5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história

30/10/2012
5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (1)

No dia 31 de outubro muitos comemoram o Dia das Bruxas, ou Halloween como preferem alguns. Apesar de não ser uma tradição sul-americana, os brasileiros copiões vêm praticando esta comemoração com mais frequência nos últimos anos!

Deixando a crítica de lado, quero aproveitar o ensejo do assunto e falar sobre algumas cenas de terror moderno que foram arrancadas, por assim dizer, de histórias verdadeiras.

É bem verdade que os mais bem sucedidos filmes de terror da história do cinema moderno, foram e ainda são frutos dos medos e ansiedades da época em que são produzidos. Nos anos 50 apareceu Godzilla refletindo o medo de uma guerra nuclear, na década de 60 a Noite dos Mortos Vivos descrevia o medo da mudança social e nos dias de hoje Atividade Paranormal, porque as pessoas não podem ficar um minuto sequer sem uma câmera ligada.

Agora vemos que na verdade esses filmes não saíram das mentes brilhantes de roteiristas e escritores, quando na realidade foram baseados em fatos históricos. Seria coincidência ou influência do capeta? Você decide!

5. O Boneco Assassino existiu um século antes de Chuck

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (11)

Quem assistiu Chuck? Eu assisti! No filme um garoto ganha um boneco de presente, mas aos poucos ele percebe um espírito maligno preso nele obra de um feitiço Vodu.

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (17)

Aos poucos o boneco começa a fazer coisas ruins e a criança leva a culpa e quando ele diz que o boneco está vivo ninguém acredita nele, até que o boneco começa a matar as pessoas.

A história

Há cerca de 100 anos atrás, um jovem rapaz chamado Gene Otto ganhou um boneco de palha em tamanho real feito à sua semelhança, que ele o chamou de Robert. Daquele dia em diante, Gene e Robert se tornaram inseparáveis a ponto de se vestirem iguais e até dormirem juntos, Robert também tinha um lugar reservado na mesa de jantar.

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (12)

Logo depois coisas estranhas começaram acontecer naquela casa, e algumas versões da história contam que um dos funcionários de origem caribenha, foi tratado injustamente pela família e lançou uma maldição sobre o boneco Robert com um feitiço vodu.

Depois disto, a história conta que os membros daquela casa viam que gene conversavam com Robert que por sua vez respondia com uma voz completamente diferente. Quando coisas sumiam ou eram quebradas ao redor da casa Gene dizia que era obra de Robert, mas ninguém acreditava nele. Por estas e outras coisas Robert foi afastado do rapaz e esquecido no sótão.

Depois de adulto Gene assumi a casa que era de seus pais, e certa noite quando andava pela casa ele redescobre Robert no sótão e segundo algumas narrativas, Robert mais uma vez reconquista seu lugar na mesa de jantar e depois de casado o boneco passa todas as noites sentado ao lado da cama de Gene.

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (15)

Após a morte de Gene Otto, Robert novamente foi esquecido e abandonado na casa que passou de proprietário para proprietário. Várias ocorrências de ruídos, barulhos e risadas de crianças foram reportadas na casa até que o boneco fosse doado a um museu em 1994. Hoje Robert é uma atração turística e uma lenda urbana divertida, ninguém no museu acredita nesta história, até que ele começe a matar pessoas, é claro!

4. Presença de OVNI’s no século 19

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (8)

No filme Fire in the Sky de 1993, seis madeireiros que trabalhavam até tarde nas montanhas se depararam com uma espécie de bola de fogo que voava bem próximo. Um dos homens se aproxima do UFO e é nocauteado por uma luz, os outros cinco dão o fora rapidamente mas quando voltam não encontram nenhum vestígio do amigo.

É claro e óbvio que histórias sobre encontros com naves e ET’s são bem mais velhos que um filme da década de 90. Mas a idéia de ver naves estranhas aparecendo nos céus remonta antes mesmo de descobrirem que voar era possível!

O que conta a História?

Em 1865, um jornal de St. Louis relatou que um caçador chamado James Lumley estava trabalhando até tarde nas montanhas, muito parecido com os caras de Fire in the Sky, quando viu um “corpo luminoso brilhante no céu” seguido por uma explosão . Em vez de ficar por perto ele manteve a distância, e no dia seguinte encontrou um objeto grande e pétreo esculpido com “curiosos hieróglifos” e um vidro quebrado com vestígios de um líquido escuro.

Mas talvez a história mais impressionante de velho-timey OVNIs é o que ocorreu em Aurora, Texas, em 1897 : Conforme relatado pelo Dallas Morning News , um “dirigível” misterioso caiu sobre a pequena cidade, e quando as autoridades examinaram os restos do piloto dentro, descobriu-se que ele era um “ser não um habitante deste mundo“. O piloto foi enterrado no cemitério local, e, supostamente, sua sepultura ainda está lá.

Nós não estamos dizendo que era uma nave espacial de verdade, estamos apenas mostrando que mesmo essa história antecede A Guerra dos Mundos.

3. Antigo escritor romano presencia fenômenos parecidos com Poltergeist

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (10)

Mais um filme assustador que assisti: Poltergeist. No fim do filme, a família Freeling finalmente descobre o segredo horripilante atrás de sua assombrada, os construtores da casa fizeram de conta que mudaram o cemitério de lugar, mas na realidade só tiraram as lápides . Eles deixaram os corpos para trás, construíram a casa em cima e deixaram os mortos cheios de ira e com desejo de vingança sobre os vivos.

Poltergeist não é o único filme que você pode encontrar este cenário: The Amityville Horror, O Iluminado e dezenas de outras histórias também. Normalmente, é um antigo cemitério indígena, e blablabla… e todos nós conhecemos os clichês né?

A história conta

Uma carta escrita no primeiro século por um magistrado romano chamado Plínio, relata este e muitos outros eventos em casas mal assombradas. Nesta carta, Plínio fala de um filósofo que ao se mudar para a cidade, precisava de um lugar para ficar e viu o quão barato uma casa em particular estava. No entanto ele foi informado de sua suposta assombração, mas uma casa barata é uma casa barata.

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (13)

Na primeira noite, para provar que ele não era um medroso covarde, o filósofo envia seus servos para longe e fica acordado a noite inteira escrevendo. Pouco tempo depois, ele ouve o tilintar de correntes e gemidos fantasmagóricos. Ela ignora até que o barulho finalmente invade seu quarto. Então, o fantasma de um homem velho com uma longa barba e mãos presas à uma espécie de algemas antigas aparece e acena com um dedo esquelético indicando um caminho para ele seguir.

O filósofo então seguiu o fantasma em seu quintal e marcou o local onde parou. Na manhã seguinte, ele pede para seus servos cavarem o local e encontram o corpo de um homem amarrado em correntes. Eles deram ao cadáver um enterro apropriado, e de acordo com Plínio, a assombração cessou. Embora não se conheça a data, estima-se que esta carta tenha sido escrita há quase 2.000 anos atrás.

2. Uma música supostamente fez pessoas se suicidarem ao ouvir uma música

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (9)

Suicide Club é um filme de terror japonês sobre uma onda inexplicável de suicídios que atinge Tóquio. Um grupo de detetives eventualmente descobrem que as mortes estão ligadas a um grupo pop que gosta de incluir mensagens subliminares incentivando o suicídio em suas canções. Algo semelhante ao LMFAO, mas intencional.

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (6)

Uma premissa semelhante foi explorada em outro filme japonês chamado The Song Suicide, sobre uma melodia contagiante que leva as pessoas a se matarem. Então, o que um desses filmes arrancou do outro? Nenhum, ambos inspirados na realidade.

A história:

Surpreendentemente, esta premissa particular não vêm da Ásia, mas da Europa. Na década de 1930, a música húngara “Gloomy Sunday” ganhou notoriedade em todo o mundo devido à sua alegada ligação aos 18 suicídios em Budapeste segundo algumas fontes, e ” mais de cem ” de acordo com os outras fontes.

http://www.youtube.com/watch?v=HAzJ_7CeWbc

A canção deprimente ficou conhecida no mundo todo, por supostamente causar a morte de qualquer pessoa que a ouvisse. Assim, naturalmente as empresas da música começaram a contratar seus artistas para gravarem versões em inglês nos Estados Unidos, onde os rumores continuaram ligando-a a outros suicídios. O New York Times culpou a canção pela morte de um estudante universitário que, de acordo com colegas, recentemente estava tentando decorar as letras da música.

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (5)

Mas há alguma verdade nisso? Bem, a taxa de suicídio na Hungria tem sido historicamente uma das mais altas do mundo, então você provavelmente poderia encontrar toda semana uma dúzia de vítimas de suicídio que estavam a ouvir qualquer canção popular da época. Talvez “Gloomy Sunday” simplesmente ganhou mais publicidade porque as letras falavam mesmo sobre suicídio.

No entanto, há uma vítima de suicídio cuja ligação com a música não pode ser contestada: o cara que a escreveu. Em 1968, com uma única música bem sucedida na carreira, Rezso Seress se matou saltando da janela de seu apartamento. Mesmo que sua decisão nada tenha a ver com a música, ele provavelmente sabia que todos iriam dizer o contrário, certo?

1. O Apocalipse Zumbi é tão antigo quanto a palavra escrita

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (7)

No primeiro episódio de The Walking Dead , o protagonista acorda de um coma e descobre que, enquanto ele estava dormindo as pessoas mortas começaram a sair de seus túmulos e comer pessoas vivas, fazendo com que a sociedade como a conhecemos desmoronasse em uma única mordida.

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (3)

Pergunte à maioria dos fãs de terror e eles vão te dizer que essa idéia remonta os filmes Night of the Living Dead e Dawn of the Dead (onde o slogan era “Quando não há mais espaço no inferno, os mortos caminharão sobre a terra” ), ou, no máximo, a novela de Richard Matheson, Eu Sou a Lenda, que usou uma praga de vampiros em vez de zumbis.

E se lhe dissermos que as pessoas têm sido obcecadas com o apocalipse zumbi desde a antiga Mesopotâmia (atual Iraque)? A Epopéia de Gilgamesh é uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial. Acredita-se que sua origem sejam diversas lendas e poemas sumérios sobre o mitológico deus-heroi Gilgamesh, que foram reunidos e compilados no século VII a.C. pelo rei Assurbanipal. Recebeu originalmente o título de Aquele que Viu a Profundeza (Sha naqba īmuru) ou Aquele que se Eleva Sobre Todos os Outros Reis (Shūtur eli sharrī). Gilgamesh provavelmente foi um monarca do fim do segundo período dinástico inicial da Suméria (por volta do século XXVII a.C.), na história há um segmento onde a Ishtar, a deusa do amor e da guerra dos sexos e, presumivelmente bipolar, é rejeitada por Gilgamesh. Como vingança, ela vai até seu pai, Anu, e ameaça desencadear um exército de zumbis se ele não ajudá-la :
Vou derrubar as portas do inferno e esmagar os umbrais, deixe as portas abertas e que os mortos subam para comer os vivos! E que os mortos vençam os vivos!

5 cenas modernas de terror arrancadas de livros de história (2)

Pessoas mortas comendo pessoas vivas? Destruição completa e absoluta da sociedade? Tudo isso está sendo causado apenas por uma garota apaixonada e louca por sexo? OK, essa parte é nova. Ishtar faz a mesma ameça em outro poema antigo, A Descida de Ishtar. Parece que ela gostava de fazer isso né?

Ainda há aqueles que conseguem enxergar a predição de zumbis na Bíblia. No livro de Zacarias por exemplo, no capítulo 14 há um breve relato do acontecerá das nações que se levantarem contra Jerusalém:
12. E esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.

13. Naquele dia também acontecerá que haverá da parte do SENHOR uma grande perturbação entre eles; porque cada um pegará na mão do seu próximo, e cada um levantará a mão contra o seu próximo.” Zacarias 14:12-13

Até a próxima pessoal e pra quem comemora, tenham uma boa festa de Halloween!