Algumas curiosidades interessantes sobre a história das chuteiras de futebol

11/06/2014
Algumas curiosidades interessantes sobre a história das chuteiras de futebol (1)

 

Com a estreia da Copa do Mundo aqui no Brasil muito se sabe sobre os jogadores atuais, suas rotinas de treino, os possíveis adversários, quem ficou de fora, quem será o melhor atacante ou zagueiro e por aí vai! Mas tem um item indispensável além da bola, para que uma partida ocorra: a famosa chuteira!

Você sabia que as primeiras chuteiras que se tem notícia foram criadas por volta de 1526 no Reino Unido quando Henrique VIII era rei? Estas chuteiras tinham um formato de bota com bicos de metal grosso para proteger os jogadores, com cano médio e pregos na sola. O material das chuteiras era de couro endurecido, no calor elas pesavam 500 gramas e quando chovia – pasmem – pesavam 1 quilo!

primeiras chuteiras

E o mais intrigante é que demorou para que elas sofressem uma evolução considerável. Começou apenas em meados de 1954 quando uma briga de irmãos acabou por culminar no nascimento de dois gigantes do setor: Puma e Adidas.

Na década de 1920, os irmãos alemães Adi Dassler e Rodulf Dassler eram sócios da empresa Dassler Brothers Sports Shoe Company, que tinha sede na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha. Adolf era quem pensava e desenvolvia os sapatos, enquanto Rudolph os vendia. Os irmãos aderiram o partido nazista quando Hitler tomou o poder, em 1933, mas, mesmo assim, conseguiram convencer o americano Jesse Owens a utilizar seus tênis na Olimpíada de 1936, quando o atleta venceu quatro medalhas de ouro. A vitória do americano deu grande exposição aos sapatos e a marca explodiu.

Algumas curiosidades interessantes sobre a história das chuteiras de futebol (2)

E pra variar as esposas dos dois não se bicavam e por causa de uma frase dita em hora errada, durante um bombardeio na Segunda Guerra Mundial, os irmãos começaram a se desentenderem até que cada um tomou o seu rumo e em 1948 eles ecidiriam se separar e criaram duas empresas, dividindo os empregados. Adolf criou a Adidas, junção de seu apelido (Adi) com o sobrenome Dassler, enquanto Rudolph criou a Ruda – junção das inicias de seu nome e sobrenome -, mas posteriormente mudou para Puma, pois acreditava que esse nome soava mais atlético.

O suposto fim da rivalidade entre as empresas foi simbolizado apenas em 2009, quando funcionários das duas marcas realizaram uma partida amistosa de futebol.

Mas foi na década de 60 que as chuteiras perderam o cano no tornozelo e se tornaram mais baixas permitindo mais liberdade no movimento, conforto e rendimento do jogador. Essas chuteiras foram produzidas inicialmente pelas empresas Mitre, Asics e Joma ao mesmo tempo que iniciaram suas atividades.

Hoje em dia o mercado das chuteiras é altamente competitivo e dominado por marcas famosas como Adidas, Puma e Nike. Você pode ler mais curiosidades sobre a história das chuteiras neste link, e inclusive conhecer a chuteira que a Nike apresentou para esta Copa do Mundo de 2014.

Até a próxima!