Você não conhecia a função desses 5 objetos

Parte azul da borracha - funções que você não conhecia

Você sabe para que serve o furinho na tampa da caneta? E a parte azul daquela borracha antiga? Você sabe qual é a função daquele pequeno bolso na calça jeans? Se essas são dúvidas genuínas do seu cérebro, então você está no lugar certo! Vamos desmitificar algumas dessas dúvidas cruéis e descobrir 5 objetos com funções que você não conhecia.

Pequeno bolso na calça jeans

Bolso pequeno da calça jeans - funções que você não conhecia

Sabe aquele pequeno bolso que existe em praticamente toda calça jeans? A maioria das pessoas usa esse compartimento para guardar moedas ou pequenos objetos. E, na verdade, não há nada de errado em se fazer isso. Porém, esse pequeno bolso foi criado com um propósito bem específico e foi especialmente desenvolvido na década de 1870 para os homens da época.

No final do século XIX, era muito comum os homens usarem relógios de bolso. Esse compartimento servia exatamente para isso: armazenar esse acessório que era uma febre à época. Por causa de seu tamanho e fácil acesso, ele era perfeito para armazenar um objeto que era constantemente tirado do bolso. Porém, hoje em dia ninguém mais usa relógio de bolso, mais ainda temos aquele pequeno bolso na calça jeans.

Furinho na tampa da caneta

Furo na tampa da caneta - funções que você não conhecia

Embora muitas pessoas usem a tampa da caneta com um furo assobiar e irritar outras pessoas, esse pequeno detalhe possui uma função bem específica: salvar vidas. Acontece que a fabricante de canetas Bic resolveu criar esse pequeno orifício na tampa de seus produtos para evitar que pessoas se afogassem.

Acredite ou não, milhares de pessoas morrem ao se afogar com a tampa de uma caneta. Graças a esse furo, centenas de vidas pode ser preservadas, já que o orifício permite que o ar possa passar, embora com certa dificuldade. Contudo, esse espaço é o suficiente para permitir que a pessoa consiga pedir ou chegar ao socorro antes de morrer asfixiada.

Detalhe nas telas F e J do seu teclado

Marcas tecla f e j - funções que você não conhecia

Você passa o dia todo digitando no teclado do seu computador, mas provavelmente nunca reparou que as teclas F e J possuem uma pequena marquinha. Mas afinal, qual é a utilidade desses pequenos risquinhos? Simples: para ajudar no posicionamento das mãos durante a digitação.

Se você já fez um curso de digitação, deve ter aprendido a se guiar por meio desses dois riscos. Eles servem de base para que seus dedos possam alcançar todas as outras teclas. Usar esse macete é muito fácil. Basta apenas posicionar os dois dedos indicadores sobre cada um desses riscos. A partir daí, fica fácil alcançar todas as teclas do seu teclado.

Ponta de metal na trena

Ponta da trena - funções que você não conhecia

Se você já precisou usar uma trena, deve ter reparado que a ponta da fita possui uma parte metálica. Nesse pequeno objeto há alguns detalhes que passam despercebidos para a maioria das pessoas. Porém, sabia que tanto aquele furinho na extremidade e as bordas serrilhadas possuem funções bem específicas?

O furo na ponta fita da trena é usada para ser fixado em um prego e ajudar na medição. Assim a trena não se recolhe tão facilmente. Já a parte serrilhada serve para marcar a superfície de outro objeto e ajudar na orientação durante a tomada de algumas medidas. Essa função é especialmente útil quando o comprimento total da trena é menor do que a parte a ser medida.

Parte azul da borracha

Bolso pequeno da calça jeans - funções que você não conhecia

Essa com certeza é a parte que mais gera polêmica entre todo mundo. Afinal, todo mundo acredita que a ponta azul daquela tradicional borracha bicolor é usada para apagar manchas de caneta. Muito embora esse objeto realmente consiga fazer isso, esse detalhe azul foi originalmente desenvolvido para lidar com marcas mais profundas de lápis ou lapiseiras.

Porém, depois que alguns descobriram que essa ponta azul também pode ser usada para apagar marcas de caneta, a indústria se aproveitou e começou a divulgar essa característica como exclusiva. Contudo, quem já precisou usar essa parte azul para apagar grandes manchas sabe o drama que é. A página muitas vezes rasga antes de a marca realmente sair.