A Arca de Noé poderia mesmo flutuar

18/08/2015

Eu sei que muitos comentarão que se trata apenas de uma história, escrita num livro antigo e “blábláblá”. Mas o fato é que a ciência resolveu dar uma força para esta história ao revelar que a Arca de Noé realmente poderia flutuar.

Há muitas culturas cuja história antiga inclui uma história de inundação: os babilônios, os gregos, os romanos, os irlandeses e os nativos americanos. Mas a mais famosa é a de Noé e a arca, dita na Bíblia. Os geólogos da Universidade de Columbia acreditam que as histórias têm uma base comum, de fato. Quando as geleiras derreteram no final da idade do gelo, o excesso de água jorrou para o Mar Mediterrâneo, eventualmente, derramando no mar Negro e inundando fazendas próximas.

A Arca de Noé poderia mesmo flutuar

Isso explica a água. Mas e sobre a arca? Não foi descoberto ainda, mas é mesmo cientificamente possível construir um navio para segurar um par de cada animal desde os tempos bíblicos? Quatro estudantes de física da Universidade de Leicester acham que têm a resposta.

Em 2014, esses estudantes testaram se a arca de Noé seria capaz de flutuar se fosse construída a partir de instruções encontradas na Bíblia, em Gênesis 6: 13-22. Noé supostamente teria construído uma arca com um comprimento de 300 côvados, uma largura de 50 côvados e uma altura de 30 côvados. Primeiro, os alunos tinham que descobrir o quão grande a arca seria em medições convencionais.

Eles determinaram que o tamanho de um cúbito era de cerca de 48 centímetros (19 a), aproximadamente o comprimento do cotovelo de uma pessoa até à extremidade do dedo médio. Como resultado, a sua arca mediria cerca de 145 metros (476 pés) de comprimento, 24 metros (79 pés) de largura e 14 metros (46 pés) de altura, semelhante a um pequeno navio de carga.

Na tradução da Bíblia usada pelos estudantes, a arca estava a ser construída de madeira de Gofer, que poderia ser cedro, cipreste ou pinheiro. Eles escolheram madeira de cipreste, embora outros tipos de madeira fossem semelhantes em densidade. A partir disso, descobriram que uma arca vazia pesaria cerca de 1,2 milhão de quilogramas (£ 2.600.000).

Para flutuar, o recipiente teria de exercer uma força sobre o mar igual ao peso da água deslocada pelo mesmo. Chamado de “força de empuxo”, é o maior peso que a arca pode transportar sem afundar. Se a densidade da arca for mais do que a água, o recipiente irá afundar-se.

Assumindo que a arca era em forma de caixa, deveria ter sido capaz de transportar 51 milhões de kg (£ 117.000.000), ou o equivalente a pouco mais de dois milhões de ovinos, sem afundar. Assumiu-se que cada ovelha pesaria cerca de 23 kg (51 libras). Se toda a vida marinha se hospedasse no mar, os alunos acreditam que a arca poderia ter acomodado todas as espécies que existiam naquela época.

Para descobrir quantos animais terrestres caberiam na arca, os estudiosos bíblicos sugerem que dois fatores reduziriam o número. Em primeiro lugar, as “espécies criadas” de animais citados no Gênesis são menos do que o número de “espécies” que poderiam ter existido na época. Isso significa que apenas 2.000 ou menos animais poderiam ter sido carregados na arca. Em segundo lugar, os animais maiores, como os dinossauros e os elefantes, poderiam ter cumprido a exigência com menores, os animais jovens.