TOPO
  • CuriosidadesListasMúsica

    Se tem uma coisa que eu não suporto é “fanzite” e “posers”. E depois que acabei com a ilusão de alguns deles no último post falando sobre os famosos “produtos da mídia”, eles ficaram revoltados. Um dos que mais fizeram os “posers” e os portadores de “fanzites aguda” balbuciarem foi o Slash, guitarrista do Guns, presente na lista dos “Famosos que não merecem o reconhecimento merecido”. O post de hoje veio para acabar de vez com essa “fan”farrice!

    Essa é a lista feita em 2011 pela Revista Rolling Stones – uma das maiores revistas de Música do Mundo – que escolheram os 100 melhores guitarristas de todos os tempos. Nessa atualização do Ranking dos Guitarristas, a votação não foi realizada apenas por críticos da música mas também por os maiores nomes da Música Internacional.

    A lista peca em apenas dois pontos: o primeiro é a ausência de Steve Vai e de Joe Satriani e o segundo é na posição de alguns nomes do Top 20, como Keith Richards, que embora seja um ótimo guitarrista, não é excepcional ao ponto de ficar em quarto lugar, talvez a popularidade e a influência da banda Rolling Stones tenha decidido na hora da escolha.

    Porém, do top 30 em diante a lista está excelente. No primeiríssimo lugar Jimi Hendrix, o músico americano que pegou o conceito que estes músicos desenvolveram e levou-o até as últimas consequências. Pena que foi embora cedo demais. Imagina só o que ele não estaria fazendo hoje em dia com sua guitarra incendiária, se ainda estivesse por aqui.

    Confira a lista completa dos 100 melhores guitarristas da história e veja os 10 primeiros colocados em ação com seus instrumentos, em momentos especiais:

    1. Jimi Hendrix

    2. Eric Clapton

    3. Jimmy Page

    4. Keith Richards

    5. Jeff Beck

    6. B.B. King

    7. Chuck Berry

    8. Eddie Van Halen

    9. Duane Allman

    10. Pete Townshend

    11.George Harrison
    12.Stevie Ray Vaughan
    13.Albert King
    14.David Gilmour
    15.Freddy King
    16.Derek Trucks
    17.Neil Young
    18.Les Paul
    19.James Burton
    20.Carlos Santana
    21.Chet Atkins
    22.Frank Zappa
    23.Buddy Guy
    24.Angus Young
    25.Tony Iommi
    26.Brian May
    27.Bo Diddley
    28.Johnny Ramone
    29.Scotty Moore
    30.Elmore James
    31.Ry Cooder
    32.Billy Gibbons
    33.Prince
    34.Curtis Mayfield
    35.John Lee Hooker
    36.Randy Rhoads
    37.Mick Taylor
    38.The Edge
    39.Steve Cropper
    40.Tom Morello
    41.Mick Ronson
    42.Mike Bloomfield
    43.Hubert Sumlin
    44.Mark Knopfler
    45.Link Wray
    46.Jerry Garcia
    47.Stephen Stills
    48.Jonny Greenwood
    49.Muddy Waters
    50.Ritchie Blackmore
    41.Johnny Marr
    52.Clarence White
    53.Otis Rush
    54.Joe Walsh
    55.John Lennon
    56.Albert Collins
    57.Rory Gallagher
    58.Peter Green
    59.Robbie Robertson
    60.Ron Asheton
    61.Dickey Betts
    62.Robert Fripp
    63.Johnny Winter
    64.Duane Eddy
    65.Slash
    66.Leslie West
    67.T-Bone Walker
    68.John McLaughlin
    69.Richard Thompson
    70.Jack White
    71.Robert Johnson
    72.John Frusciante
    73.Kurt Cobain
    74.Dick Dale
    75.Joni Mitchell
    76.Robby Krieger
    77.Willie Nelson
    78.John Fahey
    79.Mike Campbell
    80.Buddy Holly
    81.Lou Reed
    82.Nels Cline
    83.Eddie Hazel
    84.Joe Perry
    85.Andy Summers
    86.J Mascis
    87.James Hetfield
    88.Carl Perkins
    89.Bonnie Raitt
    90.Tom Verlaine
    91.Dave Davies
    92.Dimebag Darrell
    93.Paul Simon
    94.Peter Buck
    95.Roger McGuinn
    96.Bruce Springsteen
    97.Steve Jones
    98.Alex Lifeson
    99.Thurston Moore
    100.Lindsey Buckingham

    FONTE: REVISTA ROLLING STONE E REVISTA ELETRICIDADE

    Repost / Publicado originalmente em 7 de maio de 2012 às 9:35

    Google+ do autor

    tags: , , , ,

    Compartilhe este post com a galera

    Leia também

    Mais posts legais de outros blogs

  • Comentários

    258 comentários no post “Os 100 melhores Guitarristas de todos os tempos”

    1. parabéns, ainda acho IDIOTICE achar o slash o melhor pois sem duvida o melhor sempre sera o Jimi Hendrix, hendrix era foda, slash como você falou é só um guitarrista acima da media que ficou conhecido pela seu CABELO e CARTOLA

      1. Também concordo cara,essa lista está um lixo,Tony Iommi fora do top 5,sem Steeve Vai,Joe Satriani,Randy Rhoads,Zack Wilde,Dimebag Darrel,Van Halen…entre outros

    2. Tem algumas coisas estranhas nessa lista:
      – BB King não toca rock
      – 73.Kurt Cobain – wtf? sim, ele era um ótimo cantor e eu sou fã do Nirvana mas entrar na lista dos melhores guitarristas? só pode ser piada.
      – Eu não sei oq esses caras tem contra guitarristas que tocam músicas instrumentais como Jason Becker, Malmsteen, Satriani, Paul Gilbert etc
      – Slash não deveria nem entrar na lista

      1. É, Kurt em 73 ficou feio. Acho que ele até poderia entrar mas lá para nonagésimo quinto, por aí. Sobre o BB King não tocar rock, imagino que você tenha visto o link, então explicarei: O Ah Duvido, um tempão atrás, já tinha publicado uma lista com os 10 melhores guitarristas do Rock que foi apagada quando o blog resetou. O que gera muita confusão, as vezes, devido o widget LinkWithin ficar enviando o visitante para links inexistentes. Eu estou recuperando o material perdido e coloco o mesmo link. Como não haveria necessidade de recuperar a lista dos 10 melhores guitarrista existindo uma com os 100, aproveitei o link e mudei o conteúdo.

        Abraço

    3. Essa lista ficou realmente muito boa, colocou instrumentistas técnicos e muito influentes. Discordo apenas na ausencia de Steve Vai, Yngwie Malmsteen, Paul Gilbert e Marty Friedman, que não acho que devessem entrar entre os trinta primeiros, em função da popularidade, mas mereciam um lugar em função da importancia para o “Shred”. De resto a lista ficou muito boa, até impecável em certos pontos.

    4. Não gostar de slash, e tantas pessoas , da mídia e derivados é o direito e escolha de cada um, afinal gostos são variados e diferentes, porém a partir do momento que o individuo leva seu “ódio” a sério e a ponto de insistir tanto que ele não É o melhor guitarrista embora todos saibam,, isso é sinal de inveja, se o slash é “ruim” e quem gosta dele é “poser”, então convido o “fodão” autor do post a fazer melhor que ele, e ganhar midia e dizer que o superou, é sempre aquela conversinha de blogs de crítica, onde eles criticam muito até a 10ª geração de herdeiros do artista e jamais fará algo melhor, um sintoma de um ex fã do slash que por algum motivo se decepcionou com ele e hoje fica revoltadinho e fala mal dos fãs e degrada o guitarrista.

      1. O autor do blog ah duvido pelo que parece ou vendeu o site para um garotinho invejoso ou o autor perdeu seu senso, pois nos posts de meses atrás são um tanto diferentes dos de agora.

      2. Quando, me pergunto, os poser e fãs acéfalos vão começar a usar argumentos e vão parar de ficar com a falácia do Ad Hominem? Será que são tão limitados assim? E a lista é apenas de uma das revistas mais conceituadas no mundo da música, nem é minha. Entendam uma vez por todas: você gostar ou não, não fará Slash um dos 20 melhores guitarristas do mundo. Lamento, mas vocês só tem duas opções a partir do momento que conhecem a realidade: ou vocês continuam alimentando a ilusão de que o seu amado “Slash” cabeludo e “cartoleiro” (entre aspas porque a palavra anterior não existe mas dá o tom do significado) ou abraçam a realidade e percebam que já é hora de crescer e amadurecer e parar de mitificar pessoas feito adolescentes mimados.

        E para os chorões, já antecipo que logo o post para acabar com o outro mito levantado por vocês já está no forno. Lugar do Ah Duvido é de verdades, se quiserem ilusão, entre num site dos fãs do Guns N Roses e talvez vocês consigam ler a mentira do “Slash” é o melhor guitarrista do mundo, já que, quem entende desse instrumento, nunca vai pagar esse mico, tal como a Revista Rolling Stones fez, colocou-o na posição 65.

        Finalizando, amigo Lol, eu não tenho odio de ninguém não, muito menos sou fã, já expliquei várias vezes aqui o que eu acho de “fãs”, somente não sou de falar o que agrada as pessoas, falo a verdade, por mais desagravel que seja. Isso incomoda muita gente porque essas pessoas preferem viver nos seus mundinhos mágicos de fantasia, nos quais Slash toca guitarra como um dos melhores de todos os tempos, Jobs é um gênio da informática, Hawking é um dos maiores cientistas de todos os tempos, enfim, toda essa balela é mantida. Minhas críticas sempre são voltadas para esse lado, tentar mostrar a realidade para quem se recusa ver. E é dessa recusa que vem esses comentários agressivos, o que faz questionar se o “ódio” é meu ou de quem comenta.

        Abraço

        1. Eu sou muito fã do Kurt Cobain, e concordo com a posição dele na lista, na verdade não era nem praele estar aí

        2. Cara,haters gonna hate e apoio o que o lol disse, aliás, você deve ser muito perfeito né cara? Naquele post disse que é médico, arquiteto, engenheiro, bio médico, antropólogo, e os caralho e agora toca guitarra também? Pare de se iludir fio, só quem toca guitarra e já tentou os solos do slash e do jimi percebe que o melhor é o slash, os solos dele são até de sua autoria, cague menos pelos dedos, e se vier com o tal ad hominem ou de não expor fatos eu estou expondo e fanzites também não , nem fã do guns eu sou e se vier dizendo que não é sua opinião apenas lembre a quantidade de erros que a revista rolling stones comete, até influenciada pela banda ela é pra colocar aquele guitarrista com nada de especial em 4°, por aí você vê a capacidade de escolha dessa revista vlw flw

    5. Olha o Morello como eu disse no POST anterior, o cara a arrebenta melhor que todos esses guitarristas, mais essa lista esta como os guitarrista que revolucionaram, e não os melhores em si !!!!

    6. Jimmy hendrix em primeiro!

      Porque eu nao estou surpreso?

      Quem ja escutou “all along my watchtower” sabe do que eu estou falando!!

    7. Tremont na frente de Dimebag Darrel e Frusciante !?!?!
      Stevie Ray Vaughan em 12° ?

      Vaughan devia estar logo atras de Hendrix, ou na frente dele..
      Por isso que essas “listas de melhores” nunca dizem nada mesmo

        1. Hendrix foi inovador, por isso ele é sempre mencionado como o melhor guitarrista. Em termos de composição musical, gosto mais de Vaughan também.

    8. Cara uma lista dessa sem Yngwie Malmsteen não pode ser levada a sério, eu não to falando que ele deveria estar em uma posição alta, eu concordo com quase tudo ae, menos por não colocarem o Malmsteen, meu deus, ouve ae e tire suas próprias conclusões.

    9. Essas listas servem apenas para causar intrigas e discussões acaloradas entres os fãs. Como podemos comparar Gilmour com Hetfiled por exemplo, um “lead guitar” e o outro “base”?
      Outra questão é o fator “post mortem”, Kurt Cobain e Johnny Ramone viraram ases da guitarra depois que bateram com as botas?

    10. Essa lista é furada, tem um monte de nego ai que só faz firula (inclusive jimi hendrix), ficar fazendo solo em pentatônica e ficar fazendo performance no palco é fácil. Vem IMPROVISAR em Jazz, Bossa Nova, Choro ao estilo Frank Gambale, Yamandu Costa e Baden Powell. Aí eu quero ver Jimi Hendrix (que só servia pra fazer a base pro B.B. King), Chuck Berry, Keith Richards, Jimmi Page consegue acompanhar.
      Quem estuda MÚSICA sabe do que estou falando.

    11. Chacal_AS, Também estudo música, mas, não seria precipitado afirmar que o que o Hendrix faz é simples? Digo, hoje em dia muitos podem estar em um patamar superior é claro, mesmo naquela época – a exemplo, Zappa – estariam fazendo algo mais elaborado, mas não acredito que Hendrix tenha feito algo mediano e simplesmente simples. Tanto que se continuasse vivo eu tenho certeza que estaria fazendo experimentações surpreendentes, pois, para um auto-didata ele tocava muito melhor que muitos outros guitarristas tão mistificados de sua época, e tinha total controle do que queria fazer com a sua guitarra. Ótimo guitarrista, apesar de não merecer o pódio.

      1. Concordo com vc, talvez eu tenha sido um pouco ácido. Me irrita o fato de tratarem esses caras como músicos excepcionais quando na verdade não sabem nem ler uma partitura, e com certeza se os jazzistas não tivessem criado o sistema de cifras (para facilitar improvisos) muitos deles nem existiriam.

    12. Não entendo pq negritaram o nome do Slash……. um cara repetitivo, só sabe fazer a mesma coisa, é um bostão

    13. Bom a lista peca em vários pontos. O que mais me chamou a atenção foi o Dimebag Darrel em 92. O cara foi simplesmente um dos guitarristas mais criativos e fantásticos que já existiu. Ele deveria estar pelo menos entre os 25 primeiros. A presença do Kurt na lista também é duvidosa. Kurt foi um excelente vocalista, mas como guitarrista ela não fez o suficiente para entrar na lista. Pelo q percebi o q influi bastante na lista foi a popularidade da banda na qual o guitarrista tocava.

    14. brincadeira e o Richie sambora tinha que estar entre os 10 primeiros e o Joe perry entre os 5 essa lista e´uma merda.

    15. Os caras enchem muito a bola do jimi hendrix pra mim o angus young do ac/dc e´muito mais guitarrista que ele os riffs dele sao melhores,e pra mim sabe solar bem melhor que ele e´uma grande merda por fogo em uma guitarra da uma trofeu pra ele tambem.

    16. Isso ai n pode ser chamado de “Os 100 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos” sem o Slash estar pelo menos em 1º lugar,e tbm faltaram nomes como Jerry Horton do Papa Roach,Synyster Gates do Avenged Sevenfold,cade o Steven Stevens???vcs n sabem nem montar um ranking de verdade

    17. blza a lista ta legal exceto por um ponto o slash tinha que estar pelomenos entre os 10+ ne pq 65ª posiçao e sacanagem

    18. Yngwie Malmsteen? KD?
      Em uma lista com os 100 melhores guitarristas o nome do Malmsteen não aparecer é um sacrilégio!

    19. Da o cú com Slixo na lista, cade o Zakk Wylde, o cara é um monstro, deveria ser o primeiro, o cara é arrasador.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>