Adaptações de Games para o Cinema: o motivo por serem péssimas!

13/09/2012
PIORES - Street Fighter – A Última Batalha (1994)

Essa certamente é uma questão que vai colocar um ponto de interrogação na sua mente. Se você curte games, principalmente aqueles com conteúdo, com uma boa história e jogabilidade, deve saber que uma das coisas que o gamers mais esperam quando um jogo dessa categoria ganha o mercado é que alguma produtora de cinema resolva fazer um filme e que esse seja o mais fiel possível ao apresentado no game. Esse pensamento – que era para ser lógico – infelizmente não se cumpre e eu sempre pensei que era devido uma imensa imbecilidade desses diretores que querem deixar sua marca em todo trabalho que fazem ao invés de se preocupar com o público que irá assistir o filme.

Recente fiquei sabendo que irão lançar um novo filme do Silent Hill (esse que está no vídeo). Na minha opinião, o primeiro filme do Silent Hill foi um dos melhores no quesito “fidelidade ao game” dos longas feito sobre esse universo até hoje. Quando fui procurar saber sobre o novo filme, acabei de deparando com uma notícia que simplesmente me fez pensar: “WTF??!”. Em site americano que falava de curiosidades do cinema, havia um post discutindo essa relação mal sucedida dos diretores com os players, especialmente diretores como Uwe Boll, que agarram títulos que são obras-prima do mundo do Games e transformam em um filme totalmente escroto, que somente dá uma vaga impressão do que é a História e os personagens dos game. O site falava sobre os filmes que foram perseguidos antes de entrar nas telonas e o motivo. Entre eles, haviam diversos títulos de filmes adaptados de games, um deles era o primeiro filme do Silent Hill. Quem jogou o game e assistiu o filme, sabe que apesar da semelhante em muitos pontos, em outros, o filme peca feio, como por exemplo, trocar o protagonista Harry Mason por sua mulher. A nota do site dizia que Silent Hill, assim como Resident Evil, tinham inicialmente enredos absolutamente idênticos aos dos games: Resident iria começar em uma floresta, com os personagens fugindo dos cães e entrando em uma mansão, aonde transcorreria a história, já Silent Hill, teria seu começo no acidente na estrada de acesso a Silent Hill com Harry Manson no volante acompanhado da sua filha. Perfeito, não? Pois bem, por ameaças de processos das produtoras dos games e das próprias produtoras do filme, os roteirista e diretores tiveram que fazer alterações grotescas, a fim de distanciar o máximo a imagem do filme daquela do game. Christophe Gans, o diretor do primeiro Silent Hill, desacatando as ordens, apenas aplicou pequenas alterações e sabe no que isso resultou? Em um processo judicial e o fato de ser afastado da direção da continuação, passando o bastão para Michael Basset, diretor de filmes como Solomon Kane e Deathwatch.

Acredite, o cinema faz filme adaptados de games com a intenção de deixa-los totalmente diferentes do que é visto nos jogos. Afinal, qual é a objetivo disso? Irritar ou tentar ganhar um público novo? Quer dizer que o público alvo não são os gamers? Eu, como gamer, assisto o filme com o intuito de ver aquilo que joguei nas franquias, à cores e com a história com todos os pingos nos “i’s. Quanto mais fiel, melhor, imagino que seja essa a visão da maioria dos gamers. Entretanto, você vai assistir filmes como o primeiro título da saga do Resident e acaba se deparando com uma super-humana que nunca existiu na série, que parece o Hulk em pele de mulher, tentando entrar em um laboratório subterrâneo, ao mesmo tempo que uma equipe de elite…. enfim, tamanha é a baboseira que a única semelhança que você percebe entre o filme adaptado e o game é que em ambos existem zumbis, de resto, não há nada que faça lembrar desse clássico dos jogos.

E você leitor, o que acha disso?

Obs:. Ainda acho que a pior adaptação feita até hoje, não foi dos games e sim de um anime: DRAGON BALL, O FILME. PQP, muito ruim!