Agora a porra ficou séria 2: Governo da Malásia decide investigar fenômeno dos barulhos estranhos no céu

01/02/2012

Não faz muito tempo que nós comentamos sobre isso por aqui. Trata-se de um estranho fenômeno que supostamente está acontecendo pelo mundo todo. Estranhos barulhos como o visto no vídeo acima aparentemente andam acontecendo pelo mundo inteiro. Dadas as inúmeras reclamações do povo da Malásia, o governo decidiu que já estava na hora de investigar.

O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Datuk Fadillah Yusuf disse ao site Asia One que o governo está tentando coletar o maior número de evidências sobre o ocorrido para alertar a Agência Espacial Nacional.

– Esses incidentes não são piada. Nós esperamos que as pessoas que têm o áudio ou vídeo dos barulhos venham até nós para que possamos investigar.

Nós do Ah Duvido mais uma vez vamos parte na tecla: isso é um viral. O que evidencia isso?

– Os primeiros comentários publicados no vídeo são de contas “fakes” no YouTube.

– Os argumentos colocados nos textos do blog que começou a investigar o fenômeno são fracos e sem base.

– Um dos nossos leitores, o Junior, identificou o registro do site responsável pela divulgação. Ele está registrado para a empresa ‘Domains by Proxy, Inc.’ Esta empresa é contratada por outras para evitar que ‘curiosos’ descubram quem é o verdadeiro dono do dominio.

– A pessoa que começou a disseminar isso pelos fóruns americanos assina como Anonymous (Anônimo em português) e procura encaminhar todos os leitores para o site responsável pela divulgação.

Ou seja, tem todas as características de um viral.

Sinceramente, acho que alguns publicitários estão perdendo a razão. É bom ressaltar isso no dia deles ( 01 de fevereiro). Considero isso total falta de ética. Uma coisa é você dar ao espectador a opção de escolha e outra é inventar uma farsa para manipulá-lo à conhecer um produto.

Conforme disse em resposta nos comentários a Mari, no primeiro post, isso se assemelha muito com a tática do “This Man”. Em 2006, uma agência de publicidade chamada Guerriglia Marketing, comandada por Andrea Natella – um italiano que se autodefine como sociólogo especializado em marketing- , inventou a história do “This Man”. A estratégia de Natella para convencer um cliente em potencial que deseja anunciar um novo produto com sua agência, foi a criação do personagem, em conjunto com um site cheio de depoimentos falsos e a compra de diversos publieditoriais encobertos em portais de notícias, além de, mandar sua equipe divulgar a história em diversos fóruns bastante freqüentados na Internet.

Para quem não viu, segue abaixo a história e a foto do This Man:

“Isso começou em janeiro de 2006, quando uma paciente de um psiquiatra de renome desenhou o rosto de um homem que aparecia o tempo todo em seus sonhos. A paciente disse que, por mais de uma vez, esse homem apareceu em seus sonhos dando conselhos sobre sua vida, só que ela dizia nunca ter visto o homem em sua vida.O desenho ficou lá por cima até que, depois de uns dias, um outro paciente reconheceu o rosto e disse que ele também sonhava com aquela pessoa. E ele também dizia que jamais havia visto o tal sujeito em outro lugar que não em um sonho.Então, o tal psiquiatra mandou o retrato para seus colegas de profissão. Em questão de meses, mais quatro pacientes reconheceram o desenho como o rosto do cara que aparece em seus sonhos. Desde então, coisa de 2 mil pessoas dizem ter sonhado com o cara, chamado pelos pacientes como “This Man”.Isso não é só nos Estados Unidos. Existem casos de pessoas que sonharam com o cara em várias cidades do mundo: Los Angeles, Berlim, São Paulo, Teerã, Beijing, Roma, Barcelona, Estocolmo, Paris, Moscou.O mais surpreendente de tudo é que ninguém conseguiu encontrar nenhum homem que se parecesse com o “This Man”.Existe um site, thisman.org, que traz relatos de pessoas que já sonharam com o misterioso rosto que você vê ao lado.”

O efeito desse viral foi tão devastador que, em pouco tempo, já haviam diversos depoimentos no site criado por Natella, de pessoas que juravam ter sonhado com o homem,  dos mais variados países. É interessante notar que a medida que a lenda se disseminava, as pessoas começavam a dar um tom sombrio e grotesco ao “This Man”. De um simples conselheiro, o Homem dos Sonhos passou a ser um estuprador terrível, que torturava suas vítimas. Os mais grotescos depoimentos foram registrados. No final, muitas pessoas não conseguiam mais dormir, outras ficaram tão atormentadas com a idéia que tiveram que iniciar tratamento psicológico. Assim, o viral estragou a vida de muita gente em troca de um capricho e dinheiro. Até hoje tem pessoas que juram serem visitadas pelo “This Man” todas as noites.

Fica aqui a pergunta sobre a tal liberdade, que tantos defendem: até que ponto ela pode chegar? Será que não está na hora de exigirmos um controle sobre essa publicidade anti-ética?

Bônus: Até quando?

Como era de se esperar, os sites evangélicos já publicaram pelos quatro cantos que isso é um sinal do fim do mundo… quer ver? Curte os links abaixo então… e depois olhe os comentários….é de doer!

http://noticias.gospelmais.com.br/sons-ceu-temor-sinal-apocalipse-29423.html

http://www.gospeltecs.com/2012/01/18/gravacoes-de-sons-estranhos-no-ceu-causam-temor-e-internautas-afirmam-ser-sinal-do-apocalipse-assista-os-videos/

http://gospelbrasil.topicboard.net/t5936-barulhos-estranhos-no-ceu

O cara solta um rojão na outra rua e já tem gente gritando dizendo que “Cristo está voltando”… está complicado isso, acho que chegou a hora de maneirar.