9 celebridades que morreram de Aids

05/12/2012
9 celebridades que morreram de Aids

No dia 1 de dezembro foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids, com ênfase especial na divulgação do progresso da ciência contra a doença. A Aids atinge as pessoas que foram infectadas pelo vírus HIV comprometendo diretamente o sistema imunológico.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, alguns dos infectados têm sido capazes de viver mais tempo, graças à terapia anti-retroviral. Além disso, dos que vivem infectados em países de baixa renda recebendo tratamento significam cerca de 6,65 milhões de pessoas, enquanto outros 7 milhões ainda não contam com este tratamento.

Vamos relembrar 9 casos de celebridades que morreram em virtude desta doença.

1. Freddie Mercury

9 celebridades que morreram de Aids (1)

Cantor, músico, compositor, vocalista e fundador da lendária banda britânica Queen. Ele já escreveu sucessos como “Killer Queen”, “Somebody to Love”, “Don’t Stop Me Now”, “Bohemian Rhapsody” e “We Are the Champions”, entre outros. Ele morreu em 1991 de broncopneumonia devido a complicação da AIDS.

2. Rock Hudson

9 celebridades que morreram de Aids (2)

Roy Harold Fitzgerald Jr. mais conhecido como Rock Hudson, foi um renomado ator americano que atuou em filmes como “Giant” e “Pillow Talk”, entre outros.

Ele morreu em outubro de 1985 aos 59 anos. Ele reconheceu que tinha AIDS em julho daquele ano, quando ele teve que viajar para Paris para passar por um tratamento que ajudasse a controlar, até certo ponto a sua doença.

3. Hector Lavoe

9 celebridades que morreram de Aids (3)

Héctor Juan Pérez Martínez era um cantor porto-riquenho de salsa. Ele foi diagnosticado com AIDS em 1988, depois de tentar cometer suicídio saltando do nono andar de um hotel. No entanto, ele sobreviveu a este episódio e gravou um novo álbum. No entanto, ele não pode continuar devido as complicações de sua saúde. Ele morreu em 29 de junho de 1993 de complicações da AIDS.

4. Anthony Perkins

9 celebridades que morreram de Aids (4)

Ele foi um ator americano que atuou em ‘Psicose’, de Alfred Hitchcock. Perkins morreu em 1992 aos 50 anos em sua casa em Hollywood.

O porta-voz do ator leu uma declaração pouco depois de sua morte, em que ele diz: “Eu não quis dizer que tinha AIDS, porque, parafraseando Casablanca, não que eu seja muito nobre mas não demorou muito para eu perceber que os problemas de um velho ator como eu não vale um punhado de feijões neste mundo louco.”

5. Arthur Ashe

9 celebridades que morreram de Aids (5)

Ele foi o primeiro jogador negro a vencer o torneio de Wimbledon.

Em 1992, quando ele tinha 43, ele reconheceu que ele tinha a síndrome, e aparentemente foi infectado depois de uma cirurgia de coração. Ashe morreu em fevereiro de 1993, após complicações de sua doença.

6. Isaac Asimov

9 celebridades que morreram de Aids (6)

Nascido na Rússia, este autor americano se destacou por seus trabalhos relacionados com ficção científica.

Ele morreu em 06 de abril de 1992, supostamente depois de sofrer uma insuficiência coronariana e renal. Mas em 2002 foi revelado que na verdade Asimov morreu de AIDS, contraído após uma transfusão de sangue.

7. Gia Carangi

9 celebridades que morreram de Aids (7)

Foi uma supermodelo nos anos 80 e que impressionou à muitos com sua beleza. Dizia-se que ela era lésbica, na época um assunto de grande controvérsia, mas nunca foi confirmado.

Gia foi hospitalizada por uma complicação da AIDS e morreu em novembro de 1986, aos 26 anos.

8. Brad Davis

9 celebridades que morreram de Aids (8)

Seu nome verdadeiro era Robert Creel Davis, e era um renomado ator de teatro, televisão e cinema americano.

Em 1978, estrelou o filme ‘Midnight Express’, que ganhou o Globo de Ouro de New Star of the Year. Ele pegou o vírus HIV e morreu em setembro de 1991 aos 41 anos.

9. Rudolf Nureyev

9 celebridades que morreram de Aids (9)

Também conhecido como Rudolf Nureyev Jamétovich, foi considerado o melhor dançarino do século XX.

Durante muitos anos negou ter a doença, mas seus sintomas se tornaram mais perceptíves ao longo do tempo. Ele morreu em 1992 em Paris aos 54 anos.