos de idade. Depois de sofrer de anorexia por metade de sua vida, o minúsculo corpo de Rebecca se encaixa facilmente em roupas desenhadas para crianças de sete a oito anos. A jovem mãe pesa menos que sua filha, apesar de estar oito centímetros mais alta. “Usar as mesmas roupas que Maisy me dá um sentimento de orgulho. É errado, mas me faz sentir bem. Eu não acho que eu sou magra – eu sempre me vejo como maior”. A secretário médica sobrevive com sopa, torradas e bebidas energéticas – apesar dos médicos lhe avisarem que a falta de nutrientes pode matá-la. Ao mesmo tempo, ela incentiva a pequena Maisy para desfrutar de chocolate e cupcakes.

A menina anoréxica que andava a pé 12 horas por dia para perder peso

Alguns casos chocantes sobre a Anorexia Nervosa (4)

Uma mulher anoréxica que perdeu muito peso depois de caminhar até 12 horas por dia, lutou para voltar à ter saúde. Quem olha a aparência saudável de Lauren Bailey, não imagina que ela participa de uma luta de dez anos para superar a condição que quase a matou depois de seu peso ficar igual a uma menina de cinco anos de idade. A esportista de 26 anos de idade, que passeava obsessivamente pelas ruas das 06:00 às 18:00 horas, passou 18 meses no hospital em uma última tentativa de superar sua anorexia, mas conseguiu vencer.

Esta noiva venceu a anorexia após seu noivo comprar um vestido de casamento mais largo

Alguns casos chocantes sobre a Anorexia Nervosa (5)

A jovem Kate Puncher superou a doença após seu noivo comprar-lhe um vestido de noiva dois tamanhos maior e dizer a ela ganhar peso para ajustá-lo. A ex-modelo desenvolveu a doença após um ex-namorado ameaçar romper com ela se ela engordasse. Depois disto ela perdeu 25 kg em apenas um estágio, sobrevivendo com nada além de balas e à base de laxantes.

Os médicos então lhe disseram que por causa dos danos causados ​​ao seu corpo ela nunca seria capaz de ter filhos. Mas quando ela ficou noiva do bombeiro Barry de 30 anos, ele pediu para ela começar a comer ou não haveria casamento. “O pensamento de engordar era terrível, mas eu estava preparada para fazer qualquer coisa para ser a esposa de Barry”.

Ela então, começou a comer três refeições por dia para ganhar 20 kg além do seu então peso de 30 kg. O casal de Glasgow, casaram-se em Cuba em 2009 e a Sra. Puncher, contrariando os médicos, deu à luz uma linda filha.

Fontes G1 / Terra / ABC da Saúde