10 truques incrivelmente fáceis para converter seu cérebro em uma poderosa máquina de pensar

06/08/2012

Existem dois princípios básicos para manter a acuidade e saúde mental à medida que se envelhece: a variedade e a curiosidade. Quando tudo o que se faz converter se em uma “natureza enraizada”, é hora da mudança. Se já sabe fazer palavras cruzadas até com os olhos fechados, é hora de procurar um novo desafio para buscar o melhor rendimento do seu cérebro.

A curiosidade sobre o mundo que nos rodeia, como ele funciona e o como entende-lo, manterá nosso cérebro funcionando com mais rapidez e de forma muito mais eficiente. Você, de qualquer idade, tente usar as ideias expostas abaixo e converta seu cérebro em uma poderosa máquina de pensar.

Leia um livro

Compre um livro sobre um assunto que seja completamente inovador. Leia uma história que decorra no antigo Egito. Aprenda algo de economia. Existem milhares de livros populares excelentes de não-ficção e que além de entreter podem ensinar um montão de coisas sobre um assunto concreto. Converta-se a cada semana em um experiente em algo novo. Diversifica um pouco suas leituras, abandona os temas que são tão familiares. Se normalmente lê livros de história, passa a uma novela contemporânea. Leia autores estrangeiros, aos clássicos e escolha outros a esmo. Seu cérebro não só será beneficiado por ter que trabalhar imaginando outros períodos históricos, outras culturas e outras pessoas, senão que ademais terá histórias interessantes para contar aos demais, o que lhe fará pensar e estabelecer conexões entre a vida moderna e as palavras.

O fato é que leitura é uma construtora e agregadora de idéias. De forma análoga, poderíamos comparar seu cérebro à um computador sem limites para capacidade de armazenamento (embora, isso apenas em teoria, já que ela existe e nós já falamos sobre isso aqui no Blog). A cada livro que você ler seria como um programa novo que você instala, tornando seu computador mais dinâmico, interessante e util.

Abordando o contexto histórico, percebemos que as mentes mais brilhantes da História da Humanidade, tais como cientistas, inventores, escritores, líderes, entre outros, eram grandes amantes da leitura. Muitos deles, com um hábito quase desumano para o estudo atraves dela, tal como Tesla, tinha uma média de estudo diário de 11 horas diárias de estudo, sendo 5 horas dessas 11, pura leitura de artigos e material científico dos mais variados assuntos.

Obs:. Sobre a ultima afirmação, de acordo com a biografia de Tesla, ela somente podia ser realizada por dois motivos: Primeiro, Tesla passou parte da sua vida trabalhando com pesquisa e Ciência, o que lhe permitia estudar durante o período de trabalho. Segundo porque Tesla dormia em média 3 horas por dia.

Jogar um pouco

Image result for palavra cruzada

Os jogos são uma forma interessante de excitar e desafiar o cérebro. Os sudokus, palavras cruzadas e jogos eletrônicos tipo “brain training” são formas estupendas de melhorar a agilidade cerebral e a capacidade de memorizar. Estes jogos baseiam-se na lógica e nas capacidades verbais, matemática, etc. Ademais são divertidos. Obtém-se mais benefício praticando estes jogos um pouquinho a cada dia (15 minutos, mais ou menos) que o fazendo durante horas.

Usa a outra mão

Passa no dia fazendo coisas com tua mão não dominante. Se for canhoto abre as portas com a mão direita. Se for destro tente usar as chaves com a mão esquerda. Esta simples tarefa fará que seu cérebro estabeleça algumas conexões novas e tenha que repensar a forma de realizar as tarefas diárias. Põe o relógio no pulso contrário para que recorde o desafio da mudança de mão nas tarefas.

Decore números de telefone

Nossos celulares memorizam todos os números chamados ou recebidos. Ninguém mais se esforça em recordar os números de telefone, mas é uma estupenda atividade para exercitar a memória. Aprenda um novo número de telefone a cada dia. Decore o número de seus documentos, de placas de carros…

Alimentação para o cérebro

Seu cérebro necessita de alimentação saudável. Centre-se no pescado como o salmão, frutos secos como as nozes, e azeites como o de linhaça ou de oliva. Ingira mais esta classe de alimentos e reduza as gorduras saturadas. Elimine por completo os ácidos graxos (gorduras trans) de sua dieta.

Quebre a rotina

Podemos perder horas n maioria dos hobbies e passatempos. Mas quanto mais nos habituamos a uma tarefa mais ela se torna de uma natureza enraizadas e consequentemente menos trabalhamos nosso cérebro ao fazê-la. Para ajudar para valer a que seu cérebro se mantenha jovem, mude tudo. Mude o trajeto para o supermercado, usa sua mão contrária para abrir as portas, coma primeiro a sobremesa. Tudo isto forçará seu cérebro a acordar de seus hábitos e a prestar atenção de novo.

Mude seu trajeto

Image result for trajeto

De carro, bicicleta ou a pé, busque novas rotas para chegar aonde quer que vá. Esta pequena mudança na rotina ajuda o cérebro a praticar com a memória espacial e as direções. Tenta mudar de calçada e altere a ordem das visitas nas lojas preferidas do shopping.

Adquira uma nova habilidade

Aprender uma nova habilidade resulta em trabalho de múltiplas áreas cerebrais. Tua memória aprenderá novos movimentos e associará as coisas de um modo diferente. Leia Shakespeare, aprende a cozinhar ou a construir um avião com palitinhos, tudo serve para desafiar o cérebro e lhe trazer coisas novas nas quais pensar.

Faça listas

Image result for lista

As listas são bastante interessantes. Fazer listas ajuda-nos a associar alguns dados com outros. Faça uma lista dos lugares por onde viajou ou para onde pretende ir um dia. Faça uma lista de todas as comidas saborosas que já provou. Faça uma lista com os melhores presentes que recebeu ou que ainda quer ganhar um dia. Faz uma lista mental diária para exercitar à memória e para conseguir novas conexões cerebrais. Faça uma lista no papel com tudo o que precisa comprar, mas depois trate de não usá-la no supermercado. Use a lista só depois que tenha colocados todos os produtos no carrinho para comprovar tua memória. Faça o mesmo com sua agenda de afazeres diários.

Escolha um novo hobby

Encontra algo que cative e que dê para fazer facilmente em casa e que não custe muito dinheiro. Faça fotografias com uma câmera digital, aprenda a desenhar ou a tocar um instrumento, pratique novos estilos, crie um blog -mas jamais fale de religião- e crie um post como este para ver o que as pessoas estão fazendo para exercitar o seu cérebro.

Além disso, uma das técnicas mais potentes para aumentar sua inteligência, segundo pesquisas no campo da neurologia, é aprender um novo idioma. Quando você faz isso, o cérebro tem que ligar o “Turbo”. Compreender padrões e ter a capacidade de transmiti-los é uma das tarefas que mais exigem a potência do nosso “processador”. Quanto mais dificil o idioma, mais exigente e maior será a abragencia da sua nova capacidade de raciocinio. Logicamente, isso varia de pessoa para a pessoa, entretanto é observado que na maioria dos casos, os pontos de QI aumentam gradativamente com a assimilação da nova língua. Desse modo, se você quer encarar uma dessas apenas para estimular sua inteligência, recomendo o mandarim e o russo ( ainda que o Basco seja o idioma mais díficil de aprender, todavia, será um esforço um tanto exagerado para um uso quase zero, já que o idioma é restrito a região do país Basco.)